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15
09
2021

Estratégia logística que vai além da conversão de vendas

Tag
logística

Uma boa estratégia logística envolve a análise de diversos processos logísticos. A tomada de decisões inteligentes é muito importante, isso porque elas são responsáveis pelo sucesso de uma empresa. 

Por conta disso, se você está a fim de trabalhar a favor do negócio, o processo logístico deve ser bem planejado, executado e controlado. No entanto, práticas que implicam em gastos que podem preocupar os responsáveis pela gestão organizacional devem ser observadas. 

A conversão de vendas possibilita conquistar e fidelizar clientes de diversas maneiras a partir de uma estratégia logística eficaz. Questões como qualidade de serviço, disponibilidade do produto, informações claras e entregas dentro do prazo são apenas alguns fatores capazes de agregar valor à experiência do cliente.

Aqui, além de saber qual a melhor estratégia logística para seu negócio, você também vai conferir os principais aspectos que darão o impulso necessário para que a sua estratégia logística faça a diferença em meio a tantas outras e, de quebra, aumente exponencialmente as vendas.

Como ter uma Estratégia Logística eficiente

Planejamento de vendas e operações

É indiscutível que por trás de todo resultado dito positivo e satisfatório existe um planejamento. Dessa forma, uma empresa pode ter a capacidade de manter-se competitiva e à frente de um bom planejamento, mantendo, assim a organização e o controle da sua operação, definindo também uma estratégia comercial em sintonia com suas estratégias de logística.

Há algumas etapas básicas para guiá-lo para o caminho certo. Sendo elas:

  1. Atualização de dados: este fator deve ser o primeiro passo para elaborar um planejamento eficaz, seja para aplicar um processo totalmente novo na empresa ou para fazer uma reestruturação da sua cadeia de suprimentos. Essa atualização de dados deve ser sempre feita no fechamento mensal das vendas ou outro período mensurável definido. Analisar dados de um momento anterior colabora para melhorar as vendas futuras.
  2. Planejamento de demanda e vendas: trata-se da previsão de vendas. O objetivo nessa etapa é elaborar um plano de vendas capaz de indicar o que realmente seu e-commerce está disposto a oferecer ao mercado em determinado período, baseando-se na combinação de previsões estatísticas obtidas através de um histórico e outras informações fornecidas pela equipe de vendas, por exemplo.
  3. Planejamento de produção e suprimentos: essa atividade é essencial na definição dos níveis desejados de estoque para cada família de produtos existentes no portfólio de seu negócio.
  4. Reunião para dar início às ações: é uma reunião fundamental para formalizar o planejamento e disseminá-lo para toda a empresa. Sua importância permite que todas equipes estejam alinhadas para que o planejamento seja seguido à risca e os resultados não fujam do esperado de forma negativa.

Controle de estoque

Já que o estoque é parte essencial de todo negócio, controlá-lo é um aspecto fundamental para uma empresa. Porém, à medida que suas vendas aumentam e o mercado muda, é necessário acompanhar o dinamismo para se manter em competição. Rever técnicas e modelos aplicados anteriormente pode ajudar o seu negócio a dar um salto.

Lembre-se: é muito importante que, se sua empresa quer vender mais, que ela esteja preparada para atender uma demanda maior. Além de permitir ter a quantidade certa de itens no momento exato, levando em consideração períodos sazonais de vendas – como datas comemorativas e Black Friday –, o controle eficaz de estoque irá reduzir as chances de perdas, extravios e erros administrativos, como diferenças no número de produtos que constam no estoque físico e no sistema utilizado para o controle.

Embalagem e empacotamento

O investimento em diferenciais como na embalagem dos seus produtos, é uma das estratégias logísticas essenciais na redução de custos e na experiência do cliente.

Uma boa embalagem abre precedentes para um consumidor abordar sua experiência com a marca para outras pessoas. Essa ação pode gerar reconhecimento para o e-commerce e, como desdobramento, atrair ainda mais clientes por meio do marketing boca a boca.

