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Entenda o impacto do Coronavírus no seu e-commerce

12.5.2020 11:57

Nessa altura do campeonato você já deve estar bem informado sobre o assunto do momento: coronavírus. E realmente, precisamos falar sobre isso. 


Diante de todo esse cenário, o que também está em pauta é o impacto no mercado de produtos de consumo ao redor do mundo. Em outros momentos de pandemia aprendemos algumas questões importantes sobre esse assunto.


 Algumas mudanças de comportamento são essenciais nesse momento, como: 


  1. Compras proativas para a saúde;
  2. Gestão de saúde reativa;
  3. Planejamento da Despensa;
  4. Preparação para a vida em distanciamento social;
  5. Estar aberto para uma vida mais restrita; 
  6. Tudo isso encarado com o máximo possível de normalidade.


Neste artigo vamos apresentar as principais transformações que envolvem o impacto do coronavírus no seu e-commerce.

Como o Coronavírus impacta na economia

Entenda o impacto do Coronavírus no seu e-commerce

Mudanças nos hábitos dos consumidores


  1. Aumento do interesse por produtos para a manutenção geral da saúde e bem-estar;
  2. Prioridade aos produtos indispensáveis para a contenção do vírus, saúde e segurança pública;
  3. Armazenamento de alimentos e uma vasta gama de produtos de saúde;
  4. Aumento das compras online e diminuição ou total restrição de ida ao comércio (valorizando os e-commerces);
  5. Com a proibição das viagens de compras, vem a preocupação com o aumento dos preços;
  6. Mesmo quando retornarem à rotina diária, irão manter cautela redobrada com a saúde.


Os últimos dias o tema mais comentado tem sido o coronavírus e isso é totalmente compreensível. Afinal, COVID-19 causa infecções respiratórias que podem levar à morte, sobretudo pela falta de aparelhos respiratórios suficientes para atender à população mais sensível (já com doença prévia ou mais idosos). Por outro lado, o surto foi repentino, tem se alastrado rapidamente e ainda não há vacina, por isso é normal o medo e a euforia das pessoas.


Mas, nesses momentos é comum enfatizarem somente o problema. Hoje, quero chamar você a procurar as soluções e enxergar as oportunidades tanto para a vida pessoal, como para o comércio eletrônico.

Reeducação sanitária e e-commerce como alternativa para o comércio

Entenda o impacto do Coronavírus no seu e-commerce

O momento é uma oportunidade para se reeducar com relação à nossa saúde e higiene.

Os principais cuidados de prevenção são questões que deveriam ser feitas no cotidiano. São condutas básicas, como lavar bem as mãos com água e sabão; evitar passar as mãos na boca, nos olhos e no rosto em geral; evitar lugares com pouca ou sem qualquer ventilação, etc. Apesar de simples, são medidas importantes que evitam diversos tipos de doenças, desde as mais simples até as mais complexas.


Além disso, o surto de coronavírus também é uma oportunidade de crescimento para o comércio eletrônico brasileiro, que continua em ascensão. 


Diante disso, apesar da crise e do medo, que nem é preciso falar disso, eu vejo esse momento também como uma baita oportunidade. Muitos lugares ao redor do mundo, inclusive no Brasil, têm fechado as portas, cancelado eventos, com o objetivo de evitar as aglomerações, pois isso fortalece a contaminação pelo vírus.


Certamente, tratam-se de medidas necessárias Mas como as pessoas irão fazer para comprar produtos básicos para a sobrevivência, como alimentos, materiais de higiene ou qualquer outro produto que queira?


No passado, não tínhamos muitas alternativas, entretanto hoje é possível comprar quase tudo em e-commerces. Como disse anteriormente, o comércio eletrônico cresceu muito no Brasil. Nos dias de hoje, vários supermercados já vendem carne fresca pela internet. Além disso, já é possível comprar muitos remédios por esse canal, assim como outros tipos de produtos farmacêuticos, alimentos, roupas, enfim, a lista é imensa.


