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Fulfillment: essa prática vai te ajudar a ter um e-commerce de sucesso!

22.7.2019 11:56

Fulfillment é um processo fundamental no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Afinal, são os pedidos dos clientes que a colocam em movimento. Entenda como essa prática pode ajudá-lo a ter um e-commerce de sucesso!

Por que fulfillment é importante para ter um e-commerce de sucesso?

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Atender aos pedidos de forma eficiente e eficaz é o primeiro passo para promover um excelente atendimento ao cliente. No entanto, para tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso, não basta apenas cumprir o básico. Trata-se de projetar um processo de gestão de logística que te permita atender a solicitações de clientes e, ao mesmo tempo, minimizar o custo total de entrega. Isso exige a implementação de uma estratégia cruzada, coordenando os principais fornecedores e clientes. O fulfillment te ajuda a:

  • Criar uma experiência consistente para o cliente;
  • Melhorar a conectividade, com todas as partes do seu e-commerce se comunicando perfeitamente;
  • Promover transparência, seja no rastreio de inventário ou na disponibilidade de estoque em tempo real;
  • Ter flexibilidade para agendar dinamicamente as entregas e selecionar os melhores métodos de envio;
  • Otimizar as entregas diretamente aos clientes, com acompanhamento e relatório de back-end integrados;
  • Obter uma integração interna perfeita, com os pedidos e devoluções online sendo gerenciados sem problemas junto aos canais de varejo existentes.

Fulfillment no E-commerce: entenda as etapas deste processo

Se você está considerando trabalhar com uma empresa de gestão de logística ou é novo na terceirização de remessas, o que acontece em um centro de distribuição pode parecer uma caixa preta. Mas o processo fulfillment não precisa - e não deve - ser um mistério! Então, o que exatamente acontece em um depósito quando um cliente clica em “Fazer pedido” em sua loja online?

1. Recebimento

Esta etapa refere-se à aceitação do estoque recebido, seguido de seu armazenamento. Isso acontece porque uma empresa de gestão de logística não pode enviar pedidos sem estoque disponível. Diferentes empresas de logística de terceiros possuem diferentes capacidades de armazenamento; nem todo espaço possui as características que você precisa. Se você vende alimentos, por exemplo, é provável que precise de armazenamento ou refrigeração com temperatura controlada. À medida que a linha de produtos e o volume de pedidos crescem, o armazenamento deve poder ser redimensionado. Por isso, é importante trabalhar com uma empresa com espaço de armazenamento mais que suficiente para o seu inventário atual.

2. Processamento

Quando um cliente faz um pedido, é hora do processamento começar. Na empresa de gestão de logística, este pedido é atribuído à equipe de processamento, que recebe uma lista com os itens, quantidades e locais de armazenamento para coletar os produtos pedidos em seus respectivos locais. Algumas empresas de gestão de logística exigem que você envie manualmente os pedidos para o sistema delas. Às vezes, isso envolve planilhas, incluindo detalhes de pedidos, detalhes de envio dos clientes e muito mais. Uma maneira ineficiente e complexa de gerenciar pedidos. Outras possuem tecnologia sofisticada, que se integra diretamente com sua plataforma de comércio eletrônico ou loja virtual. Essas integrações de software de processamento importam os pedidos, remessas, controle de inventário e níveis de estoque. Tudo reunido em um único local para agilizar e automatizar o processo de fulfillment.

3. Embalagem

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Após todos os itens do pedido terem sido selecionados, é hora de embalá-los com segurança para o envio. Os materiais de embalagem usados ??dependerão dos recursos disponíveis, das preferências da sua marca e dos itens enviados. Uma boa empresa de gestão de logística irá escolher os melhores materiais de embalagem para proteger os seus produtos e alcançar o menor peso dimensional prático. O peso dimensional é uma técnica de precificação que leva em conta as dimensões do pacote para determinar as taxas de envio. Usar os materiais de embalagem corretos pode ajudar a manter baixos os custos de logística.

4. Remessa

O próximo passo é enviar o seu pedido. A maioria das empresas de gestão de logística compra e imprime etiquetas de envio em seu nome. Algumas têm parceiros preferenciais, enquanto outras comparam os custos de envio de várias operadoras. Este último ajuda nos ajuda a te oferecer o preço mais acessível possível para a velocidade de entrega que cada cliente escolhe. A velocidade da transportadora e da remessa para cada pedido depende das parcerias e políticas da empresa de gestão de logística, bem como das opções de envio oferecidas por você e selecionadas pelo cliente final. Assim que o pedido for enviado, a tecnologia integrada enviará automaticamente os detalhes do acompanhamento para seu e-commerce.

5. Devoluções

Muitas empresas de gestão de logística também oferecem serviços de processamento de devolução. Se um cliente devolve um pedido enviando-o de volta à distribuidora, ela processará o retorno e o reabastecimento; ou descartará o item dependendo de suas políticas e preferências. Isso oferece conveniência para você e seus clientes, já que você não terá que gerenciar as devoluções internamente e os clientes poderão acompanhar facilmente o status de seu pedido de devolução.

Como usar fulfillment para ter e-commerce de sucesso

Na Pier8, mantemos nossa reputação inigualável no setor de logística como especialistas no fornecimento de soluções prontas e flexíveis para orientar a distribuição e o gerenciamento da cadeia de suprimentos de nossos clientes. Assim, você pode focar no que realmente importa: comercializar seus produtos e serviços sem stress. Quer saber mais sobre fulfillment para o seu negócio? Entre em contato conosco.

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