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27
10
2021

Impacto da roteirização na satisfação do cliente

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Confira as postagens sobre Logística 4.0 aqui na Pier8!

A roteirização na logística está relacionada à maior eficiência das etapas de entrega, a metodologia faz parte de um planejamento logístico, que serve como uma espécie de mapa sobre como os veículos devem agir a cada entrega. 

Na roteirização, a partir dos mapas logísticos, são definidos os pontos de partida e de chegada, assim como os trajetos que devem ser seguidos no percurso. 

A roteirização inteligente é aquela que busca sempre a melhor rota, tendo como foco a qualidade, agilidade e redução de custos. Em consequência, há o impacto direto na satisfação do cliente. O planejamento de rotas de entrega é uma etapa muito importante, e diante disso jamais pode ser negligenciada. 

Neste artigo, confira o impacto da roteirização na satisfação do cliente!

Entenda o papel da Roteirização na satisfação do cliente

Para gestores que estão sempre pontuando as dificuldades de planejar as rotas de entregas, saiba que é possível fazer sua rota de entrega até mesmo pelo Google Maps.

Contudo, certamente que existem muitos fatores que devem ser considerados para uma roteirização eficiente, capaz de causar impactos positivos na satisfação do cliente, gerar redução de custos e um aumento da produtividade em suas operações.

Acompanhe abaixo alguns passos fundamentais sobre como fazer uma roteirização para consumidores modernos: 

1 – Estude o percurso

Tenha conhecimento sobre as distâncias, faça os cálculos, explore possibilidades de caminhos diferentes. A ideia é identificar a rota de entrega mais efetiva e, no entanto, para isso, diversos fatores — que vamos perpassar a seguir — precisam ser considerados.

2 – Entenda as condições de tráfego das vias

Algumas perguntas precisam ser respondidas para que a roteirização seja eficiente, por exemplo: as ruas por onde o veículo irá passar são muito movimentadas? Em casos de engarrafamentos ou trânsito lento, o tempo de deslocamento poderá ser maior.

Há situações que pode até valer a pena optar por caminhos mais longos, porém menos movimentados, a fim de agilizar o percurso, mesmo percorrendo uma distância maior. Sempre é válido testar e calcular.

Ainda nessa questão, é essencial estar atento para as condições da via. Ruas esburacadas aumentam as chances de deteriorar o veículo, o que leva a custos com manutenção, além de prejudicar a rentabilidade da operação. Frente a isso, dê preferência por ruas em melhores condições.

3 – Estime seus gastos

Você sabe quanto um veículo faz por litro de combustível? A resposta para essa pergunta é essencial ao fazer a roteirização das entregas, afinal, você precisa estimar os custos que terá em cada rota, além de ser necessário para calcular o custo de entrega.

Faça uma avaliação de quanto combustível o veículo gasta no percurso roteirizado, custos de pedágio, assim como o nível de desgaste de componentes como pneus e pastilhas de freio. Além disso, estime a periodicidade ideal para a manutenção da frota e quanto isso irá custar no fim das contas.

Lembre-se: tanto a distância do percurso quanto o nível de tráfego e as condições das vias têm impacto direto nesses gastos.

Entendendo o funcionamento da roteirização de entregas e colocando seu planejamento em prática, será possível coletar dados mais precisos, otimizando assim ainda mais os resultados de sua roteirização.

4 – Avalie a sua demanda

Fazer uma análise da sua demanda é fundamental para concretizar a roteirização de entregas. Diante disso, vale refletir:

  • Como as entregas serão realizadas? 
  • Que tipo de veículo será utilizado? 
  • Quantas entregas você pretende realizar por dia? E por semana? 
  • As entregas serão realizadas somente dentro da cidade ou será necessário pegar a estrada?

São questões que podem ser simples, entretanto são essenciais para uma roteirização de entregas eficiente. Por exemplo, há lugares que possuem restrição de horários para receber entregas, e aí você precisa estar atento a isso.

Lembre-se: que o cumprimento dos prazos é muito importante para a satisfação do cliente, ainda mais quando falamos de uma empresa de entrega rápida. Um bom desempenho é vital para conferir uma boa imagem para o seu negócio.

5 – Defina o melhor percurso possível

A definição do melhor percurso é o grande objetivo de uma roteirização de entregas, mas como fazer isso? Tendo em mãos o estudo e análise de todos os pontos mencionados anteriormente.

A sugestão aqui é agrupar os pontos de parada respeitando a sua proximidade e iniciar as entregas pelo mais distante. Dessa maneira, você viabiliza um maior número de entregas em um menor espaço de tempo, otimizando a rentabilidade da operação.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para uma logística eficiente! A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio, entre em contato para saber mais. 