Pense bem, além da questão visual, não deixe de lado os custos que a embalagem gera para o seu negócio. Aposte na simplicidade que tenha vínculo com a qualidade e crie uma relação de confiança com seus fornecedores. Já pensou que essa pode ser a chave para conquistar preços mais competitivos e, a partir disso, o leque de possibilidades para se destacar no mercado só tem a aumentar. Não deixe de pensar nessas possibilidades. 

Frete

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Business Insider , a razão que levou 58% dos entrevistados a desistir de uma compra foi devido a discrepância entre o valor do produto e o valor final da transação, incluindo o envio.

Isso indica que o preço do frete será decisivo para a conversão. Não estou dizendo que você deve inserir frete grátis em seu negócio, sabe-se que isentar o frete requer um planejamento minucioso, enquanto algumas boas práticas podem ajudar na precificação de um frete mais competitivo, como:

Avaliar o perfil das encomendas: possibilita identificar, por exemplo, as regiões com mais frequência de envios, o que permite a negociação com inúmeros parceiros logísticos para obter melhores preços em destinos específicos

Conhecer as políticas e o preço de frete da concorrência: consultar o preço e os prazos da concorrência para então basear suas metas e a negociação com transportadoras é uma tarefa acessível e possibilita que você saiba até que ponto é possível mexer no seu custo de frete para se manter competitivo

Atualizar suas tabelas de frete com frequência: não estagne o preço de frete, realize constantes melhorias, afinal, o mercado é constante e sempre é possível rever algo que possa gerar melhorias nesse aspecto. 

Recepção e expedição de produtos

A conversão de vendas no e-commerce demanda que todas as etapas sejam cumpridas com sucesso. A expedição de mercadorias assume um papel estratégico porque lida de forma direta com o tempo de processamento dos pedidos e com problemas que podem ser evitados antes do transporte, como trocas de produtos por erros no picking, esse é um exemplo. Fatores que impactam diretamente a satisfação do cliente final. Nessa etapa é muito importante ter um checklist bem definido com os seguintes passos:

• Gerar picking list e separar produtos.

• Separar pedidos.

• Montagem de kits.

• Embalar e etiquetar o produto.

• Agrupar os pedidos por transportadora.

Após postar os itens, basta rastrear as encomendas pelo código gerado pelo parceiro logístico e se certificar de que os produtos cheguem ao consumidor final dentro do prazo estabelecido.

Experiência de pós-venda

Para testar a eficácia de uma boa estratégia de logística, faça uma pesquisa de satisfação com o cliente para saber como foi a experiência dele para, a partir disso, observar o NPS (Net Promoter Score) em que é atribuída uma nota de 0 a 10 para o serviço como um todo.

Entretanto, o pós-venda não se restringe à nota intitulada a sua empresa. Os clientes fiéis, aqueles que deram notas de 9 a 10 no NPS, são um importante canal de divulgação de seu negócio, pois ainda que sejam introduzidos novos métodos, o marketing boca a boca se consagra como eficiente, já que está comprovado que consumidores confiam muito mais em indicação de amigos e familiares do que qualquer outro canal, sabendo-se também que hoje em dia tudo é escrito nas redes sociais e existem muitos fóruns de consumidores na internet. Transparência nesse quesito é tudo. 

Otimização da cadeia de suprimentos

Com uma gestão de cadeia de suprimentos eficiente é possível identificar diversos pontos de atenção e fatores que podem ser otimizados em sua operação.

O objetivo é garantir uma cadeia produtiva mais rápida, reduzindo gastos e mantendo a qualidade do serviço vinculada às necessidades do consumidor.

Confira abaixo algumas formas de melhorar a cadeia de suprimentos do seu negócio: 

  1. Faça o mapeamento de todos os processos atuais.
  2. Compartilhe informações com fornecedores.
  3. Garanta a integração entre as áreas.
  4. Aposte em um único sistema para gerir a cadeia de suprimentos.

Investir na logística como diferencial competitivo vai muito além do operacional. Tenha certeza da importância da tecnologia a fim de atender às expectativas cada vez mais urgentes do consumidor e não apenas da empresa. Uma logística mais rápida, flexível, econômica e precisa é o que vem definindo o sucesso de um negócio.

