Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Fulfillment: Descubra esse Formato Global de Logística para E-Commerce

24.9.2019 15:41

É indiscutível a influência americana - seja por tecnologia, processos, filmes ou produtos - em países do mundo todo, principalmente nos de cultura ocidental. E é essa influência que aos longos dos anos vem construindo um mercado eletrônico integrado e global. Muitos consideram a Logística para E-commerce a fruta mais preciosa do jardim. No por menos, ela é a parte “física” da loja virtual.

Recentemente o processo de fulfillment ganhou destaque e hoje é, ou pelo menos deveria ser, uma prioridade para todo lojista que vende online. Apesar da forte influência que sofremos ao longo dos anos por parte do Estados Unidos, e de termos um mercado online consolidado, será que o processo de fulfillment americaniza o e-commerce brasileiro?

Fulfillment: somos líderes no mercado de Logística para E-commerce!  

O processo de fulfillment está revolucionando a forma como os negócios online são feitos, porém, seu verdadeiro impacto será uma coisa sentida num futuro próximo.

Os gigantes do e-commerce - que hoje estão à frente da curva - entenderam antes de todos nós, que o mundo e a economia global andam de mãos dadas, principalmente numa época em que quase todas as transações são realizadas digital e on-line.

Por isso, o processo de fulfillment apesar de ter sido criado pelos americanos, quando bem aplicado, é um passo largo para ficar à frente da curva.

Fulfillment: Brasil e suas dimensões

Não podemos deixar de lado o tamanho e dimensões geográficas do Brasil. Somos um país gigante e que ao longo dos últimos anos viu o seu mercado eletrônico disparar.

Para se ter ideia da grandiosidade do e-commerce no Brasil, o Google divulgou um estudo apontando que, até 2021, as vendas online no Brasil devem dobrar quando comparada com as de 2016. Resumindo: um intervalo de 5 anos e os números de vendas deverão dobrar.

Fulfillment:  Logística para E-Commerce

Mas o Fulfillment americaniza o E-commerce brasileiro?

A resposta é não. O segredo aqui, é entender que fazemos parte de uma economia global integrada. Apesar de toda influência que sofremos dos processos americanos nos últimos anos, o fulfillment nada mais é, do que uma otimização do processo de vendas online no Brasil.

Nosso mercado é gigante, estável e auto suficiente. Somos o 10º melhor mercado online do mundo. Ficamos atrás dos seguintes países:

1. China – $562.66 bilhões;
2. Estados Unidos – $349.06 bilhões;
3. Reino Unido – $93.89 bilhões;
4. Japão – $79.33 bilhões;
5. Alemanha – $74.46 bilhões;
6. França – $42.62 bilhões;
7. Coréia do Sul – $36.76 bilhões;
8. Canadá – $28.77 bilhões;
9. Rússia – $20.30 bilhões;
10. Brasil – $18.80 bilhões;

Esses números nos mostram a força que o nosso país tem. Nem toda influência que sofremos pode ser boa, cabe aos nossos empreendedores online, extrair tudo aquilo que é excelente. Dizer que o fulfillment americaniza nosso mercado, é subestimar a grandiosidade das nossas conquistas nos últimos anos. O mercado online brasileiro chegou até aqui sozinho, com o empenho, força e sonhos de cada lojista online.

Erros comuns na logística para e-commerce que você Precisa Evitar

Em um mercado altamente competitivo, a logística para e-commerce e a gestão inteligente definem os líderes do setor.

  1. Escolher a plataforma de e-commerce errada
  2. Estoque desorganizado
  3. Pedidos perdidos
  4. Falta de transparência na Política de Devolução

Terceirização é a solução para logística no e-commerce?

Quando as demandas de um e-commerce aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na terceirização da logística do e-commerce é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega.

Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas.

Na Logística para E-commerce, você já pôde perceber que não existe segredo: é preciso mapear muito bem suas etapas, em seus mínimos detalhes. Perseguir a estratégia ideal e as mais inteligentes vai garantir a promoção da seu comércio online.

Chega de cometer erros comuns de logística no seu e-commerce e deixar os seus clientes na mão.

Conheça as soluções da Pier8 e comece a melhorar as suas operações!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert