Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
03
08
2021

Entenda a real importância da prevenção de perdas na logística

Tag
logística

Um planejamento bem sucedido de prevenção de perdas na logística pode ser um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. 

É fundamental agir de maneira eficiente para prevenir perdas em empresas que podem levar a uma receita menor e comprometer o faturamento.

Para ficar mais evidente a situação, um desafio logístico bem atual foi em relação ao transporte das vacinas contra a Covid-19.

Neste caso, a carga precisa ser rastreada e monitorada constantemente, tanto devido à conservação quanto pelas possibilidades de avaria, sinistro ou atrasos.

Além disso, vale ressaltar que o transporte das vacinas precisavam atender aos padrões de temperatura exigidos de -70ºC e se manter estável até o destino final. Ou seja, planejar a prevenção de perdas na logística foi fundamental neste processo.

O que é a prevenção de perdas na logística?

Prevenir perdas na logística é constituída por uma série de processos e soluções cujo objetivo final é evitar prejuízos devido a determinados acontecimentos. Para ser mais claro, é necessário se antecipar a situações de perdas que possam acontecer com base em um planejamento. Algumas perdas na logística que podem ser evitadas com planejamento são: 

No Brasil, um dos principais desafios logísticos é o roubo de cargas. Antes da pandemia, lá em 2019, foram registrados mais de 18 mil roubos de cargas no Brasil, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC).

O número vem diminuindo devido ao planejamento e gestão de perdas das empresas, contudo, ainda é uma quantidade muito alta de roubos. Os prejuízos computados somam em mais de R$1.40 bilhão.

A criação de uma cultura empresarial voltada à prevenção é uma das principais iniciativas a fim de impedir perdas e minimizar os riscos!

Como funciona a prevenção de perdas na logística?

Da mesma maneira que acontece no gerenciamento de riscos na logística, é através do planejamento e gestão que é possível pensar nos passos que devem ser tomados para prevenir perdas e minimizar os impactos financeiros.

Dessa forma, o primeiro passo deve ser a própria estruturação da área de prevenção de perdas. Após isso, cada processo deve ser mapeado e bem desenhado, com o objetivo de identificar onde estão os riscos da logística

Prevenção de perdas na logística: como garantir a segurança dos processos? 

Há diferentes maneiras de melhorar pontos críticos em um negócio a fim de garantir uma boa gestão de prevenção de perdas na logística

Separamos três principais exemplos que, quando bem alinhadas ao planejamento, tendem a minimizar os riscos e fortalecem a segurança.

Implementação de KPIs de gestão operacional

KPIs tratam-se de Indicadores Chave de Desempenho (Key Performance Indicator, em inglês). Ou seja, são métricas para medir e avaliar de modo objetivo o desempenho dos processos que são mais importantes dentro de um negócio. Na logística, esses indicadores são capazes de auxiliar o gestor a tomar ações e reações apropriadas para o armazenamento, transporte, entrega, entre outros.

Desta maneira, implementar KPIs para avaliar o estoque e as perdas permitem identificar o maior aspecto de incidências e possíveis resultantes disso. Assim, a melhor recomendação é incorporar as devidas ações corretivas para tomar decisões e solucionar os problemas.

Capacitação da equipe

O fator humano é uma condição que também merece atenção. Afinal, são os colaboradores envolvidos nos processos logísticos os maiores responsáveis pelo sucesso (ou fracasso) da operação. Por conta disso, a equipe deve ser formada por pessoas capacitadas e engajadas na prevenção de perdas na logística.

  • Faça reuniões periódicas com todos os profissionais envolvidos na logística;
  • Procure motivar para que se sintam à vontade em identificar;
  • Mapeie as possíveis falhas nos processos logísticos.

Além de treinar sua equipe, é preciso contratar pessoas que tenham no horizonte organizativo disciplina e potencialidades para aperfeiçoamento.

Auditoria interna

As ações para otimizar as tarefas de seu negócio, além de ter o controle de uma boa auditoria de cada processo é outra maneira eficaz de melhorar a prevenção de perdas na logística. Algumas ações importantes para esse processo: 

  • checklists de verificação e controle de estoque;
  • inventários;
  • recepções de mercadorias, entre outros. 

O maior objetivo é verificar cada processo e apresentar à área da auditoria os resultados e plano de ação para a correção dos riscos.

Integração de tecnologias e softwares para prevenir perdas na logística 

O uso da tecnologia e de softwares capazes de auxiliarem na prevenção de perdas na logística são diferenciais importantes no mercado atual. 

Atente-se: não estamos dizendo apenas sobre a necessidade de câmeras de segurança nos armazéns, mas também programas que monitoram a frota e que fazem a roteirização de cargas.

A partir da incorporação de um sistema que integre todas as etapas do seus processos logísticos irá facilitar o dia a dia de sua empresa. É fundamental garantir a segurança desde a gestão do estoque até o transporte da mercadoria, integrando as informações de forma inteligente e eficiente. 

A plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

O negócio poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os clientes que já estão fidelizados e futuros, afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. Esse pensamento é mais um segredo revelado, por nós, para o crescimento de seu negócio!

Entre em contato, podemos agendar uma conversa. Temos soluções a partir de nossa plataforma logística. 