A Pier 8 tem soluções logísticas para conversão de vendas. Entre em contato


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logística

Estratégia logística que vai além da conversão de vendas

Uma boa estratégia logística envolve a análise de diversos processos logísticos. A tomada de decisões inteligentes é muito importante, isso porque elas são responsáveis pelo sucesso de uma empresa. 

Por conta disso, se você está a fim de trabalhar a favor do negócio, o processo logístico deve ser bem planejado, executado e controlado. No entanto, práticas que implicam em gastos que podem preocupar os responsáveis pela gestão organizacional devem ser observadas. 

A conversão de vendas possibilita conquistar e fidelizar clientes de diversas maneiras a partir de uma estratégia logística eficaz. Questões como qualidade de serviço, disponibilidade do produto, informações claras e entregas dentro do prazo são apenas alguns fatores capazes de agregar valor à experiência do cliente.

Aqui, além de saber qual a melhor estratégia logística para seu negócio, você também vai conferir os principais aspectos que darão o impulso necessário para que a sua estratégia logística faça a diferença em meio a tantas outras e, de quebra, aumente exponencialmente as vendas.

Como ter uma Estratégia Logística eficiente

Planejamento de vendas e operações

É indiscutível que por trás de todo resultado dito positivo e satisfatório existe um planejamento. Dessa forma, uma empresa pode ter a capacidade de manter-se competitiva e à frente de um bom planejamento, mantendo, assim a organização e o controle da sua operação, definindo também uma estratégia comercial em sintonia com suas estratégias de logística.

Há algumas etapas básicas para guiá-lo para o caminho certo. Sendo elas:

  1. Atualização de dados: este fator deve ser o primeiro passo para elaborar um planejamento eficaz, seja para aplicar um processo totalmente novo na empresa ou para fazer uma reestruturação da sua cadeia de suprimentos. Essa atualização de dados deve ser sempre feita no fechamento mensal das vendas ou outro período mensurável definido. Analisar dados de um momento anterior colabora para melhorar as vendas futuras.
  2. Planejamento de demanda e vendas: trata-se da previsão de vendas. O objetivo nessa etapa é elaborar um plano de vendas capaz de indicar o que realmente seu e-commerce está disposto a oferecer ao mercado em determinado período, baseando-se na combinação de previsões estatísticas obtidas através de um histórico e outras informações fornecidas pela equipe de vendas, por exemplo.
  3. Planejamento de produção e suprimentos: essa atividade é essencial na definição dos níveis desejados de estoque para cada família de produtos existentes no portfólio de seu negócio.
  4. Reunião para dar início às ações: é uma reunião fundamental para formalizar o planejamento e disseminá-lo para toda a empresa. Sua importância permite que todas equipes estejam alinhadas para que o planejamento seja seguido à risca e os resultados não fujam do esperado de forma negativa.

Controle de estoque

Já que o estoque é parte essencial de todo negócio, controlá-lo é um aspecto fundamental para uma empresa. Porém, à medida que suas vendas aumentam e o mercado muda, é necessário acompanhar o dinamismo para se manter em competição. Rever técnicas e modelos aplicados anteriormente pode ajudar o seu negócio a dar um salto.

Lembre-se: é muito importante que, se sua empresa quer vender mais, que ela esteja preparada para atender uma demanda maior. Além de permitir ter a quantidade certa de itens no momento exato, levando em consideração períodos sazonais de vendas – como datas comemorativas e Black Friday –, o controle eficaz de estoque irá reduzir as chances de perdas, extravios e erros administrativos, como diferenças no número de produtos que constam no estoque físico e no sistema utilizado para o controle.

Embalagem e empacotamento

O investimento em diferenciais como na embalagem dos seus produtos, é uma das estratégias logísticas essenciais na redução de custos e na experiência do cliente.

Uma boa embalagem abre precedentes para um consumidor abordar sua experiência com a marca para outras pessoas. Essa ação pode gerar reconhecimento para o e-commerce e, como desdobramento, atrair ainda mais clientes por meio do marketing boca a boca.

