Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
16
01
2021

Entenda como adaptar a logística de moda ao same day delivery

Tag
logística
same day delivery

As entregas no mesmo dia, também conhecido por same day delivery, podem ser uma diferencial competitivo para o setor de moda. O comércio eletrônico brasileiro está indo na contramão das lojas físicas, principalmente agora, que vivenciamos a pandemia da covid e maior movimentação na dinâmica interativa da internet: comprar, vender e se relacionar. 

Para comprovar o crescimento contínuo do comércio eletrônico, o segmento de moda online, por exemplo, caminha a passos largos, independente da crise econômica. 

Mas ao mesmo tempo que há um crescimento interessante do e-commerce de moda, por outro lado, também há o crescimento exponencial de novos competidores. Diante dessa realidade, torna-se fundamental estar em busca de inovação e visão de negócios para encarar os desafios colocados. Portanto, o Same Day Delivery é uma dessas indicações de futuro que não podem, de maneira alguma, ser desprezadas por pessoas que estão preocupadas com a logística de moda

Como adaptar a logística de moda ao same day delivery

Se tratando de estratégia, um dos principais entraves na competição com o varejo físico, para o setor da moda, ainda são os altos prazos para entrega. O consumidor moderno preza por soluções rápidas, e esse é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas desistam de comprar no setor de vestuário e alimentação.

O Same Day Delivery é uma das alternativas para cobrir essa fragilidade do setor de moda, pois traz segurança ao ambiente virtual, em que milhões de clientes se queixavam dos prazos de entrega longos.

No setor de moda, esse fator era decisivo quando o assunto era captação de novos clientes. Certamente não é muito difícil de compreender, afinal, quem compra uma roupa espera recebê-la rápido, há também situações em que a pessoa está se preparando para um evento especial e precisa de uma roupa de última hora! Imagina um mundo sem same day delivery no urbano? 

Pensando em investimento, a verdade é que o valor agregado que essa logística de entrega possibilita em torno do aumento de faturamento e ampliação da carteira de clientes supera exponencialmente os custos de implantação. Uma prova disso é que os maiores players do mercado de moda na internet já entraram com tudo na tendência ‘’same day delivery’. Veja como implementar essa solução:

1- Supply Chain Management direcionado para a entrega “expressa”

Considerando a logística de moda, ou seja, para tornar viável o Same Day Delivery no setor, é necessário ter diversos parceiros. É importante, por exemplo, que os fornecedores, preferencialmente, estejam próximos ao centro de distribuição de seu comércio eletrônico, se for o caso. Por outro lado, deve estar próxima dos centros onde há maior demanda. São detalhes que reduzirão os custos de transporte e permitirão a realização de um maior número de viagens para entregas dedicadas no mesmo dia, além de outros aspectos.

2- Tecnologia logística para o cronograma de entregas fluir

O mundo cada vez mais digital faz a gente se consagrar na era da automatização. Estudos apontam que muitas empresas já estão inseridas nessa dinâmica, e hoje têm soluções diversificadas nos setores internos da indústria e/ou empresa. 

Não seria por menos, os consumidores mudaram seu comportamento nos últimos anos. Por exemplo, há pessoas que desistem de compras quando o tempo de entrega é muito longo. Essa situação traz à tona uma realidade incontestável: não basta ter um produto de qualidade, o tempo de entrega é um diferencial a ser considerado. 

Em meio a tudo isso, ter à sua disposição ferramentas para otimizar os processos logísticos é o que irá gerar melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, sobretudo na nova era em que é essencial prestar um serviço mais ágil e de qualidade, e assim manter-se na concorrência.

A partir da ideia de que é preciso ‘’segurar’’ as demandas do novo mercado, o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, surge para contemplar visionários.

3- Conte com um parceiro logístico 

Ter um parceiro logístico com expertise em entregas no mesmo dia é primordial para um negócio que atua na internet conseguir tirar todo o proveito que este grande diferencial fornece aos consumidores. 

A terceirização de logística com a Pier 8 envolve o sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção.

Para o setor da moda, same day delivery cai como uma luva! A principal vantagem em terceirizar logística é contar com uma equipe altamente qualificada e dedicada no setor logístico, prestando todo o suporte para um negócio voar. Dessa forma, todo o restante das atividades na indústria ganham mais atenção, os contratantes usam esse tempo para dedicação exclusiva ao próprio negócio. Vantagens em terceirizar a logística na indústria:

  • Aumento de produtividade;
  • Maior qualidade nos serviços;
  • Agilidade e eficiência;
  • Flexibilidade;
  • Otimizar tempo;
  • Segurança;
  • Redução do trabalho manual;
  • Reduzir os custos;
  • Rentabilidade.

A Pier 8 pode ser sua parceira logística! Para Same day Delivery (atendemos em São Paulo). Que tal terceirizar a logística e focar em outros setores do seu negócio? Entre em contato conosco!  



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?