Muitas pessoas já conhecem o conceito de Indústria 4.0. No entanto, logística 4.0 não é tão difundido quanto o primeiro, certo?
Ambos conceitos fazem referência a novas tecnologias e recursos voltados sobretudo para o ganho de eficiência, agilidade e redução de custos.
Na logística 4.0, o efeito dessa transformação pode ser vista a partir da evolução dos dados, à medida que a tecnologia e os sistemas de produção se desenvolvem, pode-se focar na experiência do cliente, produzir bens personalizados e fabricar somente o necessário para a comercialização em um curto período de tempo. Neste último exemplo, a redução de falhas é perceptível se compararmos a indústria tradicional.
A digitalização na logística, assim como outras aplicações com base em dados, transformou a maneira de impulsionar os processos logísticos. Utilizar estratégias digitais para alavancar negócios é fundamental em meio a tantos desafios. Além disso, é capaz de tornar sua empresa mais resiliente nesse momento.
Fato é que, quanto mais rápido você aplicar soluções, mais rápido você colherá frutos para seu negócio.
No cenário econômico atual, as vendas online duplicaram em decorrência do isolamento social. Logo, a presença digital nunca foi tão importante para a competitividade dos negócios no mercado.
Na logística, a experiência do usuário é tão importante quanto em outras seções de um negócio, como marketing e vendas. Um dos principais objetivos de qualquer gestor de negócio é a fidelização de um cliente. Isso porque a estratégia de fidelizar cliente gera muito mais resultados do que a de atrair um grande número de consumidores. Os clientes que são fiéis à marca, além de recorrerem sempre aos seus serviços, ainda os divulgam pelo mercado.
Diante disso, fidelizar clientes se torna ainda mais importante para as marcas. Poucas pessoas sabem, mas sim, é possível atingir esse objetivo por meio de um bom serviço logístico.
Percebendo a atenção que o negócio dá ao processo logístico (embalagem, entrega, etc.), os consumidores irão criar uma relação mais sólida e fidelizada com a marca, o que pode ajudá-la a se destacar no mercado.
Para implementar a logística de dados, é essencial que toda a cadeia de suprimentos esteja alinhada no mesmo pensamento. Dessa forma, diminui-se o consumo de matéria-prima e produtos acabados, os níveis de estoque são restringidos, aumenta-se a agilidade dos processos e se otimiza os processos de entregas.
É uma situação indiscutível quase: todos os setores, sem exceção, serão impactados com as transformações tecnológicas. Não que seja novidade, afinal, isso já vem acontecendo e sendo anunciado a algum tempo, mas só agora é que de fato se pode ver o efeito da tecnologia logística, por exemplo.
Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, e mais do que isso, tecnologia em logística já é parte da realidade.
Por mais simples que seja, a tecnologia está presente, através de um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Tecnologia logística tem repercutido na diminuição de falhas no processos logísticos e na fidelização do cliente. Afinal, a matemática é simples: investir para lucrar mais.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística com a Pier 8:
Através da análise dos dados, é possível obter informações precisas sobre logística. Em outras palavras, dados estão normalmente na forma bruta, representados por palavras e/ou números que por si só não dizem muita coisa! Considerando o tratamento desses dados, como as correlações e segmentações, por exemplo, conseguimos obter informações importantes.
Isoladamente os dados não têm tanta relevância, mas são uma fonte de informação muito importante. Estudar os dados para ter melhores ações é a chave. É possível correlacionar alguns produtos com outros e descobrir que, num exemplo muito simples, dá para verificar o que vende mais num determinado horário do dia ou ainda, período do mês e ano.
Atualmente, quanto maior a quantidade de informações sobre o mercado consumidor, melhor. Para além de dados demográficos, como o endereço da empresa e o seu segmento de atuação, é essencial conhecer o seu histórico de transações. Esses dados fornecem indicações de:
A partir de uma profunda compreensão do comportamento do cliente, o big data permite a melhoria do atendimento baseado na antecipação das demandas. O objetivo central nesse contexto é facilitar o trabalho do consumidor. Um dos exemplos mais claros é a gestão do estoque do cliente realizada pelo fornecedor. Esse método também é conhecido como Vendor Managed Inventory (VMI), e colabora para a programação do abastecimento, apenas conforme a necessidade.
A distribuição de mercadorias demanda dedicação frente ao seu controle para assegurar que os pedidos sejam entregues dentro do prazo. Entretanto, durante o trajeto, o motorista está sujeito a mudanças na intensidade do trânsito, problemas mecânicos e falta de eficiência da rota. Nesse sentido, os sistemas de GPS e roteirização ajudam a acompanhar a entrega em tempo real e traçar o trajeto mais ágil até o destino.
Para que o big data na logística obtenha os resultados esperados, é essencial vencer a resistência contra a tecnologia. Esse resultado pode ser alcançado com a qualificação da equipe para o melhor aproveitamento dessa ferramenta.
Com o contexto que estamos, de um mundo cada vez mais digitalizado, isso é ainda mais urgente!
