Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Esqueça logística reversa: conheça as melhores alternativas

21.7.2019 12:14

Um desafio para quem atua no e-commerce é a logística reversa. Como conseguir entregar em dia um produto para uma área de risco? Como deixar um cliente satisfeito após a troca do produto? Quando funciona de forma estratégica e dinâmica ela pode fazer toda a diferença para seu e-commerce, possibilitando até o aumento de lucros.

Esqueça logística reversa

Porém, quando o cliente não recebe o produto à imagem da empresa pode ficar negativa. Antes de tudo para a logística reversa funcionar é preciso dinamizar os processos em relação ao seu funcionamento, como também deixar bem claro a regulamentação em relação a pedidos de troca. Desta forma, destacamos alternativas para melhorar esse desempenho.

Leia também: Você sabe o que é fulfillment? Saiba como essa prática pode reduzir custos do seu e-commerce

Esqueça logística reversa: conheça as melhores alternativas

Atendimento de qualidade: dentro do e-commerce, estratégias para diminuir a logística reversa está sempre evoluindo, a ideia é criar novas alternativas e assim deixar o cliente satisfeito. As políticas de troca e devoluções precisam estar claras, em alguns casos há até cobranças a partir da segunda troca para a empresa não sair perdendo. Mas tudo isso deve ser esclarecido ao cliente. Em relação a atraso, dificuldade de entrega do produto, a área da comunicação precisa conversar e comunicar o cliente sobre as dificuldades para entrega do produto. A comunicação com o cliente é importante em todas as etapas. Seja claro e objetivo!

logística reversa

Escolha por transportadores regionais: escolher uma empresa que atue com experiência é sempre uma boa saída. Em casos de zona de risco opte pela escolha de transportadoras regionais para efetuar este tipo de serviço.

Separamos para você: Descubra como Fazer o Calculo de Frete sem Prejuízo

Pontos de venda: algumas lojas possuem pontos de venda físicos e essa também pode ser uma solução. Já para aquelas que não têm, uma solução é fazer a troca junto há um local com a transportadora, mas só em caso de demanda alta de troca. Mas isso tudo deverá ser analisado e estudado pela empresa, como cada uma sente os impactos negativos ou positivos da logística reversa. O que só não pode acontecer é a logística reversa dominar o mundo, boas estratégias e políticas claras, devem ser uma prioridade para os lojistas virtuais.

Contorne problemas de Logística Reversa com Pier8

Com um time de profissionais especializados na operação de Picking and Packing, o Pier8 define com o cliente a forma de proteção dos seus produtos, além dos processos de entrada serem via WMS. Tudo para garantir a satisfação total do seu cliente. Venha nos conhecer!

Leia mais: Como o fulfillment vai otimizar seu e-commerce: descubra já!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert