Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
03
08
2021

Entenda a real importância da prevenção de perdas na logística

Tag
Confira nossas postagens sobre Logística aqui na Pier8!

Um planejamento bem sucedido de prevenção de perdas na logística pode ser um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. 

É fundamental agir de maneira eficiente para prevenir perdas em empresas que podem levar a uma receita menor e comprometer o faturamento.

Para ficar mais evidente a situação, um desafio logístico bem atual foi em relação ao transporte das vacinas contra a Covid-19.

Neste caso, a carga precisa ser rastreada e monitorada constantemente, tanto devido à conservação quanto pelas possibilidades de avaria, sinistro ou atrasos.

Além disso, vale ressaltar que o transporte das vacinas precisavam atender aos padrões de temperatura exigidos de -70ºC e se manter estável até o destino final. Ou seja, planejar a prevenção de perdas na logística foi fundamental neste processo.

O que é a prevenção de perdas na logística?

Prevenir perdas na logística é constituída por uma série de processos e soluções cujo objetivo final é evitar prejuízos devido a determinados acontecimentos. Para ser mais claro, é necessário se antecipar a situações de perdas que possam acontecer com base em um planejamento. Algumas perdas na logística que podem ser evitadas com planejamento são: 

No Brasil, um dos principais desafios logísticos é o roubo de cargas. Antes da pandemia, lá em 2019, foram registrados mais de 18 mil roubos de cargas no Brasil, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC).

O número vem diminuindo devido ao planejamento e gestão de perdas das empresas, contudo, ainda é uma quantidade muito alta de roubos. Os prejuízos computados somam em mais de R$1.40 bilhão.

A criação de uma cultura empresarial voltada à prevenção é uma das principais iniciativas a fim de impedir perdas e minimizar os riscos!

Como funciona a prevenção de perdas na logística?

Da mesma maneira que acontece no gerenciamento de riscos na logística, é através do planejamento e gestão que é possível pensar nos passos que devem ser tomados para prevenir perdas e minimizar os impactos financeiros.

Dessa forma, o primeiro passo deve ser a própria estruturação da área de prevenção de perdas. Após isso, cada processo deve ser mapeado e bem desenhado, com o objetivo de identificar onde estão os riscos da logística

Prevenção de perdas na logística: como garantir a segurança dos processos? 

Há diferentes maneiras de melhorar pontos críticos em um negócio a fim de garantir uma boa gestão de prevenção de perdas na logística

Separamos três principais exemplos que, quando bem alinhadas ao planejamento, tendem a minimizar os riscos e fortalecem a segurança.

Implementação de KPIs de gestão operacional

KPIs tratam-se de Indicadores Chave de Desempenho (Key Performance Indicator, em inglês). Ou seja, são métricas para medir e avaliar de modo objetivo o desempenho dos processos que são mais importantes dentro de um negócio. Na logística, esses indicadores são capazes de auxiliar o gestor a tomar ações e reações apropriadas para o armazenamento, transporte, entrega, entre outros.

Desta maneira, implementar KPIs para avaliar o estoque e as perdas permitem identificar o maior aspecto de incidências e possíveis resultantes disso. Assim, a melhor recomendação é incorporar as devidas ações corretivas para tomar decisões e solucionar os problemas.

Capacitação da equipe

O fator humano é uma condição que também merece atenção. Afinal, são os colaboradores envolvidos nos processos logísticos os maiores responsáveis pelo sucesso (ou fracasso) da operação. Por conta disso, a equipe deve ser formada por pessoas capacitadas e engajadas na prevenção de perdas na logística.

  • Faça reuniões periódicas com todos os profissionais envolvidos na logística;
  • Procure motivar para que se sintam à vontade em identificar;
  • Mapeie as possíveis falhas nos processos logísticos.

Além de treinar sua equipe, é preciso contratar pessoas que tenham no horizonte organizativo disciplina e potencialidades para aperfeiçoamento.

Auditoria interna

As ações para otimizar as tarefas de seu negócio, além de ter o controle de uma boa auditoria de cada processo é outra maneira eficaz de melhorar a prevenção de perdas na logística. Algumas ações importantes para esse processo: 

  • checklists de verificação e controle de estoque;
  • inventários;
  • recepções de mercadorias, entre outros. 

O maior objetivo é verificar cada processo e apresentar à área da auditoria os resultados e plano de ação para a correção dos riscos.

Integração de tecnologias e softwares para prevenir perdas na logística 

O uso da tecnologia e de softwares capazes de auxiliarem na prevenção de perdas na logística são diferenciais importantes no mercado atual. 

Atente-se: não estamos dizendo apenas sobre a necessidade de câmeras de segurança nos armazéns, mas também programas que monitoram a frota e que fazem a roteirização de cargas.

A partir da incorporação de um sistema que integre todas as etapas do seus processos logísticos irá facilitar o dia a dia de sua empresa. É fundamental garantir a segurança desde a gestão do estoque até o transporte da mercadoria, integrando as informações de forma inteligente e eficiente. 

A plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

O negócio poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os clientes que já estão fidelizados e futuros, afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. Esse pensamento é mais um segredo revelado, por nós, para o crescimento de seu negócio!

Entre em contato, podemos agendar uma conversa. Temos soluções a partir de nossa plataforma logística. 



