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Etapas essenciais do processo de entrega

23.3.2020 11:07

Poucas pessoas valorizam, mas você não precisa fazer o mesmo. O processo de entrega de uma transportadora envolve não apenas o trabalho de muitas pessoas, e sim inúmeras etapas de serviços. Afinal, se interagem e dependem uma da outra para o sucesso, desde a coleta do pacote até seu destino final.


O trabalho corresponde a coleta de encomendas de todos os clientes, o transporte seguro e ágil dos pacotes e a entrega dentro do prazo e sem avarias. Mais que isso, empresas de logística precisam trabalhar com roteirização estratégica, distribuição inteligente e um sistema funcional e informativo para todas as etapas.


É um processo que exige cuidado, depende de inteligência e do trabalho de várias pessoas para funcionar e que é o principal fator para a satisfação dos clientes. Para explicar todo esse processo, vamos expor abaixo as principais etapas de um processo de entrega de sucesso.

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Principais etapas do processo de entrega 

Etapas essenciais do processo de entrega

1) Coleta

A primeira de todas as importantes etapas de entrega de uma transportadora é a coleta. Nesta primeira etapa, a transportadora é responsável por coletar os pacotes que são destinados aos clientes nas empresas parceiras para levá-los até o destino final.

2) Roteirização

A roteirização trata-se da etapa que permeia todas as outras etapas. Basicamente, ela define a rota que o caminhão irá fazer entre a coleta da encomenda até o endereço de entrega final. Com ela, é possível definir para onde cada pacote está indo e como faremos para que ele chegue mais rápido, ou até respeitar o tempo estipulado para o cliente, ao destino.


É nessa fase que o pacote é etiquetado e estará disponível no sistema. A etiqueta que identifica o pacote contém um código de barras que é ‘bipado’ toda vez que a encomenda é movimentada.


Todos os dias, a Pier 8 realiza transferências do sudeste e rotas de entrega. Utilizamos uma roteirização estratégica pensada de forma inteligente. Todas as etapas logísticas da Pier 8 são registradas em um sistema e as informações são cruzadas para otimizar nossos processos de maneira permanente.

3) Transporte

A etapa de transporte se inicia logo após a definição do roteiro de entrega. Ela envolve todo o processo de deslocamento do pacote, desde a origem até o centro de distribuição responsável pela entrega.


Da coleta à entrega, os pedidos transportados pela Pier 8 são rastreados por um sistema online que acompanha todas as etapas do processo de entrega. É possível saber em que fase da entrega está a encomenda. Com o uso deste avançado sistema, realizamos o acompanhamento diário das entregas.

4) Distribuição

Etapas essenciais do processo de entrega

Pensando em otimizar as entregas em cada região, nossa quarta etapa no processo é a distribuição dos pacotes para os Centros de Distribuições


Quando os pacotes chegam ao centro de distribuição, a entrega do produto se encaminha para sua etapa final. As encomendas são separadas por cidades, bairros e CEPs e os Centros de Distribuição realizam rotas de entrega de segunda à sexta em horário comercial.

5) Confirmação de entrega

Aqui está a última etapa do processo: a entrega do pedido ao cliente final. 


Ele acompanha a última milha da entrega e, com o app, o entregador consegue lançar a informação do status de entrega em tempo real. Ou seja, no momento que a entrega for realizada, ele informa que o volume foi entregue e quem o recebeu.


Caso o entregador não localize o endereço ou não haja ninguém no local, esta informação também é lançada no sistema.O uso de tecnologia com a logística é a chave para atingir a satisfação do cliente moderno.  

Pier 8, sua parceira logística para o sucesso do processo de entrega

Etapas essenciais do processo de entrega

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: O que é a Logística Reversa no E-Commerce?

Essas são somente algumas das vantagens que um sistema de gestão logística, como a Pier 8, proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz! 


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)

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