Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Gestão de Estoque é a principal pauta de seu e-commerce

6.2.2020 14:41

Você realmente sabe o que é Gestão de Estoque? Pergunto isso porque muitas pessoas vão pelo que o intuitivo do termo explica. Mas precisamos nos aprofundar mais. 


No contexto industrial, a gestão de estoques trata-se da parte da logística responsável pelo controle e organização dos materiais que existem dentro da empresa, o objetivo é fazer com que esses materiais possam resultar em boas receitas para a empresa no futuro.


Gerente de Operações é como é chamado o profissional responsável pela gestão de estoque de uma empresa. Para exemplificar melhor a atuação desse profissional, 

vamos às questões práticas.  Você sabe que num supermercado, não são todos os que ficam dentro do local de venda, parte deles fica em um armazém separado.


Essa separação é parte do que chamamos de gestão do estoque, aqui haverá um profissional que irá organizar onde vai ficar cada parte do inventário (soma dos produtos armazenados) que pratica essa gestão dentro da empresa.


Nesse artigo você vai aprender muito mais sobre gestão de estoque, agora que já falamos sobre o conceito básico vai ficar ainda mais fácil.


Vamos lá! 

Leia também: Entenda a importância da Automação Logística nas empresas

Quais são as vantagens de uma boa gestão de estoque para uma empresa?

Gestão de Estoque é a principal pauta de seu e-commerce

Uma boa gestão de estoque é essencial para o funcionamento ideal de uma empresa, afinal, é o que controla quando você deve ou não comprar um determinado produto para seu depósito, além de COMO você deve organizá-lo dentro de sua empresa.


Monitorar os produtos disponíveis no seu inventário e saber quando deve repor é outro ponto muito importante para a parte econômica do seu negócio, além disso, faz com que seu serviço prestado seja muito melhor.


Há muitos benefícios que uma boa gestão de estoque pode trazer como consequência, um deles é que garante um ótimo atendimento aos seus clientes, isso porque controla tudo que eles precisam, não deixando se ausentar nada e muito menos sobras excessivas, pois também não há desperdício de recursos quando se faz uma gestão adequada de seus materiais.


Uma boa gestão de estoque também permite com que a produção da empresa fique em dia, sem ter que parar de produzir ou deixar de ser suficiente devido a um estoque mal controlado, esse problema é eliminado.


Outro ponto que não podemos deixar de citar aqui são as entregas na data correta, pois com uma gestão bem controlada nunca falta estoque em caso de seus clientes desejarem algum tipo de produto específico. Pensa só que chato um cliente fazer um pedido e o produto não estar disponível na sua empresa? Você acaba perdendo vendas e fica mal na cena, afinal, a possibilidade dessa pessoa nunca mais comprar em seu negócio é grande.

Qual a importância de uma gestão de estoque eficiente?

Uma coisa é certa: uma empresa que depende de produção não se sustenta no mercado sem uma boa gestão de estoque, esse é o motivo principal que faz com que essa área seja muito importante para o funcionamento geral da empresa.


Um dos grandes motivos que nos fazem chegar a conclusão da sua importância é que é possível conseguir atender as demandas de forma constante, isso significa que tudo que seus clientes pedirem sempre estará à disposição.


Porém, para que isso seja feito é fundamental uma boa gestão no estoque, pois a demanda de grande parte dos produtos varia muito ao longo do ano. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, sabe que deve ter um estoque maior de roupas de inverno em meses que correspondem à essa estação, pois é o período onde a demanda desse produto é maior.


Por outro lado, roupas de verão devem ter um estoque maior, obviamente, nas épocas mais quentes do ano. Saiba que uma economia nas operações também faz parte do processo de gestão de estoque. Veja bem: 


Vamos supor que estamos no outono. Sabemos que a próxima estação é o inverno e que você precisa repor seu estoque para esse tipo de época, como já foi citado aqui.


O que é mais vantajoso para sua empresa? Repor o estoque antes ou depois da chegada do inverno? 


Aqui está óbvio que antes, pois o custo para repor o estoque será menor, ou seja, é mais vantagem se adiantar para obter bons descontos.

Não deixe de ler: 6 mentiras que te contam sobre Automação Logística

Por que Gestão de Estoque é vital para o e-commerce

Gestão de Estoque é a principal pauta de seu e-commerce

Você deseja crescer o seu negócio, faturar mais ou mesmo aumentar a satisfação de seus clientes? 


Entenda os motivos que tornam a gestão de estoque essencial gestão de estoque, ou seja, que proporcione:

Melhor aproveitamento do capital de giro

Sabe aquele dinheiro que tem como destino os gastos do e-commerce, como estoque ou despesas operacionais? Ele é chamado de capital de giro. Quando há um planejamento em relação ao estoque de seu e-commerce, é possível fazer um comparativo entre os gastos (com fornecedores, transporte, armazenamento dos produtos, entre outros.) e o lucro sobre a venda de cada mercadoria.


Esse conhecimento permite analisar todas as despesas que existem e identificar as que são realmente necessárias e as que podem ser reduzidas. Sendo possível, dessa forma, remanejar gastos e otimizar os recursos destinados ao seu negócio.

Maiores chances de satisfação do cliente

Alcançar com sucesso a entrega do produto desejado ao cliente, demanda um grande alinhamento entre o e-commerce e os seus fornecedores. Para organizar um estoque é necessário definir prazos claros e precisos para que nada atrase ou falte.


Ao seguir esse planejamento, é possível diminuir os riscos, tanto em relação a atrasos quanto de falta de produtos, e assim, aumentar as possibilidades de entregar a mercadoria de modo satisfatório ao cliente.

Leia mais: Como resolver seus Problemas Logísticos

Oportunidades para impulsionar as vendas

A análise do seu estoque possibilita identificar os produtos mais desejados e quais são os menos vendidos. Essa observação possibilita inúmeros insights, tanto de melhorias nas próprias mercadorias, quanto em novas estratégias para aumentar as vendas dos itens menos procurados.


Qualquer uma das medidas ao ser colocada em prática representa uma tentativa em busca de aumentar o crescimento do número de vendas e de alcançar melhores resultados para o seu negócio.

Terceirizar logística para ter uma boa Gestão de Estoque!

Gestão de Estoque é a principal pauta de seu e-commerce

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele.


A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

 

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 


Uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!

Seria a terceirização a solução para o e-commerce?

Quando as demandas de um e-commerce aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na terceirização da logística do e-commerce é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

 

Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 


Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!


Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert