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02
06
2021

Entenda a importância da evolução dos dados na logística

Tag
logística

Muitas pessoas já conhecem o conceito de Indústria 4.0. No entanto, logística 4.0 não é tão difundido quanto o primeiro, certo?

Ambos conceitos fazem referência a novas tecnologias e recursos voltados sobretudo para o ganho de eficiência, agilidade e redução de custos.

Na logística 4.0, o efeito dessa transformação pode ser vista a partir da evolução dos dados, à medida que a tecnologia e os sistemas de produção se desenvolvem, pode-se focar na experiência do cliente, produzir bens personalizados e fabricar somente o necessário para a comercialização em um curto período de tempo. Neste último exemplo, a redução de falhas é perceptível se compararmos a indústria tradicional. 

Qual a importância da evolução dos dados na logística?

A digitalização na logística, assim como outras aplicações com base em dados, transformou a maneira de impulsionar os processos logísticos. Utilizar estratégias digitais para alavancar negócios é fundamental em meio a tantos desafios. Além disso, é capaz de tornar sua empresa mais resiliente nesse momento. 

Fato é que, quanto mais rápido você aplicar soluções, mais rápido você colherá frutos para seu negócio. 

No cenário econômico atual, as vendas online duplicaram em decorrência do isolamento social. Logo, a presença digital nunca foi tão importante para a competitividade dos negócios no mercado. 

É preciso entender o consumidor moderno!

Na logística, a experiência do usuário é tão importante quanto em outras seções de um negócio, como marketing e vendas. Um dos principais objetivos de qualquer gestor de negócio é a fidelização de um cliente. Isso porque a estratégia de fidelizar cliente gera muito mais resultados do que a de atrair um grande número de consumidores. Os clientes que são fiéis à marca, além de recorrerem sempre aos seus serviços, ainda os divulgam pelo mercado.

Diante disso, fidelizar clientes se torna ainda mais importante para as marcas. Poucas pessoas sabem, mas sim, é possível atingir esse objetivo por meio de um bom serviço logístico

Percebendo a atenção que o negócio dá ao processo logístico (embalagem, entrega, etc.), os consumidores irão criar uma relação mais sólida e fidelizada com a marca, o que pode ajudá-la a se destacar no mercado. 

Para implementar a logística de dados, é essencial que toda a cadeia de suprimentos esteja alinhada no mesmo pensamento. Dessa forma, diminui-se o consumo de matéria-prima e produtos acabados, os níveis de estoque são restringidos, aumenta-se a agilidade dos processos e se otimiza os processos de entregas.

Tecnologia na logística para melhorar a operação

É uma situação indiscutível quase: todos os setores, sem exceção, serão impactados com as transformações tecnológicas. Não que seja novidade, afinal, isso já vem acontecendo e sendo anunciado a algum tempo, mas só agora é que de fato se pode ver o efeito da tecnologia logística, por exemplo. 

Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, e mais do que isso, tecnologia em logística já é parte da realidade. 

Por mais simples que seja, a tecnologia está presente, através de um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Tecnologia logística tem repercutido na diminuição de falhas no processos logísticos e na fidelização do cliente. Afinal, a matemática é simples: investir para lucrar mais.

Algumas das vantagens de terceirizar a logística com a Pier 8: 

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos;
  • Picking & Packing: todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. no packing atendemos o que o seu produto precisar;
  • Transporte: pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final;
  • WMS: temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Benefícios da integração de sistemas na Logística de dados

Através da análise dos dados, é possível obter informações precisas sobre logística. Em outras palavras, dados estão normalmente na forma bruta, representados por palavras e/ou números que por si só não dizem muita coisa! Considerando o tratamento desses dados, como as correlações e segmentações, por exemplo, conseguimos obter informações importantes.