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Impacto da roteirização na satisfação do cliente

A roteirização na logística está relacionada à maior eficiência das etapas de entrega, a metodologia faz parte de um planejamento logístico, que serve como uma espécie de mapa sobre como os veículos devem agir a cada entrega. 

Na roteirização, a partir dos mapas logísticos, são definidos os pontos de partida e de chegada, assim como os trajetos que devem ser seguidos no percurso. 

A roteirização inteligente é aquela que busca sempre a melhor rota, tendo como foco a qualidade, agilidade e redução de custos. Em consequência, há o impacto direto na satisfação do cliente. O planejamento de rotas de entrega é uma etapa muito importante, e diante disso jamais pode ser negligenciada. 

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Entenda o papel da Roteirização na satisfação do cliente

Para gestores que estão sempre pontuando as dificuldades de planejar as rotas de entregas, saiba que é possível fazer sua rota de entrega até mesmo pelo Google Maps.

Contudo, certamente que existem muitos fatores que devem ser considerados para uma roteirização eficiente, capaz de causar impactos positivos na satisfação do cliente, gerar redução de custos e um aumento da produtividade em suas operações.

Acompanhe abaixo alguns passos fundamentais sobre como fazer uma roteirização para consumidores modernos: 

1 – Estude o percurso

Tenha conhecimento sobre as distâncias, faça os cálculos, explore possibilidades de caminhos diferentes. A ideia é identificar a rota de entrega mais efetiva e, no entanto, para isso, diversos fatores — que vamos perpassar a seguir — precisam ser considerados.

2 – Entenda as condições de tráfego das vias

Algumas perguntas precisam ser respondidas para que a roteirização seja eficiente, por exemplo: as ruas por onde o veículo irá passar são muito movimentadas? Em casos de engarrafamentos ou trânsito lento, o tempo de deslocamento poderá ser maior.

Há situações que pode até valer a pena optar por caminhos mais longos, porém menos movimentados, a fim de agilizar o percurso, mesmo percorrendo uma distância maior. Sempre é válido testar e calcular.

Ainda nessa questão, é essencial estar atento para as condições da via. Ruas esburacadas aumentam as chances de deteriorar o veículo, o que leva a custos com manutenção, além de prejudicar a rentabilidade da operação. Frente a isso, dê preferência por ruas em melhores condições.

3 – Estime seus gastos

Você sabe quanto um veículo faz por litro de combustível? A resposta para essa pergunta é essencial ao fazer a roteirização das entregas, afinal, você precisa estimar os custos que terá em cada rota, além de ser necessário para calcular o custo de entrega.

Faça uma avaliação de quanto combustível o veículo gasta no percurso roteirizado, custos de pedágio, assim como o nível de desgaste de componentes como pneus e pastilhas de freio. Além disso, estime a periodicidade ideal para a manutenção da frota e quanto isso irá custar no fim das contas.

Lembre-se: tanto a distância do percurso quanto o nível de tráfego e as condições das vias têm impacto direto nesses gastos.

Entendendo o funcionamento da roteirização de entregas e colocando seu planejamento em prática, será possível coletar dados mais precisos, otimizando assim ainda mais os resultados de sua roteirização.

4 – Avalie a sua demanda

Fazer uma análise da sua demanda é fundamental para concretizar a roteirização de entregas. Diante disso, vale refletir:

  • Como as entregas serão realizadas? 
  • Que tipo de veículo será utilizado? 
  • Quantas entregas você pretende realizar por dia? E por semana? 
  • As entregas serão realizadas somente dentro da cidade ou será necessário pegar a estrada?

São questões que podem ser simples, entretanto são essenciais para uma roteirização de entregas eficiente. Por exemplo, há lugares que possuem restrição de horários para receber entregas, e aí você precisa estar atento a isso.

Lembre-se: que o cumprimento dos prazos é muito importante para a satisfação do cliente, ainda mais quando falamos de uma empresa de entrega rápida. Um bom desempenho é vital para conferir uma boa imagem para o seu negócio.

5 – Defina o melhor percurso possível

A definição do melhor percurso é o grande objetivo de uma roteirização de entregas, mas como fazer isso? Tendo em mãos o estudo e análise de todos os pontos mencionados anteriormente.

A sugestão aqui é agrupar os pontos de parada respeitando a sua proximidade e iniciar as entregas pelo mais distante. Dessa maneira, você viabiliza um maior número de entregas em um menor espaço de tempo, otimizando a rentabilidade da operação.

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