Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
15
06
2020

Entenda como funciona a logistica do Mercado Livre

logística
logística para e-commerce
e-commerce

A solução em logística do Mercado Livre é o Mercado Envios Full, trata-se de uma solução fulfillment. Ou seja, é enviado pelo lojista o próprio estoque para o centro de distribuição do Mercado Livre e todo o restante do processo é realizado pelo mecanismo. O fulfillment em questão cuida da armazenagem, separação, embalagem, envio e pós-venda de cada pedido. Dessa forma, o lojista tem mais tempo para cuidar de outros aspectos relacionados à  empresa e ampliar o seu negócio.

Como funciona a logística do Mercado Livre

Entenda como funciona a logistica do mercado livre
  • Menor custo devido escala

Numa única estrutura física, equipe, equipamentos, são realizadas operações de diversas lojas, desta forma o custo total é dividido entre todas elas, como consequência o custo unitário é menor.

  • Maior qualidade dos serviços

A busca pela melhoria contínua e a aplicação de métodos e ferramentas de qualidade somada aos procedimentos padrões das atividades garantem melhor Nível de Serviço.

  • Menores tempos de operação

 O espaço, layout, equipamentos, sistemas e pessoas planejadas e implementadas para que as atividades aconteçam no menor tempo possível.

  • Redução de vínculo de empregos

Não é essencial contratação e relação direta de emprego com funcionários com funções relacionadas a Logística.

  • Gestão da operação por terceiros

A empresa de Logística é responsável por todo o fluxo logístico, tais como: receber, conferir, armazenar, montar os pedidos, expedir, etc.

  • Liberação de espaço físico

 O estoque ocupa muito espaço, principalmente sem local, sistemas de armazenagem e movimentação adequados.

  • Menor imobilização de capital

Sistemas de armazenagem, movimentação, servidores, computadores, impressoras térmicas, aparelhos de embalamento, entre outros requerem altos investimentos.

Como funciona a logística do Mercado Livre: O que é fulfillment?

Entenda como funciona a logistica do mercado livre

Podemos definir o fulfillment como um conjunto de operações e atividades que são realizadas desde o recebimento do pedido no e-commerce até a entrega do produto. Dentro dele podemos referenciar alguns processos como o recebimento, armazenamento, picking (def: separação e preparação de pedidos),embalagem do produto, faturamento e expedição.


Entretanto, esses processos quando somados podem representar uma fatia muito importante no total de custos da operação virtual. Vamos a um exemplo, se o lojista envia produtos a mais no pedido sem conferência, o que pode ocorrer são grandes perdas financeiras.


E é justamente por este motivo que alguns dos grandes players escolhem por terceirizar essas atividades com empresas especializadas em full-commerce. Sabe-se que outras organizam, por exemplo, um padrão de serviços, usando um SLA de d+0.


O modelo fulfillment ocorre quando o varejista terceiriza toda parte de planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, meios de pagamento e análises de resultados do comércio eletrônico do seu negócio. Este método irá possibilitar uma visão total de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, direcionando todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, do mesmo modo que irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado. 


A implementação do full commerce garante que os custos sejam reduzidos e as vendas aumentem. Atualmente, sabemos que a participação das vendas de lojistas dentro dos negócios online dos principais varejistas ultrapassa os 25% em faturamento e 35% em quantidade de pedidos. 


A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 


Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?