Uma boa estratégia logística envolve a análise de diversos processos logísticos. A tomada de decisões inteligentes é muito importante, isso porque elas são responsáveis pelo sucesso de uma empresa.
Por conta disso, se você está a fim de trabalhar a favor do negócio, o processo logístico deve ser bem planejado, executado e controlado. No entanto, práticas que implicam em gastos que podem preocupar os responsáveis pela gestão organizacional devem ser observadas.
A conversão de vendas possibilita conquistar e fidelizar clientes de diversas maneiras a partir de uma estratégia logística eficaz. Questões como qualidade de serviço, disponibilidade do produto, informações claras e entregas dentro do prazo são apenas alguns fatores capazes de agregar valor à experiência do cliente.
Aqui, além de saber qual a melhor estratégia logística para seu negócio, você também vai conferir os principais aspectos que darão o impulso necessário para que a sua estratégia logística faça a diferença em meio a tantas outras e, de quebra, aumente exponencialmente as vendas.
É indiscutível que por trás de todo resultado dito positivo e satisfatório existe um planejamento. Dessa forma, uma empresa pode ter a capacidade de manter-se competitiva e à frente de um bom planejamento, mantendo, assim a organização e o controle da sua operação, definindo também uma estratégia comercial em sintonia com suas estratégias de logística.
Há algumas etapas básicas para guiá-lo para o caminho certo. Sendo elas:
Já que o estoque é parte essencial de todo negócio, controlá-lo é um aspecto fundamental para uma empresa. Porém, à medida que suas vendas aumentam e o mercado muda, é necessário acompanhar o dinamismo para se manter em competição. Rever técnicas e modelos aplicados anteriormente pode ajudar o seu negócio a dar um salto.
Lembre-se: é muito importante que, se sua empresa quer vender mais, que ela esteja preparada para atender uma demanda maior. Além de permitir ter a quantidade certa de itens no momento exato, levando em consideração períodos sazonais de vendas – como datas comemorativas e Black Friday –, o controle eficaz de estoque irá reduzir as chances de perdas, extravios e erros administrativos, como diferenças no número de produtos que constam no estoque físico e no sistema utilizado para o controle.
O investimento em diferenciais como na embalagem dos seus produtos, é uma das estratégias logísticas essenciais na redução de custos e na experiência do cliente.
Uma boa embalagem abre precedentes para um consumidor abordar sua experiência com a marca para outras pessoas. Essa ação pode gerar reconhecimento para o e-commerce e, como desdobramento, atrair ainda mais clientes por meio do marketing boca a boca.
Pense bem, além da questão visual, não deixe de lado os custos que a embalagem gera para o seu negócio. Aposte na simplicidade que tenha vínculo com a qualidade e crie uma relação de confiança com seus fornecedores. Já pensou que essa pode ser a chave para conquistar preços mais competitivos e, a partir disso, o leque de possibilidades para se destacar no mercado só tem a aumentar. Não deixe de pensar nessas possibilidades.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Business Insider , a razão que levou 58% dos entrevistados a desistir de uma compra foi devido a discrepância entre o valor do produto e o valor final da transação, incluindo o envio.
Isso indica que o preço do frete será decisivo para a conversão. Não estou dizendo que você deve inserir frete grátis em seu negócio, sabe-se que isentar o frete requer um planejamento minucioso, enquanto algumas boas práticas podem ajudar na precificação de um frete mais competitivo, como:
• Avaliar o perfil das encomendas: possibilita identificar, por exemplo, as regiões com mais frequência de envios, o que permite a negociação com inúmeros parceiros logísticos para obter melhores preços em destinos específicos
• Conhecer as políticas e o preço de frete da concorrência: consultar o preço e os prazos da concorrência para então basear suas metas e a negociação com transportadoras é uma tarefa acessível e possibilita que você saiba até que ponto é possível mexer no seu custo de frete para se manter competitivo
• Atualizar suas tabelas de frete com frequência: não estagne o preço de frete, realize constantes melhorias, afinal, o mercado é constante e sempre é possível rever algo que possa gerar melhorias nesse aspecto.
A conversão de vendas no e-commerce demanda que todas as etapas sejam cumpridas com sucesso. A expedição de mercadorias assume um papel estratégico porque lida de forma direta com o tempo de processamento dos pedidos e com problemas que podem ser evitados antes do transporte, como trocas de produtos por erros no picking, esse é um exemplo. Fatores que impactam diretamente a satisfação do cliente final. Nessa etapa é muito importante ter um checklist bem definido com os seguintes passos:
• Gerar picking list e separar produtos.