Entre em contato conosco através do formulário, podemos agendar uma conversa sobre nossas soluções em logística a partir de tecnologias confiáveis, que tal?
Muitas pessoas já conhecem o conceito de Indústria 4.0. No entanto, logística 4.0 não é tão difundido quanto o primeiro, certo?
Ambos conceitos fazem referência a novas tecnologias e recursos voltados sobretudo para o ganho de eficiência, agilidade e redução de custos.
Na logística 4.0, o efeito dessa transformação pode ser vista a partir da evolução dos dados, à medida que a tecnologia e os sistemas de produção se desenvolvem, pode-se focar na experiência do cliente, produzir bens personalizados e fabricar somente o necessário para a comercialização em um curto período de tempo. Neste último exemplo, a redução de falhas é perceptível se compararmos a indústria tradicional.
A digitalização na logística, assim como outras aplicações com base em dados, transformou a maneira de impulsionar os processos logísticos. Utilizar estratégias digitais para alavancar negócios é fundamental em meio a tantos desafios. Além disso, é capaz de tornar sua empresa mais resiliente nesse momento.
Fato é que, quanto mais rápido você aplicar soluções, mais rápido você colherá frutos para seu negócio.
No cenário econômico atual, as vendas online duplicaram em decorrência do isolamento social. Logo, a presença digital nunca foi tão importante para a competitividade dos negócios no mercado.
Na logística, a experiência do usuário é tão importante quanto em outras seções de um negócio, como marketing e vendas. Um dos principais objetivos de qualquer gestor de negócio é a fidelização de um cliente. Isso porque a estratégia de fidelizar cliente gera muito mais resultados do que a de atrair um grande número de consumidores. Os clientes que são fiéis à marca, além de recorrerem sempre aos seus serviços, ainda os divulgam pelo mercado.
Diante disso, fidelizar clientes se torna ainda mais importante para as marcas. Poucas pessoas sabem, mas sim, é possível atingir esse objetivo por meio de um bom serviço logístico.
Percebendo a atenção que o negócio dá ao processo logístico (embalagem, entrega, etc.), os consumidores irão criar uma relação mais sólida e fidelizada com a marca, o que pode ajudá-la a se destacar no mercado.
Para implementar a logística de dados, é essencial que toda a cadeia de suprimentos esteja alinhada no mesmo pensamento. Dessa forma, diminui-se o consumo de matéria-prima e produtos acabados, os níveis de estoque são restringidos, aumenta-se a agilidade dos processos e se otimiza os processos de entregas.
É uma situação indiscutível quase: todos os setores, sem exceção, serão impactados com as transformações tecnológicas. Não que seja novidade, afinal, isso já vem acontecendo e sendo anunciado a algum tempo, mas só agora é que de fato se pode ver o efeito da tecnologia logística, por exemplo.
Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, e mais do que isso, tecnologia em logística já é parte da realidade.
Por mais simples que seja, a tecnologia está presente, através de um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Tecnologia logística tem repercutido na diminuição de falhas no processos logísticos e na fidelização do cliente. Afinal, a matemática é simples: investir para lucrar mais.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística com a Pier 8:
Através da análise dos dados, é possível obter informações precisas sobre logística. Em outras palavras, dados estão normalmente na forma bruta, representados por palavras e/ou números que por si só não dizem muita coisa! Considerando o tratamento desses dados, como as correlações e segmentações, por exemplo, conseguimos obter informações importantes.
Isoladamente os dados não têm tanta relevância, mas são uma fonte de informação muito importante. Estudar os dados para ter melhores ações é a chave. É possível correlacionar alguns produtos com outros e descobrir que, num exemplo muito simples, dá para verificar o que vende mais num determinado horário do dia ou ainda, período do mês e ano.
Atualmente, quanto maior a quantidade de informações sobre o mercado consumidor, melhor. Para além de dados demográficos, como o endereço da empresa e o seu segmento de atuação, é essencial conhecer o seu histórico de transações. Esses dados fornecem indicações de:
A partir de uma profunda compreensão do comportamento do cliente, o big data permite a melhoria do atendimento baseado na antecipação das demandas. O objetivo central nesse contexto é facilitar o trabalho do consumidor. Um dos exemplos mais claros é a gestão do estoque do cliente realizada pelo fornecedor. Esse método também é conhecido como Vendor Managed Inventory (VMI), e colabora para a programação do abastecimento, apenas conforme a necessidade.
A distribuição de mercadorias demanda dedicação frente ao seu controle para assegurar que os pedidos sejam entregues dentro do prazo. Entretanto, durante o trajeto, o motorista está sujeito a mudanças na intensidade do trânsito, problemas mecânicos e falta de eficiência da rota. Nesse sentido, os sistemas de GPS e roteirização ajudam a acompanhar a entrega em tempo real e traçar o trajeto mais ágil até o destino.
Para que o big data na logística obtenha os resultados esperados, é essencial vencer a resistência contra a tecnologia. Esse resultado pode ser alcançado com a qualificação da equipe para o melhor aproveitamento dessa ferramenta.
Com o contexto que estamos, de um mundo cada vez mais digitalizado, isso é ainda mais urgente!
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