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tag
logística

Entenda a real importância da prevenção de perdas na logística

Um planejamento bem sucedido de prevenção de perdas na logística pode ser um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. 

É fundamental agir de maneira eficiente para prevenir perdas em empresas que podem levar a uma receita menor e comprometer o faturamento.

Para ficar mais evidente a situação, um desafio logístico bem atual foi em relação ao transporte das vacinas contra a Covid-19.

Neste caso, a carga precisa ser rastreada e monitorada constantemente, tanto devido à conservação quanto pelas possibilidades de avaria, sinistro ou atrasos.

Além disso, vale ressaltar que o transporte das vacinas precisavam atender aos padrões de temperatura exigidos de -70ºC e se manter estável até o destino final. Ou seja, planejar a prevenção de perdas na logística foi fundamental neste processo.

O que é a prevenção de perdas na logística?

Prevenir perdas na logística é constituída por uma série de processos e soluções cujo objetivo final é evitar prejuízos devido a determinados acontecimentos. Para ser mais claro, é necessário se antecipar a situações de perdas que possam acontecer com base em um planejamento. Algumas perdas na logística que podem ser evitadas com planejamento são: 

No Brasil, um dos principais desafios logísticos é o roubo de cargas. Antes da pandemia, lá em 2019, foram registrados mais de 18 mil roubos de cargas no Brasil, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC).

O número vem diminuindo devido ao planejamento e gestão de perdas das empresas, contudo, ainda é uma quantidade muito alta de roubos. Os prejuízos computados somam em mais de R$1.40 bilhão.

A criação de uma cultura empresarial voltada à prevenção é uma das principais iniciativas a fim de impedir perdas e minimizar os riscos!

Como funciona a prevenção de perdas na logística?

Da mesma maneira que acontece no gerenciamento de riscos na logística, é através do planejamento e gestão que é possível pensar nos passos que devem ser tomados para prevenir perdas e minimizar os impactos financeiros.

Dessa forma, o primeiro passo deve ser a própria estruturação da área de prevenção de perdas. Após isso, cada processo deve ser mapeado e bem desenhado, com o objetivo de identificar onde estão os riscos da logística

Prevenção de perdas na logística: como garantir a segurança dos processos? 

Há diferentes maneiras de melhorar pontos críticos em um negócio a fim de garantir uma boa gestão de prevenção de perdas na logística

Separamos três principais exemplos que, quando bem alinhadas ao planejamento, tendem a minimizar os riscos e fortalecem a segurança.

Implementação de KPIs de gestão operacional

KPIs tratam-se de Indicadores Chave de Desempenho (Key Performance Indicator, em inglês). Ou seja, são métricas para medir e avaliar de modo objetivo o desempenho dos processos que são mais importantes dentro de um negócio. Na logística, esses indicadores são capazes de auxiliar o gestor a tomar ações e reações apropriadas para o armazenamento, transporte, entrega, entre outros.

Desta maneira, implementar KPIs para avaliar o estoque e as perdas permitem identificar o maior aspecto de incidências e possíveis resultantes disso. Assim, a melhor recomendação é incorporar as devidas ações corretivas para tomar decisões e solucionar os problemas.

Capacitação da equipe

O fator humano é uma condição que também merece atenção. Afinal, são os colaboradores envolvidos nos processos logísticos os maiores responsáveis pelo sucesso (ou fracasso) da operação. Por conta disso, a equipe deve ser formada por pessoas capacitadas e engajadas na prevenção de perdas na logística.

  • Faça reuniões periódicas com todos os profissionais envolvidos na logística;
  • Procure motivar para que se sintam à vontade em identificar;
  • Mapeie as possíveis falhas nos processos logísticos.

Além de treinar sua equipe, é preciso contratar pessoas que tenham no horizonte organizativo disciplina e potencialidades para aperfeiçoamento.

Auditoria interna

As ações para otimizar as tarefas de seu negócio, além de ter o controle de uma boa auditoria de cada processo é outra maneira eficaz de melhorar a prevenção de perdas na logística. Algumas ações importantes para esse processo: 

  • checklists de verificação e controle de estoque;
  • inventários;
  • recepções de mercadorias, entre outros. 

O maior objetivo é verificar cada processo e apresentar à área da auditoria os resultados e plano de ação para a correção dos riscos.

Integração de tecnologias e softwares para prevenir perdas na logística 

O uso da tecnologia e de softwares capazes de auxiliarem na prevenção de perdas na logística são diferenciais importantes no mercado atual. 

Atente-se: não estamos dizendo apenas sobre a necessidade de câmeras de segurança nos armazéns, mas também programas que monitoram a frota e que fazem a roteirização de cargas.

A partir da incorporação de um sistema que integre todas as etapas do seus processos logísticos irá facilitar o dia a dia de sua empresa. É fundamental garantir a segurança desde a gestão do estoque até o transporte da mercadoria, integrando as informações de forma inteligente e eficiente. 

A plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

O negócio poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os clientes que já estão fidelizados e futuros, afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. Esse pensamento é mais um segredo revelado, por nós, para o crescimento de seu negócio!

Entre em contato, podemos agendar uma conversa. Temos soluções a partir de nossa plataforma logística. 



Preencha seus dados e acesse o e-book.

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?