Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
10
03
2020

Entenda a diferença entre Armazenagem e Estocagem

logística
armazenagem
estoque

Você realmente sabe o que é armazenagem e estocagem? E a diferença entre esses conceitos?


Apesar de ser um conhecimento necessário para os gerentes logísticos, é bastante comum que alguns profissionais tenham dúvidas básicas sobre o tema. Neste artigo todas as suas dúvidas sobre armazenagem e estocagem serão solucionadas.


Os estoques e os armazéns são elementos muito importantes para o desenvolvimento da logística e também representam um ponto de bastante atenção para os profissionais da área. Diante disso, compreender todos os detalhes que dizem respeito a eles é o primeiro passo para uma logística de sucesso.


Saiba a diferença entre Armazenagem e Estocagem e seja mestre em logística

Leia também: Quais são os benefícios da Pier 8 para sua loja virtual

O que é armazenagem e como ela contribui para seu negócio?

Entenda a diferença entre Armazenagem e Estocagem

No viés clássico, armazenagem corresponde ao ato ou efeito de armazenar produtos e mercadorias que são impactadas por movimentações constantes para atender às demandas da empresa. Tecnicamente, ele não está incorreto, porém é limitado para os dias de hoje.


Muito mais do que somente colocar produtos em algum lugar, essa é uma estratégia fundamental para as empresas contemporâneas. Sua importância é imprescindível, sobretudo porque ela pode contribuir de forma significativa para o crescimento de uma empresa.


Ou seja,um negócio que possui uma armazenagem sem eficiência pode ter toda a sua cadeia de suprimentos prejudicada e enfrentar muitas perdas e prejuízos. Aí está a grande necessidade de investir na qualidade dessa etapa logística.

O que é estocagem e como ela contribui para seu negócio?

O conceito de estocagem pode ser definido, de maneira simples e didática, como o ato de desenvolver ou criar estoque. Trata-se de mais uma estratégia logística essencial para qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento de atuação.


Todo gerente logístico entente que ela é fundamental para a cadeia logística e de produção. Quando é bem executada, assegura o atendimento eficaz dos pedidos, o cumprimento de processos just in time e bloqueia a falta de um produto ou material.


No entanto, a estocagem faz parte das maiores e mais relevantes estratégias de empresas. Sem processos eficientes nessa área, é muito difícil que um negócio prospere e ganhe espaço no mercado.

Quais são as diferenças entre armazenagem e estocagem?

Entenda a diferença entre Armazenagem e Estocagem

Agora que compreendemos melhor os dois conceitos, podemos apontar as diferenças básicas entre essas duas etapas logísticas. Aliás, é interessante ressaltar que a confusão que fazem entre esses dois conceitos está relacionada ao fato de que o armazém é o local que recebe o estoque.


Portanto, estoque está associado ao ato de guardar produtos, ao passo que o armazém é um local que pode receber inúmeros estoques, incluindo empresas diferentes, como por exemplo, Centro de Distribuição (CD).


Como, na prática, esses dois conceitos estão associados à ação de alocar produtos e materiais, a confusão existe devido às diferenças básicas que são ignoradas e porque é adotada uma visão superficial sobre o significado desses conceitos.


Além disso, é importante destacar alguns fatores essenciais para diferenciar o que é armazenagem e estocagem. Confira!

Matéria-prima e produto acabado

Diversas pessoas define estoque, exclusivamente, como a guarda de matérias-primas, enquanto armazenagem seria exclusiva para produtos acabados. Entretanto, na prática, tudo isso não importa. Ou seja, tanto estoque quanto armazenagem podem ter ambas coisas.


Diante disso, podemos dizer que os dois conceitos têm definições bem próximas, no entanto,não significa que eles sejam iguais! Afinal, armazenagem remete muito mais a processos, métodos e planejamento, por outro lado, estoque é mais relacionado a conjuntos de itens, alocado em determinado lugar.


Armazenagem pode ser definida como a guarda de todos os estoques, independentemente do tipo, origem e fim dos itens estocados.

Dinamismo

Outra importante diferença entre o que é armazenagem e estoque está relacionada ao dinamismo dos processos. Afinal, o estoque remete a algo mais estático! Por outro lado, a armazenagem, estando ligada a sistemas e métodos, acaba promovendo a ideia de algo totalmente dinâmico e, certamente, é isso mesmo.


Enquanto os produtos estão corretamente parados nas prateleiras, podemos considerá-los, de forma simples, como o estoque da empresa. A partir do momento que ele entra em movimento, seja para o processo de seu recebimento, seja para a expedição e venda, automaticamente, ele é inserido a um contexto de armazenagem e começa a se locomover entre setores e processos. É justamente por isso que a armazenagem deve ser flexível, fácil e prática.

Estrutura

Entenda a diferença entre Armazenagem e Estocagem

Ao falarmos sobre estrutura dentro de um armazém, devemos ressaltar que isso não se limita somente a ter, de forma simples, um espaço físico para seu estoque. Ele precisa ser prático e dinâmico, tanto para estocar os itens de forma segura e inteligente, como para possibilitar a eficiência da armazenagem, movimentação, capacidade e desempenho.


No entanto, é essencial estudar e aplicar um layout eficaz, contar com os equipamentos certos, estruturas fixas inteligentes e tecnologia. Pode acreditar, um armazém dinâmico, muitas vezes, independe de seu tamanho, e sim de sua organização.

Não deixe de ler: Full-Commerce como estratégia de negócio

Abrangência

Para finalizar o artigo, ao mostrar o que é armazenagem e qual a diferença com o conceito de estoque, podemos abordar a abrangência dos processos envolvidos. Ou seja, como dissemos ao longo do conteúdo, enquanto o estoque vai desde um produto até um conjunto de itens guardados em determinado local, a armazenagem envolve um sistema bem mais amplo.


Portanto, é envolvido métodos e etapas mais complexas, como o recebimento, a conferência, a estocagem, a movimentação, o picking, o carregamento e a expedição, são exemplos. Com essa ideia, é possível enxergar a abrangência do que é armazenagem e o que é estoque.


A Pier 8 pode te ajudar em todas as etapas de logística a partir da Logística Terceirizada para E-commerce. Algumas das vantagens de terceirizar a logística com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: O que é a Logística Reversa no E-Commerce?

Essas são somente algumas das vantagens que um sistema de gestão logística, como a Pier 8, proporciona para as empresas que estão envolvidas. 


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?