Diante disso, eu enxergo que o varejo online tem uma grande oportunidade de crescimento, como eu nunca vi antes. Entretanto, mais do que isso, surge também como uma alternativa bastante eficaz a esse momento crítico. Um caminho para que as pessoas não precisem parar suas vidas de forma total e também para que os lojistas de lojas físicas não se prejudiquem tanto com a situação.

Foco no comércio eletrônico

Caso você tenha uma loja física e uma loja virtual, comece agora mesmo a investir na loja virtual. Faça uma campanha de reeducação com os seus clientes. Apresente os canais online de seu e-commerce, ligue para eles e os convide a continuar consumindo pela internet.


Dessa maneira, mesmo que você precise fechar a loja física ou que ela esteja vazia por causa da quarentena, você terá esse outro canal de negócio, que será um diferencial importante em tempos como esses.


Não se esqueça que a concorrência no comércio eletrônico será ainda maior nesse período e as lojas que oferecem a melhor experiência de compra sairão na frente. Por isso, não se esqueça de tomar alguns cuidados para que o funcionamento de sua loja virtual seja eficiente:


  • invista em vitrines eficientes que mostrem os produtos mais relevantes para o consumidor;
  • aposte em uma busca inteligente, para que o cliente tenha um fácil e rápido acesso aos produtos que procura;
  • reorganize a oferta de produtos, para que não sejam apresentados aqueles que não poderão ser entregues, devido à situação de isolamento e/ou de rotas comerciais suspensas;
  • informe-se sobre como as transportadoras estão trabalhando. Veja quais funcionarão normalmente e quais irão diminuir a frequência de trabalho;
  • deixe bem claras as condições de compra, sono que diz respeito à entrega.


Precisamos estar preparados para tudo, sem desespero. Podemos e devemos sim preservar nossa saúde e a vida da população. Mas, além disso, podemos ajudar as pessoas a terem acesso ao máximo de serviços e produtos com o auxílio da internet.


É nossa obrigação enquanto profissionais do e-commerce disseminar essa informação e nos colocar à disposição da população de uma maneira que o comércio não precise ser interrompido. É necessário, sem dúvidas, evitar a aglomeração, mas não há necessidade de parar tudo e nem de entrar em pânico. Afinal, toda crise é uma oportunidade de transformação.

Impacto do Coronavírus no e-commerce: quais são os próximos capítulos 

Entenda o impacto do Coronavírus no seu e-commerce

Em muitos casos, abastecimento de compras (de diversos tipos) vão assegurar de compras futuras, o que pode gerar um ponto mínimo de vendas a médio prazo, a medida que esses produtos vão sendo consumidos de maneira gradual. Entretanto, sobretudo em relação aos alimentos, os produtos podem chegar a experimentar uma expansão sustentável, já que os lares passam a consumir mais em casa do que fariam em outros momentos.


Apesar de ser uma situação muito difícil e triste, o consumidor tende a mudar devido a crise e desenvolver hábitos de saúde, nutrição e saneamento, o que representa uma oportunidade para que os fabricantes fortaleçam ainda mais a consciência dos consumidores sobre estes temas (por sinal, tão importantes) e, dessa forma, captar e ampliar suas demandas a longo prazo. 


Outra tendência é a importância do canal online,dessa maneira, torna-se prioridade desenhar uma estratégia adequada para esse canal de acesso. Por outro lado, esse panorama é um recado sobre a necessidade de seguir impulsionando as cadeias de suprimento e logística, de modo a contar com flexibilidade suficiente para responder às mudanças do comportamento de consumo mediante a eventos como o COVID-19.


Além disso, os momentos de quarentena e em família propiciam a retomada do consumo de meios de comunicação tradicionais. Sem contar que é uma prioridade examinar as capacidades das nossas diversas plataformas e otimizar estratégias para impulsionar a nossa comunicação com os consumidores e o seu compromisso com as nossas marcas.

Terceirizar a logística em tempos de crise econômica

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

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