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tag
Confira nossas postagens sobre Logística aqui na Pier8!

Entenda a real importância da prevenção de perdas na logística

Um planejamento bem sucedido de prevenção de perdas na logística pode ser um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. 

É fundamental agir de maneira eficiente para prevenir perdas em empresas que podem levar a uma receita menor e comprometer o faturamento.

Para ficar mais evidente a situação, um desafio logístico bem atual foi em relação ao transporte das vacinas contra a Covid-19.

Neste caso, a carga precisa ser rastreada e monitorada constantemente, tanto devido à conservação quanto pelas possibilidades de avaria, sinistro ou atrasos.

Além disso, vale ressaltar que o transporte das vacinas precisavam atender aos padrões de temperatura exigidos de -70ºC e se manter estável até o destino final. Ou seja, planejar a prevenção de perdas na logística foi fundamental neste processo.

O que é a prevenção de perdas na logística?

Prevenir perdas na logística é constituída por uma série de processos e soluções cujo objetivo final é evitar prejuízos devido a determinados acontecimentos. Para ser mais claro, é necessário se antecipar a situações de perdas que possam acontecer com base em um planejamento. Algumas perdas na logística que podem ser evitadas com planejamento são: 

No Brasil, um dos principais desafios logísticos é o roubo de cargas. Antes da pandemia, lá em 2019, foram registrados mais de 18 mil roubos de cargas no Brasil, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC).

O número vem diminuindo devido ao planejamento e gestão de perdas das empresas, contudo, ainda é uma quantidade muito alta de roubos. Os prejuízos computados somam em mais de R$1.40 bilhão.

A criação de uma cultura empresarial voltada à prevenção é uma das principais iniciativas a fim de impedir perdas e minimizar os riscos!

Como funciona a prevenção de perdas na logística?

Da mesma maneira que acontece no gerenciamento de riscos na logística, é através do planejamento e gestão que é possível pensar nos passos que devem ser tomados para prevenir perdas e minimizar os impactos financeiros.

Dessa forma, o primeiro passo deve ser a própria estruturação da área de prevenção de perdas. Após isso, cada processo deve ser mapeado e bem desenhado, com o objetivo de identificar onde estão os riscos da logística

Prevenção de perdas na logística: como garantir a segurança dos processos? 

Há diferentes maneiras de melhorar pontos críticos em um negócio a fim de garantir uma boa gestão de prevenção de perdas na logística

Separamos três principais exemplos que, quando bem alinhadas ao planejamento, tendem a minimizar os riscos e fortalecem a segurança.

Implementação de KPIs de gestão operacional

KPIs tratam-se de Indicadores Chave de Desempenho (Key Performance Indicator, em inglês). Ou seja, são métricas para medir e avaliar de modo objetivo o desempenho dos processos que são mais importantes dentro de um negócio. Na logística, esses indicadores são capazes de auxiliar o gestor a tomar ações e reações apropriadas para o armazenamento, transporte, entrega, entre outros.

Desta maneira, implementar KPIs para avaliar o estoque e as perdas permitem identificar o maior aspecto de incidências e possíveis resultantes disso. Assim, a melhor recomendação é incorporar as devidas ações corretivas para tomar decisões e solucionar os problemas.

Capacitação da equipe

O fator humano é uma condição que também merece atenção. Afinal, são os colaboradores envolvidos nos processos logísticos os maiores responsáveis pelo sucesso (ou fracasso) da operação. Por conta disso, a equipe deve ser formada por pessoas capacitadas e engajadas na prevenção de perdas na logística.

  • Faça reuniões periódicas com todos os profissionais envolvidos na logística;
  • Procure motivar para que se sintam à vontade em identificar;
  • Mapeie as possíveis falhas nos processos logísticos.

Além de treinar sua equipe, é preciso contratar pessoas que tenham no horizonte organizativo disciplina e potencialidades para aperfeiçoamento.

Auditoria interna

As ações para otimizar as tarefas de seu negócio, além de ter o controle de uma boa auditoria de cada processo é outra maneira eficaz de melhorar a prevenção de perdas na logística. Algumas ações importantes para esse processo: 

  • checklists de verificação e controle de estoque;
  • inventários;
  • recepções de mercadorias, entre outros. 

O maior objetivo é verificar cada processo e apresentar à área da auditoria os resultados e plano de ação para a correção dos riscos.

Integração de tecnologias e softwares para prevenir perdas na logística 

O uso da tecnologia e de softwares capazes de auxiliarem na prevenção de perdas na logística são diferenciais importantes no mercado atual. 

Atente-se: não estamos dizendo apenas sobre a necessidade de câmeras de segurança nos armazéns, mas também programas que monitoram a frota e que fazem a roteirização de cargas.

A partir da incorporação de um sistema que integre todas as etapas do seus processos logísticos irá facilitar o dia a dia de sua empresa. É fundamental garantir a segurança desde a gestão do estoque até o transporte da mercadoria, integrando as informações de forma inteligente e eficiente. 

A plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

O negócio poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os clientes que já estão fidelizados e futuros, afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. Esse pensamento é mais um segredo revelado, por nós, para o crescimento de seu negócio!

Entre em contato, podemos agendar uma conversa. Temos soluções a partir de nossa plataforma logística. 



Preencha seus dados e acesse o e-book.

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?