Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
07
12
2020

Etiquetas de códigos de barras: entenda seu papel para melhorar o armazém

Tag
logística
gestão de logística

No cenário moderno, priorizar a logística significa manter a competitividade no mercado e atender às exigências dos consumidores. Para isso, uma logística eficiente não pode faltar, ela deve contar com soluções de tecnologia, como as etiquetas de código de barras. Elas não são novidades no mercado, foram criadas há pelo menos quatro décadas, entretanto, os códigos de barras estão longe de serem obsoletos. Nos armazéns logísticos, destacam-se por permitirem um controle amplo a partir do rastreamento, informações em tempo real, e tudo está interligado com o sistema WMS.

Etiquetas de código de barras são, na verdade, obrigatórias nos tempos atuais, tanto que nem é mais considerado um diferencial. Seu uso aumenta a eficiência dos processos logísticos e auxilia na redução de custos dos erros de armazenagem, picking e expedição. 

Qual o papel das etiquetas de código de barras na operação logística?

Dentro de um processo interno de logística, as etiquetas de código de barras são usadas para identificar itens individuais, endereços, paletes e remessas. Aliada a tecnologia moderna, elas são úteis a partir do uso do sistema WMS, que é o responsável por “fazer a leitura” das informações contidas no código, registrá-las em um banco de dados e gerenciá-las para automatizar processos fundamentais da logística.

A partir da identificação em código de barras é possível dispensar o registro ou anotações de dados manualmente. Ou seja, há redução de erros nos processos logísticos. Além disso, todo o registro é feito de forma super rápida, e mais importante: esses dados são de fácil acesso, podendo ser repassados para todos da equipe, e disponibilizados em tempo real.

Vantagens das etiquetas de código de barras integradas ao sistema WMS

  • Recebimento;
  • Put Away;
  • Reposição;
  • Separação;
  • Embalagem;
  • Expedição;
  • Devoluções;
  • Inventários;
  • Rastreamento da ação dos funcionários;
  • Funções de valor agregado. 

Tecnologia e logística caminham juntas, o uso das etiquetas de código de barras tendem a impulsionar resultados ágeis e assertivos. Ao bipar produtos, paletes, endereços e embalagens no momento da execução dos processos, os operadores de logística fornecem informações o tempo todo para que a operação funcione em sincronia e com alto desempenho. Conheça as vantagens de utilizar as etiquetas de códigos de barra na logística:

Menos erros e mais velocidade

Estando integrado com um WMS, o uso das etiquetas de código de barras e dos scanners tende a reduzir erros na entrada de dados a quase zero, além disso, pode aumentar a velocidade de coleta de informações nas atividades de recebimento, separação, envio e gestão de estoque. Vamos elucidar essa questão: o uso de etiquetas tem o potencial de tornar tudo mais ágil, estima-se que o tempo o tempo gasto na leitura de uma etiqueta de código de barras de 12 caracteres seja o mesmo que o toque de duas teclas.

Isso significa que, ao implementar a tecnologia, indústrias, e empresas no geral, conseguem reduzir o ciclo de um pedido, atender mais demandas por dia, no horizonte está o crescimento. 

Outra vantagem é que a partir da captura de dados de forma rápida e precisa o fluxo de informações entre a empresa e o cliente entra em melhor sincronia. A digitalização do processo de pedidos, permite que o cliente tenha informações, afinal, elas podem ser compartilhadas com os consumidores ou sistemas integrados.

Redução de custos

armazéns logísticos que não utilizam o código de barras para digitalização e captura de dados, infelizmente são os que gastam muito mais tempo para a execução dos processos logísticos, como resultado...há elevados custos operacionais. Além disso, trabalhar manualmente na logística faz com que mais erros sejam encontrados, afinal, isso também auxilia no aumento de despesas para a operação.

Precisão na gestão de estoque

Utilizar o sistema WMS e de leitura por código de barras torna possível ter mais precisão sobre os processos no estoque.

  • WMS garante mais precisão nos registros;
  • Bipes durante a etiquetagem de código de barras permitem uma atualização dos dados instantaneamente, mantendo todos os detalhes sobre controle (e melhor, preciso);
  • Contagens cíclicas permitem que o gestor identifique as divergências a tempo de tratá-las, aumentando a acuracidade do estoque

Rastreamento em tempo real

Uma das grandes vantagens da logística está no poder de rastrear as movimentações e informações de produtos, são ações muito importantes em qualquer armazém. Nas empresas que trabalham com alimentos ou medicamentos, por exemplo, trata-se de uma atividade essencial, obrigatória para atender aos órgãos reguladores. Dessa maneira, o uso das etiquetas de código de barras é essencial para que o armazém cumpra as exigências, garanta o controle de lotes e datas de validade sem falhas. 

Plataforma logística para melhorar o armazém  

Em resumo, as etiquetas de códigos de barras são uma tecnologia fundamental para o funcionamento dos processos logísticos como picking, transporte e classificação. Os processos logísticos envolvem dados muito potentes, entretanto, nas operações manuais, muitos deles não estão acessíveis. 

Vale aqui o destaque: códigos de barras integrados com o WMS permitem um registro completo das informações, com informações em tempo real. o WMS é um software exclusivo para o gerenciamento do armazém, otimização dos processos intralogísticos e do fluxo de materiais. Este sistema de gestão logística auxilia na gestão cotidiano de toda a operação interna de um negócio, indo desde o direcionamento e controle dos recursos, execução das tarefas até o acompanhamento do desempenho. O WMS rastreia a movimentação de todas as mercadorias, fornecendo assim a inteligência necessária para otimizar o estoque e os processos logísticos, tendo como base informações em tempo real. Com o WMS, é possível:

  • analisar os dados;
  • analisar os status; 
  • analisar o lote;
  • analisar datas;
  • analisar validade;
  • analisar dimensões;
  • acesso a localização no estoque;
  • entre outras informações essenciais.

Os registros desses dados, hoje em dia, é o que faz toda a diferença nos processos logísticos, basta lembrar que os consumidores modernos mudaram totalmente seus comportamentos, e estão mais exigentes. Necessitam de informações precisas. Dessa forma, o sistema é capaz de determinar o melhor endereçamento, além de direcionar o picking, as movimentações internas, a expedição e o carregamento. Além disso, outra vantagem do WMS é que ele também oferece suporte na realização de inventários periódicos. Podemos dizer então que o sistema de gestão de armazéns atua o tempo todo com o objetivo de otimizar o uso dos recursos (pessoas, equipamentos e área), reduzir erros e retrabalhos, aumentar a produtividade da operação, garantir um correto controle de qualidade e a saúde na gestão de estoque.

Principais ganhos oferecidos pelo WMS 

  • Melhorias em torno do controle do estoque;
  • Melhorias no aproveitamento do espaço interno;
  • Melhores no tempo de processamento de pedidos;
  • Maior rastreabilidade;
  • Diminuição de perdas e redução de custos logísticos;
  • Eliminação de erros e retrabalhos;
  • Análise de desempenho em tempo real.

Pier 8: automação logística para melhorar o armazém

A plataforma logística concentra todas as soluções em logística em único lugar, com alta tecnologia, suprindo todas as necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

Dessa forma, uma empresa de logística é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Principais vantagens da plataforma logística da Pier 8:

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4.  Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

Entre em contato conosco. Vamos ser parceiros logísticos



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?