Isoladamente os dados não têm tanta relevância, mas são uma fonte de informação muito importante. Estudar os dados para ter melhores ações é a chave. É possível correlacionar alguns produtos com outros e descobrir que, num exemplo muito simples, dá para verificar o que vende mais num determinado horário do dia ou ainda, período do mês e ano. 

1. Ajuda a traçar perfis de cliente

Atualmente, quanto maior a quantidade de informações sobre o mercado consumidor, melhor. Para além de dados demográficos, como o endereço da empresa e o seu segmento de atuação, é essencial conhecer o seu histórico de transações. Esses dados fornecem indicações de:

  • momento que há oscilação na procura;
  • como os produtos são usados;
  • qual é a frequência de reposição;
  • qual é a necessidade de pedidos personalizados.

2. Contribui para a antecipação das necessidades do consumidor

A partir de uma profunda compreensão do comportamento do cliente, o big data permite a melhoria do atendimento baseado na antecipação das demandas. O objetivo central nesse contexto é facilitar o trabalho do consumidor. Um dos exemplos mais claros é a gestão do estoque do cliente realizada pelo fornecedor. Esse método também é conhecido como Vendor Managed Inventory (VMI), e colabora para a programação do abastecimento, apenas conforme a necessidade.

3. Propicia a otimização das entregas

A distribuição de mercadorias demanda dedicação frente ao seu controle para assegurar que os pedidos sejam entregues dentro do prazo. Entretanto, durante o trajeto, o motorista está sujeito a mudanças na intensidade do trânsito, problemas mecânicos e falta de eficiência da rota. Nesse sentido, os sistemas de GPS e roteirização ajudam a acompanhar a entrega em tempo real e traçar o trajeto mais ágil até o destino.

Para que o big data na logística obtenha os resultados esperados, é essencial vencer a resistência contra a tecnologia. Esse resultado pode ser alcançado com a qualificação da equipe para o melhor aproveitamento dessa ferramenta.

Com o contexto que estamos, de um mundo cada vez mais digitalizado, isso é ainda mais urgente! 

Entre em contato conosco através do formulário, podemos agendar uma conversa sobre nossas soluções em logística a partir de tecnologias confiáveis, que tal? 


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logística

Entenda a importância da evolução dos dados na logística

Muitas pessoas já conhecem o conceito de Indústria 4.0. No entanto, logística 4.0 não é tão difundido quanto o primeiro, certo?

Ambos conceitos fazem referência a novas tecnologias e recursos voltados sobretudo para o ganho de eficiência, agilidade e redução de custos.

Na logística 4.0, o efeito dessa transformação pode ser vista a partir da evolução dos dados, à medida que a tecnologia e os sistemas de produção se desenvolvem, pode-se focar na experiência do cliente, produzir bens personalizados e fabricar somente o necessário para a comercialização em um curto período de tempo. Neste último exemplo, a redução de falhas é perceptível se compararmos a indústria tradicional. 

Qual a importância da evolução dos dados na logística?

A digitalização na logística, assim como outras aplicações com base em dados, transformou a maneira de impulsionar os processos logísticos. Utilizar estratégias digitais para alavancar negócios é fundamental em meio a tantos desafios. Além disso, é capaz de tornar sua empresa mais resiliente nesse momento. 

Fato é que, quanto mais rápido você aplicar soluções, mais rápido você colherá frutos para seu negócio. 

No cenário econômico atual, as vendas online duplicaram em decorrência do isolamento social. Logo, a presença digital nunca foi tão importante para a competitividade dos negócios no mercado. 

É preciso entender o consumidor moderno!

Na logística, a experiência do usuário é tão importante quanto em outras seções de um negócio, como marketing e vendas. Um dos principais objetivos de qualquer gestor de negócio é a fidelização de um cliente. Isso porque a estratégia de fidelizar cliente gera muito mais resultados do que a de atrair um grande número de consumidores. Os clientes que são fiéis à marca, além de recorrerem sempre aos seus serviços, ainda os divulgam pelo mercado.

