Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
13
07
2020

Em qual fase rumo a um e-commerce de sucesso você está

e-commerce
e-commerce brasileiro
logística para e-commerce

Para ter um e-commerce de sucesso, é necessário passar por etapas que todos os negócios de sucesso já passaram. São 8 etapas conhecidas como “marcos” da evolução do E-commerce.


Tratam-se de fases que todos os empreendedores bem-sucedidos passam antes de conquistar o lugar entre as empresas consolidadas do mercado.


Acompanhe este conteúdo e conheça as principais fases rumo a um e-commerce de sucesso

8 Etapas indispensáveis para um Ecommerce de Sucesso

Em qual fase rumo a um e-commerce de sucesso você está

1- É hora de tirar a ideia do papel 

Se ainda seu negócio está no campo das ideias, e você não deu o primeiro passo para a criação do seu Ecommerce de Sucesso, você ainda não entrou na primeira fase.

A primeira etapa se inicia quando você dá o “start” no E-commerce.


Sabemos que, muitas vezes, existe algum tipo de receio acerca do momento certo de dar o primeiro passo. Mas não se esqueça: não existe momento certo. Mesmo que você tenha todo o conhecimento importante para abrir um negócio, ainda assim você vai encontrar pontos de risco, porque isso é o medo de dar errado que infelizmente sempre fala mais alto.


Dessa forma, pare de se sabotar, faça um rápido plano e comece a colocá-lo em prática. Só assim você vai aprendendo e aperfeiçoando-se. Mas claro, de acordo com o que for aplicando e colocando em prática. Isso é normal. Teoria e prática caminham juntas. 

2- Validação do negócio 

Depois que começou a vender na internet, é hora de VALIDAR o seu Ecommerce de Sucesso.


E como você pode fazer isso? O processo de validação funciona da seguinte forma:


  1. Comece a vender na internet por meio dos principais Marketplaces e/ou redes sociais. Conforme a demanda for aumentando, isso quer dizer que o seu produto é interessante e que as vendas estão constantes. 
  2. Entenda se o seu produto é sustentável para manter a sua empresa funcionando, se realmente faz sentido vendê-lo. Se as vendas se tornarem constantes, com mais de uma venda por dia entre o primeiro e terceiro mês, eis um bom sinal.


Aqui, no Pier 8 , entendemos que um E-commerce está em suas etapas de sucesso quando é alcançado a meta de 10 mil reais de faturamento ao mês, considerando um ticket médio de 100 reais… Isso significa 100 vendas realizadas em um mês, número muito bom para uma empresa que está começando.


Alcançando essa meta de validação, podemos pular para a próxima fase!  

3- Estrutura de Crescimento 

Após ter o e-commerce validado, você vai notar que os resultados ficarão estagnados por um tempo. Mas calma, isso não significa que não irá vender, só que chegou em um ponto em que não consegue mais crescer, então o que ocorre é estar vendendo sempre a mesma média.


Isso ocorre porque você não consegue mais dar conta das tarefas da empresa com a mesma estrutura de quando começou a vender na internet. Agora, é necessário implementar uma nova estrutura para que a sua empresa continue crescendo. 


É nessa fase que você terá a oportunidade de montar a sua própria loja virtual, contratar novas ferramentas de ERP, hospedagem de site, melhorar a gestão do estoque, sistema que concentre os canais de comunicação em um só lugar.  Tudo o que for necessário para que você comece a aplicar as estratégias de crescimento e chegar a meta de 100 mil reais de faturamento por mês, expandindo o seu negócio.

4- Estratégias de Crescimento 

Em qual fase rumo a um e-commerce de sucesso você está

Esta etapa rumo a um e-commerce sucesso trata-se da continuação da estruturação. É onde acontece o crescimento do seu negócio, quando você já não tem mais espaço o suficiente para o estoque, não tem tempo e não consegue mais resolver tudo sozinho.