Pense bem, além da questão visual, não deixe de lado os custos que a embalagem gera para o seu negócio. Aposte na simplicidade que tenha vínculo com a qualidade e crie uma relação de confiança com seus fornecedores. Já pensou que essa pode ser a chave para conquistar preços mais competitivos e, a partir disso, o leque de possibilidades para se destacar no mercado só tem a aumentar. Não deixe de pensar nessas possibilidades. 

Frete

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Business Insider , a razão que levou 58% dos entrevistados a desistir de uma compra foi devido a discrepância entre o valor do produto e o valor final da transação, incluindo o envio.

Isso indica que o preço do frete será decisivo para a conversão. Não estou dizendo que você deve inserir frete grátis em seu negócio, sabe-se que isentar o frete requer um planejamento minucioso, enquanto algumas boas práticas podem ajudar na precificação de um frete mais competitivo, como:

Avaliar o perfil das encomendas: possibilita identificar, por exemplo, as regiões com mais frequência de envios, o que permite a negociação com inúmeros parceiros logísticos para obter melhores preços em destinos específicos

Conhecer as políticas e o preço de frete da concorrência: consultar o preço e os prazos da concorrência para então basear suas metas e a negociação com transportadoras é uma tarefa acessível e possibilita que você saiba até que ponto é possível mexer no seu custo de frete para se manter competitivo

Atualizar suas tabelas de frete com frequência: não estagne o preço de frete, realize constantes melhorias, afinal, o mercado é constante e sempre é possível rever algo que possa gerar melhorias nesse aspecto. 

Recepção e expedição de produtos

A conversão de vendas no e-commerce demanda que todas as etapas sejam cumpridas com sucesso. A expedição de mercadorias assume um papel estratégico porque lida de forma direta com o tempo de processamento dos pedidos e com problemas que podem ser evitados antes do transporte, como trocas de produtos por erros no picking, esse é um exemplo. Fatores que impactam diretamente a satisfação do cliente final. Nessa etapa é muito importante ter um checklist bem definido com os seguintes passos:

• Gerar picking list e separar produtos.

• Separar pedidos.

• Montagem de kits.

• Embalar e etiquetar o produto.

• Agrupar os pedidos por transportadora.

Após postar os itens, basta rastrear as encomendas pelo código gerado pelo parceiro logístico e se certificar de que os produtos cheguem ao consumidor final dentro do prazo estabelecido.

Experiência de pós-venda

Para testar a eficácia de uma boa estratégia de logística, faça uma pesquisa de satisfação com o cliente para saber como foi a experiência dele para, a partir disso, observar o NPS (Net Promoter Score) em que é atribuída uma nota de 0 a 10 para o serviço como um todo.

Entretanto, o pós-venda não se restringe à nota intitulada a sua empresa. Os clientes fiéis, aqueles que deram notas de 9 a 10 no NPS, são um importante canal de divulgação de seu negócio, pois ainda que sejam introduzidos novos métodos, o marketing boca a boca se consagra como eficiente, já que está comprovado que consumidores confiam muito mais em indicação de amigos e familiares do que qualquer outro canal, sabendo-se também que hoje em dia tudo é escrito nas redes sociais e existem muitos fóruns de consumidores na internet. Transparência nesse quesito é tudo. 

Otimização da cadeia de suprimentos

Com uma gestão de cadeia de suprimentos eficiente é possível identificar diversos pontos de atenção e fatores que podem ser otimizados em sua operação.

O objetivo é garantir uma cadeia produtiva mais rápida, reduzindo gastos e mantendo a qualidade do serviço vinculada às necessidades do consumidor.

Confira abaixo algumas formas de melhorar a cadeia de suprimentos do seu negócio: 

  1. Faça o mapeamento de todos os processos atuais.
  2. Compartilhe informações com fornecedores.
  3. Garanta a integração entre as áreas.
  4. Aposte em um único sistema para gerir a cadeia de suprimentos.

Investir na logística como diferencial competitivo vai muito além do operacional. Tenha certeza da importância da tecnologia a fim de atender às expectativas cada vez mais urgentes do consumidor e não apenas da empresa. Uma logística mais rápida, flexível, econômica e precisa é o que vem definindo o sucesso de um negócio.

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