Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
24
12
2020

Entenda como o sistema WMS auxilia a logística hospitalar

logística

A logística hospitalar exige a ação de mapear casos e evoluções de contágio, e isso é possível a partir dos atendimentos registrados no fluxo da logística, em que é possível obter relatórios completos que permitem tomar decisões mais assertivas a respeito do combate ao vírus.

Para começar, pense por exemplo no abastecimento de máscaras, de acordo com recomendação dos profissionais da saúde de que cada pessoa precisaria usar no mínimo três máscaras por dia, seriam necessárias milhões delas por dia para atender somente a população de São Paulo, nesse processo está envolvido: controle de compra e distribuição para não sobrar, faltar ou mesmo não haver desvios dos insumos.

Diante disso, a implementação de uma logística hospitalar inteligente nos sistemas públicos e privados é muito importante. A partir dela, há mecanismos que permitam o controle de dados e situações para a melhor tomada de decisões, sejam em atividades regulares do dia a dia, seja em situações de prevenção e contenção de doenças emergentes, como a que se apresenta agora com o coronavírus.

Tecnologia na Logística, mais do que nunca, tem se mostrado importante, o sistema WMS entra aqui! Ambos conceitos caminham juntos para o futuro, afinal, tecnologia em logística já é uma realidade. Por menor que seja o negócio, todos já se beneficiam de alguma tecnologia, seja um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Desse modo, os profissionais dessa área devem conhecer as novidades a respeito do assunto, pois é uma forma de ganhar destaque frente à concorrência, e isso certamente vai trazer benefícios no dia a dia empresarial, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, e muitos outros benefícios.

Como o sistema WMS impacta na Logística Hospitalar

Um software, como o sistema WMS tem potencial para tornar o trabalho mais seguro para a equipe, como também reduzir custos operacionais de forma considerável. Além de tornar a atividade mais exata, evitando erros, por funcionar de maneira automática.

Um dos desdobramentos a respeito do mundo cada vez mais digital é que estamos vivendo a era da automatização. Estudos apontam que muitas empresas já estão inseridas nessa dinâmica, e hoje têm soluções diversificadas nos setores internos da indústria e/ou empresa. 

Não seria por menos, o impacto positivo das tecnologias na logística hospitalar. Contar com ferramentas para otimizar os processos logísticos é o que irá gerar melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, sobretudo na nova era em que é essencial prestar um serviço mais ágil e de qualidade, e assim manter-se na concorrência.

A partir da ideia de que é preciso ‘’segurar’’ as demandas do novo mercado, o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, surge para contemplar visionários. 

Qual a função do WMS (Warehouse Management System) na logística?

O WMS nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.

Com isso, houve uma revolução nos setores que demandam logística eficiente. Se antes o controle era feito manualmente, a partir dessa solução o próprio software assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição. O resultado? Diminuição de falhas nos processos logísticos e redução de custos, mas a lista não para por aí, além disso:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção;

O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:

  • Registra entrada e saída de mercadorias;
  • Atualizar o inventário com informações gerais sobre os produtos, como data de validade, peso, dimensões e número de lote;
  • Impulsiona a organização do estoque, com base na demanda, otimizando o espaço disponível;
  • Fornece relatórios atualizados sobre o status dos produtos no armazém.

Tecnologia por trás da logística hospitalar

Há em utilização no mercado etiquetas para os lotes de mercadorias que ativam sensores capazes de dar baixa quando os itens entram no estoque de insumos, quando são direcionados para a linha de produção e, em outro momento, integram o estoque de produtos acabados que devem ser enviados aos clientes.

Dessa forma, cada remessa pode ser de forma individual, assegurando que ela foi embarcada e entregue ao destinatário conforme as especificações do pedido.

Ao ser aplicado à logística, tal integração entre os recursos tecnológicos possibilita o acesso aos pedidos para identificar em qual etapa de produção está localizado.

Ela possibilita o acompanhamento dos níveis de estoque em tempo real, torna-se mais proativo ao repor os itens conforme necessidade e o transporte de cargas torna-se mais seguro com monitoramento 24 horas diariamente.

Plataforma Logística: sem falhas para hospitais 

Quando as demandas aumentam, como nessa pandemia, que a logística hospitalar teve que se desdobrar em mil, isso significa que a empresa (no caso, hospital) precisa cumprir com seus compromissos. Apostar na plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais considerado importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega.  

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para negócios modernos! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas, além do mais, estamos ansiosos por sua parceria!


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?