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Gateway de fretes: essa prática vai te ajudar a calcular fretes hoje mesmo! 

19.8.2019 12:10

Um dos maiores motivos que conhecemos sobre a desistência de uma compra é justamente os valores elevados dos fretes. Mas graças as novas aplicações tecnológicas que surgiram para otimização de processos no mercado brasileiro, destaca-se o gateway de fretes

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Hoje cerca de 82% dos carrinhos são abandonados nas lojas virtuais brasileiras. Verdade seja dita, caso o consumidor achar o preço do frete ou o tempo de espera não aceitável, as chances de abandono aumentam consideravelmente. 

Atualmente, ainda tratando de números em âmbito nacional, a média do frete sobre as vendas é de 10,2%, conforme levantado pelo E-commerce Radar. Sendo assim, o gestor das operações de e-commerce precisa aplicar plataformas que ofereçam as melhores condições para que seu consumidor conclua a compra de maneira satisfatória.

Neste artigo, falaremos sobre essa ferramenta que pode mudar toda gestão de fretes da sua loja virtual de forma positiva.

O que é gateway de fretes?

Um gateway é simplesmente um “portal de acesso” que possibilita uma gestão estratégica no processo de entrega de mercadorias, oferecendo várias formas de entrega e prazos mais atraentes para o consumidor. 

Através dessa ferramenta as empresas conseguem operar os contratos e tabelas de frete das transportadoras diretamente no e-commerce, tendo a disposição várias opções de transporte e, automaticamente, um aumento das conversões de venda da sua loja virtual.

Como funciona?

O Gateway de fretes é geralmente oferecido por corporações que têm a disposição uma equipe especializada em interpretações de tabelas de frete. É possível administrar o tráfego de informações, além da conclusão do pedido, que garante um cálculo de frete mais assertivo.

A partir do momento que uma empresa passa a utilizar o gateway de frete, o site passa a ter respostas mais dinâmica do que as opções de frete e prazos oferecidos pelo lojista. Para que as coisas fluam do jeito certo, é preciso ter um sistema que possibilite ao seu cliente que, ao digitar o CEP, no momento em que for realizar a compra, seja facilitado a visualização de opções disponíveis de entrega, seus prazos e valores

No final das contas, o cliente final ganha autonomia para escolher a melhor forma de  entrega do produto adquirido conforme a sua necessidade. De modo geral, o consumidor vai definir qual transportadora irá realizar a entrega, através das opções cadastradas na loja virtual.

Formas de fazer o cálculo do frete dentro da plataforma

Manual, via tabela estática

Algumas plataformas permitem que a loja suba uma tabela de fretes fixa. Basicamente, este é um processo simples, mas a construção da tabela no formato próprio da plataforma pode ser algo um pouco mais complicado, sem contar na inclusão de grandes tabelas com milhares de linhas. 

No final do processo, o cálculo não é tão preciso, devido às diferenças de valores e formatos entre as transportadoras. Taxas especiais, como TDE e TRT por exemplo, geralmente não são consideradas. Esses pequenos detalhes frequentemente apresentam diferença entre os resultados reais e os obtidos nos cálculos, isso se dá por conta dos índices de precisão menores, que na maioria das vezes aparece quando existe uma gestão ruim.

São os pequenos detalhes que tornam compreensível que plataformas de e-commerce mais maduras optam por terceirizar a tarefa de cálculo de fretes, ou fazem aquisições de softwares que processem e atualizem os dados com maior precisão e segurança.

Automatizado, direto com a transportadora

Existem plataformas que fazem integração automaticamente com a transportadora para receber os valores do frete. Essa pode até parecer uma boa opção, mas na prática, são poucas as transportadoras que disponibilizam essa integração técnica. 

Também é válido ressaltar o quanto pode ser arriscado para a loja depender dos preços que a transportadora fornece, porque existe a possibilidade dos valores serem mudados sem a loja perceber.

Automatizada, via gateway de fretes

calcular fretes, gateway de fretes

Utilizar o gateway de frete e a melhor forma de conseguir resultados melhores. Os cálculos costumam ser mais dinâmicos, uma vez que, todos os tipos de transportadoras, têm implantado esse tipo de processo. Com uma ferramenta gateway é possível trabalhar com todos os tipos de cálculo, considerando cubagem, peso das mercadorias, distância e valor da nota fiscal. Caso trabalhe com taxas diferenciadas a ferramenta também é configurável.

A grande sacada do gateway é justamente a integração entre as ferramentas e a automatização, o que torna os processos bem mais práticos evitando serviços manuais. Outro fator relevante é que os gateways geralmente importam as tabelas de frete, dessa forma os erros nos cálculos diminuem e dinamiza a experiência de compra do cliente.

Quais são os benefícios do gateway?

Existem vários benefícios ao utilizar um gateway de frete, uma delas é a ampliação de opções de entrega, que trazem resultados positivos e uma alta taxa de conversão de vendas muito maior.

Ao usar um gateway de fretes de forma inteligente, aliado ao marketing, também pode dar aquele empurrãozinho na criação de campanhas inteligentes e personalizadas de acordo com o público-alvo da empresa.

Sua operação logística ainda não possui uma ferramenta gateway? Talvez essa é a hora de começar a implantar a novidade para conseguir gerar melhores resultados.

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