Se você está nessa fase, saiba que chegou a hora de contratar pessoas qualificadas para assumir alguns setores da empresa e ter o seu próprio time. Talvez seja o momento de montar um escritório e montar uma estrutura física para que o seu time trabalhe de lá… Ou contratar ferramentas necessárias para tocar a empresa em regime Home Office.


Outro ponto também importante na fase de crescimento é a evolução dos processos logísticos. Pensar no que você pode fazer para melhorar o tempo de entrega, a qualidade do pedido. Ou seja, começar a movimentar a empresa para que a parte operacional não fique nas suas mãos mais e você tenha tempo de continuar pensando em estratégias para crescer ainda mais o seu E-commerce de Sucesso.  

5- Profissionalização do Negócio 

Calma. Não estamos querendo te dizer que você não tem um negócio profissional antes dessa fase. Pelo contrário, você só chegou até aqui por conta do profissionalismo que a sua empresa tem! 


Mas quando falamos em profissionalização do Negócio, pensamos em gestão! 

Nesta etapa, o que falta no seu negócio é gestão profissional para tornar o seu negócio mais ágil, fazendo com que os setores trabalhem em sintonia e de maneira constante. 


Afinal, quais os objetivos da gestão? Ganho de eficiência e tempo da empresa como um todo. 

Até aqui, provavelmente, só você faz a gestão do seu time. Agora, você precisa de outros gestores para coordenar cada área que a sua empresa possui. 


Por exemplo: Se a sua empresa possui um time de vendas, é necessário ter um gestor que cuida desse setor. Ou um gestor de finanças, gestor de atendimento e por aí vai…

6- Estratégias de Escala 

Em qual fase rumo a um e-commerce de sucesso você está

Nessa etapa, você precisa aumentar, ou melhor, escalar tudo o que você fez até agora. É colocar o seu Ecommerce em outro patamar. 


Ou seja, aqui você pode – e deve – aumentar o volume e a variedade de produtos, consequentemente, aumentar o estoque, aumentar o time para conseguir fazer mais coisas.

Pense em novas estratégias para aumentar mais e mais o seu negócio e mantê-lo escalável. Por mais que o seu negócio, ao chegar nesse estágio, já possua um bom volume de vendas, acreditamos que você não queira estagnar…


Também não queremos que você se acomode com o tempo. 


A ideia é manter o seu negócio escalável, aumentando e potencializando todos os setores que compõem a sua empresa.  

7- Otimização do Negócio 

Esta é a fase do seu Ecommerce de Sucesso na qual fará pequenos ajustes para diminuir cada vez mais falhas na operação de sua empresa. 


Fazendo esses pequenos ajustes, o seu faturamento aumenta, assim como o seu lucro.

Busque melhorar o funcionamento de TODOS os setores do seu negócio. 

8- Aproveite os resultados

Se você estiver trabalhando com uma margem final líquida de, mais ou menos, 5% (média dos Ecommercers nessa fase), você já estará lucrando por volta de 400 mil reais ao ano e isso já cortando todas as despesas, custos, salários e outros custos de operação. 


Chegou a hora de aproveitar o seu Ecommerce de Sucesso!


Desfrute do seu trabalho, aproveite bastante e comemore por ter chegado tão longe! 

Mas saiba que a caminhada não acaba por aqui. 


Esses 3 últimos estágios (Escalar, otimizar e aproveitar) se tornam um ciclo.  Você sempre vai escalar mais o seu negócio, otimizá-lo para melhorar a experiência do consumidor e aproveitar os frutos do seu esforço. 

Transforme o seu Negócio em um Ecommerce de Sucesso 

É bem provável que, ao longo do caminho, você acabe estacionando em alguma dessas fases que citamos no artigo.


Talvez você simplesmente não consiga mais crescer por não enxergar o que é preciso melhorar, quando é o momento certo para passar de fase…


É comum isso acontecer.


Nessa hora, é o momento de rever algumas ações do seu negócio, e encontrar bons parceiros para sua jornada. A Pier 8 tem soluções em logística para seu e-commerce. Preencha o formulário, vamos conversar! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?