Era das compras online, o que você tem à dizer sobre o carrinho na sua loja virtual? É muito frustrante quando vemos o número de pessoas que praticamente fecharam negócio e do nada desistiram no meio do caminho.
Além de se muito triste essa ação pode indicar que em algum momento houve uma distração, ou real desistência da compra, a grande questão é descobrir o porquê, uma vez que o cliente estava tão próximo da conclusão da compra.
Seu e-commerce precisa estar preparado para todo tipo de imprevistos, inclusive a possibilidade de carrinho abandonado. Mas você vai deixar para lá? Não mesmo! Essa é a hora de arregaçar as mangas e ir atrás do cliente que está saindo de fininho pela porta da frente e deixando as compras no balcão.
Claro que essa conversão só será possível se você tiver tato, conhecimento e estratégia, e o combo completo você não consegue da noite para o dia. São necessárias algumas horas para compreender o que se passou na mente no cliente, e qual o investimento necessário para trazê-lo de volta.
Não precisa se desesperar quando isso acontecer, pois infelizmente essa é uma prática comum em praticamente todas as lojas virtuais. Mas sendo um bom administrador, será possível contornar a situação e ainda ganhar estrelinhas no final da compra.
Muitos fazem confusão nessa hora, acreditam que o abandono acontece em um ponto específico simplesmente porque o cliente não estava completamente satisfeito com o produto.
A verdade é que não acontece em um único ponto, e os motivos podem ser diversos. Se o cliente adicionou algum item na lista, mas no final das contas não finalizou, isso pode ser considerado abandono de carrinho.
O momento que isso acontece podem vir em vários formatos, tais como:
A questão que não deve nunca ficar de lado é: se o cliente chegou tão próximo, passando por todas as etapas do funil de vendas, por qual motivo não concluiu a compra?
Apenas com essa pergunta em mente que você terá disposição para descobrir o que houve e achar uma forma de solucionar o problema e converter a situação para benefício do seu e-commerce.
Não desista! Abandonar o carrinho não significa compra perdida. Estudos apontaram que cerca de 70% dos carrinhos abandonados não estão definitivamente perdidos. Essa é uma excelente perspectiva para correr atrás do prejuízo.
Claro que existem vários quesitos que levam uma pessoa a desistir da compra, é necessário descobrir quais são para poder tratar pontualmente cada caso. Vamos dar algumas dicas básicas para ficar de olho, segue abaixo:
Existem dois grandes fatores mais citados pelos consumidores que os fazem desistir de uma compra, são eles, valor do frete e a falta de opções de meios de pagamento.
Na maioria das vezes, isso ocorre porque a loja não passa essas informações em detalhes logo na página do produto. Encontramos vários sites que só mostram o valor do prazo e custo de frete durante o checkout.
Tendo essas informações em mente, temos alguns pontos a destacar:
Uma razão bastante relevante é o fato dos consumidores terem que pensar ou agir demais para completar a compra de um produto. Todo esse processo deve vir antes da finalização da compra e não durante.
Exigir cadastros, formulários extensos, botões de CTA confusos e lentidão no carregamento das páginas só dificultam a compra, estressam o cliente, e caso ele não esteja realmente desesperado a compra não acontecerá no seu site.
É válido considerar também a questão de valores, por isso é bom estar de olho na precificação dos concorrentes. Não estamos dizendo para reduzir os valores ao máximo para poder ter mais vendas, mas caso o valor esteja muito diferente e acima do mercado você pode ter problemas.
Hoje com tantas formas de pesquisar os valores, fica cada vez mais fácil de saber o que está acontecendo a nossa volta, então não vá perder vendas por besteira.
É muito comum clientes desconfiarem de lojas virtuais, principalmente por algumas delas serem palcos de fraudes que levam as pessoas a desconfiarem dos demais e-commerces.
Para que isso não ocorra no seu site obtenha selos de e certificados que garantam a segurança dos dados do usuário.
Existem algumas estratégias que você pode utilizar na busca de reconquistar o cliente e fazer com que ele finalize a compra. Para isso é necessário compreender a necessidade do seu cliente e o motivo pelo qual ele abandonou esse carrinho.
Algumas dessas estratégias são:
Conclusão
O e-commerce é um excelente mercado que vem se expandindo a cada dia. Por conta disso é necessário estar por dentro das atualizações e fazer de tudo para ter um bom relacionamento com seu cliente para que esse não seja mais um motivo para abandono de carrinho.
Tenha foco e sempre analise o número de possíveis clientes que estão abandonando a compra e o que fazer para fidelizá-los, apenas assim você conseguirá converter a situação a seu favor.
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Até a próxima!