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10
12
2021

Etapas da Logística Reversa para reduzir custos

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Tudo sobre Logística Reversa - Pier8

Embora a logística normalmente se refira à entrega dos itens aos usuários finais, uma parte importante da logística de sucesso inclui o processo de devolução dos produtos, levando-os dos usuários finais de volta ao fabricante ou depósito. 

O processo de logística reversa é a forma como as empresas recuperam o valor dos produtos que estavam em más condições ou foram despachados incorretamente. 

Aliás, a logística reversa (também conhecida como gerenciamento de devoluções ) é, na verdade, um aspecto amplo do atendimento do comércio eletrônico e tão importante para o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos quanto a logística tradicional "direta".

Neste artigo, entenda o papel das etapas da logística reversa para reduzir custos. 

Qual a importância da Logística Reversa para uma empresa?

Pode ser caro e complicado implementar a logística reversa com eficiência. Além disso, os custos complexos de logística reversa muitas vezes não são verificados, porque cada etapa da cadeia de suprimentos reversa pode incorrer em seu próprio pequeno custo; mas somar todos pode significar margens decrescentes. 

Apesar de ser mais difícil de entender, a logística reversa desempenha um papel importante no controle dos custos logísticos gerais. Além de fornecer um melhor entendimento dos custos diretos, a gestão bem-sucedida da logística reversa também aumenta a satisfação do cliente, reduz o desperdício e promove a sustentabilidade.

Quando a maioria das pessoas pensa em logística, elas imaginam o processo de transferência de um produto do vendedor para o cliente - todas as etapas ao longo do caminho para levar os produtos aos consumidores. O que não é óbvio a princípio é o que acontece quando esses itens precisam ser devolvidos. Isso é logística reversa (também conhecida como gerenciamento de devoluções) - sempre que os produtos são enviados a um destino final, mas precisam ser devolvidos por uma série de razões - e é um aspecto enorme da logística que é tão complexo quanto importante. Um aspecto secundário do processo de logística reversa envolve como os produtos são tratados depois de devolvidos: reutilizados, recondicionados, descartados, reciclados, etc. para estender seu ciclo de vida. 

Como a logística reversa pode ser um aspecto muito demorado e caro para fazer negócios, muitas empresas optam por fazer parceria com um provedor de logística terceirizado para lidar com o processo da cadeia de abastecimento e ajudar a lidar com os produtos devolvidos também.

Principais etapas da Logística Reversa

Como a logística reversa envolve as mesmas etapas da logística tradicional "direta" (atendimento ao cliente,  transporte ,  gerenciamento de estoque , etc.), ela requer eficiências semelhantes. Ao simplificar a forma como os produtos retornam à sua cadeia de suprimentos, você verá benefícios como economia de custos, clientes mais felizes e  maior sustentabilidade .

1. Melhores margens de lucro a partir da Logística Reversa

Existem várias maneiras de cortar custos com a logística reversa, desde a redução de gastos com transporte até a revenda de itens que seriam um prejuízo total se descartados na devolução. Se o valor estiver sendo recuperado de itens reciclados e revendidos, e o resto do sistema estiver operando com eficiência, suas margens de lucro irão melhorar. 

O processo de devolução pode custar o mesmo, senão mais, do que o processo de realização de uma nova compra para um cliente. É fundamental para o vendedor compreender cada aspecto do processo de devolução, otimizar o processo para minimizar custos e ter um forte entendimento do motivo pelo qual o cliente está devolvendo o produto para referência futura. Ao diminuir a porcentagem de devoluções em um valor mínimo, o vendedor pode ver uma economia significativa de custos a longo prazo.

2. Maior Satisfação do Cliente

A maneira como sua empresa lida com as devoluções pode afetar diretamente a forma como os clientes se sentem em relação à sua marca. Um produto com defeito pode levar a uma experiência ruim. Lidar com os erros é tão importante quanto fazer vendas. Se um cliente teve uma experiência ruim com seu produto, você tem que consertar. Ao oferecer opções aos seus clientes que desejam devolver itens que sejam mais fáceis para eles, pode ajudar muito a aumentar a satisfação do cliente. 

Podem incluir o reembolso total, independentemente do motivo da devolução, a dispensa do recibo original no caso de devolução a uma loja de tijolo e argamassa, a dispensa da embalagem original, entre outros. Uma empresa de logística terceirizada terá a tecnologia e o processo necessários para tornar o processo de devolução perfeito, ajudando a aumentar a experiência geral dos clientes.

3. Resposta mais rápida

Se você tiver um processo simplificado para que os clientes devolvam os produtos e, em seguida, recebam os produtos de reposição rapidamente, você terá uma grande satisfação do cliente. Também pode ajudar a acelerar o processo de reparo, reforma ou reutilização de produtos, o que reduzirá a necessidade de compra de novos produtos.

4. Resíduos reduzidos

A logística reversa pode ajudá-lo a identificar maneiras de reutilizar, revender ou reciclar materiais que, de outra forma, acabariam em um aterro sanitário. Isso não apenas ajuda nas margens de lucro, mas também ajuda a melhorar a reputação de sua marca em termos de responsabilidade social e ambiental. Remanufaturado ou recondicionado seus produtos, você pode estender seu ciclo de vida.

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A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas. Entre em contato conosco através do formulário



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Tudo sobre Logística Reversa - Pier8

Etapas da Logística Reversa para reduzir custos

Embora a logística normalmente se refira à entrega dos itens aos usuários finais, uma parte importante da logística de sucesso inclui o processo de devolução dos produtos, levando-os dos usuários finais de volta ao fabricante ou depósito. 

O processo de logística reversa é a forma como as empresas recuperam o valor dos produtos que estavam em más condições ou foram despachados incorretamente. 

Aliás, a logística reversa (também conhecida como gerenciamento de devoluções ) é, na verdade, um aspecto amplo do atendimento do comércio eletrônico e tão importante para o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos quanto a logística tradicional "direta".

Neste artigo, entenda o papel das etapas da logística reversa para reduzir custos. 

Qual a importância da Logística Reversa para uma empresa?

Pode ser caro e complicado implementar a logística reversa com eficiência. Além disso, os custos complexos de logística reversa muitas vezes não são verificados, porque cada etapa da cadeia de suprimentos reversa pode incorrer em seu próprio pequeno custo; mas somar todos pode significar margens decrescentes. 

Apesar de ser mais difícil de entender, a logística reversa desempenha um papel importante no controle dos custos logísticos gerais. Além de fornecer um melhor entendimento dos custos diretos, a gestão bem-sucedida da logística reversa também aumenta a satisfação do cliente, reduz o desperdício e promove a sustentabilidade.

Quando a maioria das pessoas pensa em logística, elas imaginam o processo de transferência de um produto do vendedor para o cliente - todas as etapas ao longo do caminho para levar os produtos aos consumidores. O que não é óbvio a princípio é o que acontece quando esses itens precisam ser devolvidos. Isso é logística reversa (também conhecida como gerenciamento de devoluções) - sempre que os produtos são enviados a um destino final, mas precisam ser devolvidos por uma série de razões - e é um aspecto enorme da logística que é tão complexo quanto importante. Um aspecto secundário do processo de logística reversa envolve como os produtos são tratados depois de devolvidos: reutilizados, recondicionados, descartados, reciclados, etc. para estender seu ciclo de vida. 

Como a logística reversa pode ser um aspecto muito demorado e caro para fazer negócios, muitas empresas optam por fazer parceria com um provedor de logística terceirizado para lidar com o processo da cadeia de abastecimento e ajudar a lidar com os produtos devolvidos também.

Principais etapas da Logística Reversa

Como a logística reversa envolve as mesmas etapas da logística tradicional "direta" (atendimento ao cliente,  transporte ,  gerenciamento de estoque , etc.), ela requer eficiências semelhantes. Ao simplificar a forma como os produtos retornam à sua cadeia de suprimentos, você verá benefícios como economia de custos, clientes mais felizes e  maior sustentabilidade .

1. Melhores margens de lucro a partir da Logística Reversa

Existem várias maneiras de cortar custos com a logística reversa, desde a redução de gastos com transporte até a revenda de itens que seriam um prejuízo total se descartados na devolução. Se o valor estiver sendo recuperado de itens reciclados e revendidos, e o resto do sistema estiver operando com eficiência, suas margens de lucro irão melhorar. 

O processo de devolução pode custar o mesmo, senão mais, do que o processo de realização de uma nova compra para um cliente. É fundamental para o vendedor compreender cada aspecto do processo de devolução, otimizar o processo para minimizar custos e ter um forte entendimento do motivo pelo qual o cliente está devolvendo o produto para referência futura. Ao diminuir a porcentagem de devoluções em um valor mínimo, o vendedor pode ver uma economia significativa de custos a longo prazo.

2. Maior Satisfação do Cliente

A maneira como sua empresa lida com as devoluções pode afetar diretamente a forma como os clientes se sentem em relação à sua marca. Um produto com defeito pode levar a uma experiência ruim. Lidar com os erros é tão importante quanto fazer vendas. Se um cliente teve uma experiência ruim com seu produto, você tem que consertar. Ao oferecer opções aos seus clientes que desejam devolver itens que sejam mais fáceis para eles, pode ajudar muito a aumentar a satisfação do cliente. 

Podem incluir o reembolso total, independentemente do motivo da devolução, a dispensa do recibo original no caso de devolução a uma loja de tijolo e argamassa, a dispensa da embalagem original, entre outros. Uma empresa de logística terceirizada terá a tecnologia e o processo necessários para tornar o processo de devolução perfeito, ajudando a aumentar a experiência geral dos clientes.

3. Resposta mais rápida

Se você tiver um processo simplificado para que os clientes devolvam os produtos e, em seguida, recebam os produtos de reposição rapidamente, você terá uma grande satisfação do cliente. Também pode ajudar a acelerar o processo de reparo, reforma ou reutilização de produtos, o que reduzirá a necessidade de compra de novos produtos.

4. Resíduos reduzidos

A logística reversa pode ajudá-lo a identificar maneiras de reutilizar, revender ou reciclar materiais que, de outra forma, acabariam em um aterro sanitário. Isso não apenas ajuda nas margens de lucro, mas também ajuda a melhorar a reputação de sua marca em termos de responsabilidade social e ambiental. Remanufaturado ou recondicionado seus produtos, você pode estender seu ciclo de vida.

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