Diante disso, fidelizar clientes se torna ainda mais importante para as marcas. Poucas pessoas sabem, mas sim, é possível atingir esse objetivo por meio de um bom serviço logístico

Percebendo a atenção que o negócio dá ao processo logístico (embalagem, entrega, etc.), os consumidores irão criar uma relação mais sólida e fidelizada com a marca, o que pode ajudá-la a se destacar no mercado. 

Para implementar a logística de dados, é essencial que toda a cadeia de suprimentos esteja alinhada no mesmo pensamento. Dessa forma, diminui-se o consumo de matéria-prima e produtos acabados, os níveis de estoque são restringidos, aumenta-se a agilidade dos processos e se otimiza os processos de entregas.

Tecnologia na logística para melhorar a operação

É uma situação indiscutível quase: todos os setores, sem exceção, serão impactados com as transformações tecnológicas. Não que seja novidade, afinal, isso já vem acontecendo e sendo anunciado a algum tempo, mas só agora é que de fato se pode ver o efeito da tecnologia logística, por exemplo. 

Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, e mais do que isso, tecnologia em logística já é parte da realidade. 

Por mais simples que seja, a tecnologia está presente, através de um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Tecnologia logística tem repercutido na diminuição de falhas no processos logísticos e na fidelização do cliente. Afinal, a matemática é simples: investir para lucrar mais.

Algumas das vantagens de terceirizar a logística com a Pier 8: 

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos;
  • Picking & Packing: todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. no packing atendemos o que o seu produto precisar;
  • Transporte: pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final;
  • WMS: temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Benefícios da integração de sistemas na Logística de dados

Através da análise dos dados, é possível obter informações precisas sobre logística. Em outras palavras, dados estão normalmente na forma bruta, representados por palavras e/ou números que por si só não dizem muita coisa! Considerando o tratamento desses dados, como as correlações e segmentações, por exemplo, conseguimos obter informações importantes.

Isoladamente os dados não têm tanta relevância, mas são uma fonte de informação muito importante. Estudar os dados para ter melhores ações é a chave. É possível correlacionar alguns produtos com outros e descobrir que, num exemplo muito simples, dá para verificar o que vende mais num determinado horário do dia ou ainda, período do mês e ano. 

1. Ajuda a traçar perfis de cliente

Atualmente, quanto maior a quantidade de informações sobre o mercado consumidor, melhor. Para além de dados demográficos, como o endereço da empresa e o seu segmento de atuação, é essencial conhecer o seu histórico de transações. Esses dados fornecem indicações de:

  • momento que há oscilação na procura;
  • como os produtos são usados;
  • qual é a frequência de reposição;
  • qual é a necessidade de pedidos personalizados.

2. Contribui para a antecipação das necessidades do consumidor

A partir de uma profunda compreensão do comportamento do cliente, o big data permite a melhoria do atendimento baseado na antecipação das demandas. O objetivo central nesse contexto é facilitar o trabalho do consumidor. Um dos exemplos mais claros é a gestão do estoque do cliente realizada pelo fornecedor. Esse método também é conhecido como Vendor Managed Inventory (VMI), e colabora para a programação do abastecimento, apenas conforme a necessidade.

3. Propicia a otimização das entregas

A distribuição de mercadorias demanda dedicação frente ao seu controle para assegurar que os pedidos sejam entregues dentro do prazo. Entretanto, durante o trajeto, o motorista está sujeito a mudanças na intensidade do trânsito, problemas mecânicos e falta de eficiência da rota. Nesse sentido, os sistemas de GPS e roteirização ajudam a acompanhar a entrega em tempo real e traçar o trajeto mais ágil até o destino.

Para que o big data na logística obtenha os resultados esperados, é essencial vencer a resistência contra a tecnologia. Esse resultado pode ser alcançado com a qualificação da equipe para o melhor aproveitamento dessa ferramenta.

Com o contexto que estamos, de um mundo cada vez mais digitalizado, isso é ainda mais urgente! 

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