• Separar pedidos.
• Montagem de kits.
• Embalar e etiquetar o produto.
• Agrupar os pedidos por transportadora.
Após postar os itens, basta rastrear as encomendas pelo código gerado pelo parceiro logístico e se certificar de que os produtos cheguem ao consumidor final dentro do prazo estabelecido.
Para testar a eficácia de uma boa estratégia de logística, faça uma pesquisa de satisfação com o cliente para saber como foi a experiência dele para, a partir disso, observar o NPS (Net Promoter Score) em que é atribuída uma nota de 0 a 10 para o serviço como um todo.
Entretanto, o pós-venda não se restringe à nota intitulada a sua empresa. Os clientes fiéis, aqueles que deram notas de 9 a 10 no NPS, são um importante canal de divulgação de seu negócio, pois ainda que sejam introduzidos novos métodos, o marketing boca a boca se consagra como eficiente, já que está comprovado que consumidores confiam muito mais em indicação de amigos e familiares do que qualquer outro canal, sabendo-se também que hoje em dia tudo é escrito nas redes sociais e existem muitos fóruns de consumidores na internet. Transparência nesse quesito é tudo.
Com uma gestão de cadeia de suprimentos eficiente é possível identificar diversos pontos de atenção e fatores que podem ser otimizados em sua operação.
O objetivo é garantir uma cadeia produtiva mais rápida, reduzindo gastos e mantendo a qualidade do serviço vinculada às necessidades do consumidor.
Confira abaixo algumas formas de melhorar a cadeia de suprimentos do seu negócio:
Investir na logística como diferencial competitivo vai muito além do operacional. Tenha certeza da importância da tecnologia a fim de atender às expectativas cada vez mais urgentes do consumidor e não apenas da empresa. Uma logística mais rápida, flexível, econômica e precisa é o que vem definindo o sucesso de um negócio.
A Pier 8 tem soluções logísticas para conversão de vendas. Entre em contato.
Uma boa estratégia logística envolve a análise de diversos processos logísticos. A tomada de decisões inteligentes é muito importante, isso porque elas são responsáveis pelo sucesso de uma empresa.
Por conta disso, se você está a fim de trabalhar a favor do negócio, o processo logístico deve ser bem planejado, executado e controlado. No entanto, práticas que implicam em gastos que podem preocupar os responsáveis pela gestão organizacional devem ser observadas.
A conversão de vendas possibilita conquistar e fidelizar clientes de diversas maneiras a partir de uma estratégia logística eficaz. Questões como qualidade de serviço, disponibilidade do produto, informações claras e entregas dentro do prazo são apenas alguns fatores capazes de agregar valor à experiência do cliente.
Aqui, além de saber qual a melhor estratégia logística para seu negócio, você também vai conferir os principais aspectos que darão o impulso necessário para que a sua estratégia logística faça a diferença em meio a tantas outras e, de quebra, aumente exponencialmente as vendas.
É indiscutível que por trás de todo resultado dito positivo e satisfatório existe um planejamento. Dessa forma, uma empresa pode ter a capacidade de manter-se competitiva e à frente de um bom planejamento, mantendo, assim a organização e o controle da sua operação, definindo também uma estratégia comercial em sintonia com suas estratégias de logística.
Há algumas etapas básicas para guiá-lo para o caminho certo. Sendo elas:
Já que o estoque é parte essencial de todo negócio, controlá-lo é um aspecto fundamental para uma empresa. Porém, à medida que suas vendas aumentam e o mercado muda, é necessário acompanhar o dinamismo para se manter em competição. Rever técnicas e modelos aplicados anteriormente pode ajudar o seu negócio a dar um salto.
Lembre-se: é muito importante que, se sua empresa quer vender mais, que ela esteja preparada para atender uma demanda maior. Além de permitir ter a quantidade certa de itens no momento exato, levando em consideração períodos sazonais de vendas – como datas comemorativas e Black Friday –, o controle eficaz de estoque irá reduzir as chances de perdas, extravios e erros administrativos, como diferenças no número de produtos que constam no estoque físico e no sistema utilizado para o controle.
O investimento em diferenciais como na embalagem dos seus produtos, é uma das estratégias logísticas essenciais na redução de custos e na experiência do cliente.
Uma boa embalagem abre precedentes para um consumidor abordar sua experiência com a marca para outras pessoas. Essa ação pode gerar reconhecimento para o e-commerce e, como desdobramento, atrair ainda mais clientes por meio do marketing boca a boca.
Pense bem, além da questão visual, não deixe de lado os custos que a embalagem gera para o seu negócio. Aposte na simplicidade que tenha vínculo com a qualidade e crie uma relação de confiança com seus fornecedores. Já pensou que essa pode ser a chave para conquistar preços mais competitivos e, a partir disso, o leque de possibilidades para se destacar no mercado só tem a aumentar. Não deixe de pensar nessas possibilidades.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Business Insider , a razão que levou 58% dos entrevistados a desistir de uma compra foi devido a discrepância entre o valor do produto e o valor final da transação, incluindo o envio.
Isso indica que o preço do frete será decisivo para a conversão. Não estou dizendo que você deve inserir frete grátis em seu negócio, sabe-se que isentar o frete requer um planejamento minucioso, enquanto algumas boas práticas podem ajudar na precificação de um frete mais competitivo, como:
• Avaliar o perfil das encomendas: possibilita identificar, por exemplo, as regiões com mais frequência de envios, o que permite a negociação com inúmeros parceiros logísticos para obter melhores preços em destinos específicos
• Conhecer as políticas e o preço de frete da concorrência: consultar o preço e os prazos da concorrência para então basear suas metas e a negociação com transportadoras é uma tarefa acessível e possibilita que você saiba até que ponto é possível mexer no seu custo de frete para se manter competitivo
• Atualizar suas tabelas de frete com frequência: não estagne o preço de frete, realize constantes melhorias, afinal, o mercado é constante e sempre é possível rever algo que possa gerar melhorias nesse aspecto.
A conversão de vendas no e-commerce demanda que todas as etapas sejam cumpridas com sucesso. A expedição de mercadorias assume um papel estratégico porque lida de forma direta com o tempo de processamento dos pedidos e com problemas que podem ser evitados antes do transporte, como trocas de produtos por erros no picking, esse é um exemplo. Fatores que impactam diretamente a satisfação do cliente final. Nessa etapa é muito importante ter um checklist bem definido com os seguintes passos:
• Gerar picking list e separar produtos.
• Separar pedidos.
• Montagem de kits.
• Embalar e etiquetar o produto.
• Agrupar os pedidos por transportadora.
Após postar os itens, basta rastrear as encomendas pelo código gerado pelo parceiro logístico e se certificar de que os produtos cheguem ao consumidor final dentro do prazo estabelecido.
Para testar a eficácia de uma boa estratégia de logística, faça uma pesquisa de satisfação com o cliente para saber como foi a experiência dele para, a partir disso, observar o NPS (Net Promoter Score) em que é atribuída uma nota de 0 a 10 para o serviço como um todo.
Entretanto, o pós-venda não se restringe à nota intitulada a sua empresa. Os clientes fiéis, aqueles que deram notas de 9 a 10 no NPS, são um importante canal de divulgação de seu negócio, pois ainda que sejam introduzidos novos métodos, o marketing boca a boca se consagra como eficiente, já que está comprovado que consumidores confiam muito mais em indicação de amigos e familiares do que qualquer outro canal, sabendo-se também que hoje em dia tudo é escrito nas redes sociais e existem muitos fóruns de consumidores na internet. Transparência nesse quesito é tudo.
Com uma gestão de cadeia de suprimentos eficiente é possível identificar diversos pontos de atenção e fatores que podem ser otimizados em sua operação.
O objetivo é garantir uma cadeia produtiva mais rápida, reduzindo gastos e mantendo a qualidade do serviço vinculada às necessidades do consumidor.
Confira abaixo algumas formas de melhorar a cadeia de suprimentos do seu negócio:
Investir na logística como diferencial competitivo vai muito além do operacional. Tenha certeza da importância da tecnologia a fim de atender às expectativas cada vez mais urgentes do consumidor e não apenas da empresa. Uma logística mais rápida, flexível, econômica e precisa é o que vem definindo o sucesso de um negócio.
A Pier 8 tem soluções logísticas para conversão de vendas. Entre em contato.