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15
12
2021

E-commerce logística: principais etapas

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Confira as postagens sobre Fulfillment E-Commerce aqui na Pier8!

A logística no e-commerce consiste no processo de armazenamento dos recursos e envio até o destino final. É o gerenciamento da cadeia de suprimentos de back-end que é crucial para o sucesso do seu  comércio eletrônico, e pode fazer ou quebrar seu negócio.

Ecommerce logística pode ser muito mais complexa do que em uma loja tradicional, onde as mercadorias são enviadas do depósito e simplesmente entregues ao cliente no momento da compra. Em um negócio de comércio eletrônico, a logística vai além de encontrar um bom parceiro de correio, também envolve armazenamento, rastreamento e seguro, lucratividade de remessa, embalagem, etc.

Confira as principais etapas do e-commerce logística!

E-commerce Logística: entenda quais são as principais etapas

1. O processo logístico para um pequeno e-commerce

Vamos começar com o básico, definindo suas necessidades de armazenamento. Normalmente, quando um cliente concluir sua compra em seu site, a transação aciona seu software de inventário e o ajusta automaticamente; e conforme você recebe a notificação de que o pedido foi confirmado, você precisa organizar o envio do produto. Existem diferentes maneiras de organizar a remessa, dependendo do tamanho de sua operação de comércio eletrônico.

Se você tem uma operação de home office e armazena seu estoque no mesmo espaço, tudo o que resta fazer é embalar o produto imediatamente e enviá-lo ao comprador, tendo apenas que buscar um parceiro de courier. Se sua operação for grande o suficiente para exigir a terceirização de um centro de distribuição, assim que a compra for confirmada seu terceiro parceiro será acionado para embalar e enviar os produtos do CD.

2. Empacotando seus produtos de e-commerce logística

O tempo em que a embalagem era uma caixa simples para tornar o processo de envio mais fácil e seguro ficou para trás e estamos vivendo uma era em que a embalagem é uma parte importante da experiência de compra do seu cliente e uma ferramenta inteligente para destacar o seu comércio eletrônico assim que se tornar o extensão da sua marca.

Basta dar uma olhada no feed do Instagram do seu alvo e você encontrará facilmente um ou dois vídeos de produtos sendo retirados da caixa. A experiência e a personalização estão nos detalhes de cada contato que você tem com o seu cliente, e o recebimento do produto é definitivamente o mais esperado, tornando a embalagem uma importante ferramenta de branding.

Mas, ao mesmo tempo em que pensa em impressionar seu cliente, deve levar em consideração dois aspectos importantes da embalagem: preço e segurança. A embalagem pode aumentar o custo da sua remessa e terá um impacto sobre o seu produto ou preço de remessa, então você pode querer decidir quanto você pode gastar na embalagem antes de começar a pensar fora da caixa (trocadilho indispensável, desculpa.).

Dito isso, você precisa pensar sobre os diferentes tamanhos de embalagem que seus produtos exigem e o peso da embalagem, e se você precisa comprar malas-diretas ou almofadas de embalagem para manter seu produto mais seguro, por exemplo.

Como a maioria dos mensageiros de remessa baseiam seus preços no tamanho e peso, você deve manter sua embalagem o mais leve e pequena possível, pois não deseja aumentar o preço de remessa ou ter sua embalagem reduzindo uma fatia de sua margem de lucro. Outra coisa que pode ajudar você a economizar em embalagens é considerar a quantidade de embalagens que você pode armazenar por vez e investir para reduzir o custo unitário do seu fornecedor de embalagens.

3. Opções de envio

A escolha de uma estratégia de envio para o seu negócio de comércio eletrônico também é uma etapa importante na operação do seu negócio, pois diferentes preços e métodos de envio têm o poder de elevar suas taxas de conversão, pois reduzem o abandono do carrinho de compras. Mas, como alguém tem que pagar por esta remessa, você deve levar todas as opções em consideração antes de decidir qual delas faz mais sentido para seu comércio eletrônico.

Oferecer frete grátis está se tornando cada vez mais popular, mas como dito acima alguém terá que pagar o preço, e você pode aumentar o preço do produto para cobrir os custos (fazer o cliente pagar), tirar o custo do frete de sua margem de lucro (seu a empresa paga por isso) e você também pode dividir o custo do frete entre vocês dois, o que significa aumentar parcialmente o preço do produto e retirar a outra metade de sua margem de lucro. Outra forma é oferecer frete grátis em um valor mínimo de pedido, na tentativa de aumentar o valor médio da transação.

Se arriscar sua margem de lucro ou aumentar o preço do produto estiver fora de questão para sua empresa, você também pode cobrar taxas da operadora em tempo real , que é quando o cliente digita seu código postal e recebe opções de mensageiros e preços, e eles fazem a escolha de quando receber o outro e quanto deseja pagar pela entrega. 

Finalmente, uma terceira - e mais popular - alternativa é cobrar uma taxa fixa de envio , desde que você certifique-se de não cobrar drasticamente a menos ou a mais de seus clientes. Isso funciona melhor se seus produtos tiverem o mesmo preço e tamanho. 

Não existe uma fórmula para decidir a melhor opção de envio para o seu comércio eletrônico e, além do peso e tamanho, o preço do envio também será impactado pelos países de partida e destino, opção de rastreamento e seguro, por isso é difícil comparar serviços e correios diferentes, pois cada empresa terá suas variáveis ​​exclusivas.

Para ter certeza de que não perderá dinheiro ao decidir sobre um método de envio para seu site, você deve levar em consideração o custo do produto, o custo da embalagem, o custo do envio, a taxa do cartão de crédito e a margem de lucro esperada antes de decidir sobre o preço final do produto.

4. Rastreamento e seguro para uma empresa de comércio eletrônico

Ao comparar preços de correio, você deve observar se eles já incluem o seguro embutido e se isso é algo que você gostaria de adicionar à sua opção de envio.

De modo geral, o custo para adicionar rastreamento e seguro ao seu frete é baixo e, dependendo do preço dos seus produtos, é altamente recomendável adicionar os dois. 

Ao enviar para outros países, incluindo países da América Latina, um documento para alfândega, que pode ser obtido online ou nos correios locais, deverá ser incluído na embalagem. Este documento detalha para os funcionários da alfândega o conteúdo da embalagem, seu custo e se é um presente ou uma compra pessoal. Quanto mais claro for o documento, menor será a probabilidade de ficar preso na alfândega.

Porém, como isso pode acontecer, você deve informar aos seus clientes que não tem controle sobre isso, a fim de definir expectativas claras quanto à data de entrega e possíveis sobretaxas.

E-commerce logística: qual melhor método de entrega?

Não há regras definidas para a organização de seus processos de logística de comércio eletrônico, pois seu negócio tem seus valores únicos que exigirão personalização de embalagem, métodos de envio, rastreamento e seguro específicos e serão mais adequados para um dos muitos mensageiros disponíveis para entrega nacional e internacional .

Quanto mais você souber sobre os diferentes métodos de envio e os preços na entrega de diferentes transportadores, bem como a qualidade do seu trabalho, melhor será à medida que seu negócio crescer e começar a exigir diferentes serviços e processos de armazenamento ou entrega. Lembre-se de que a entrega é um aspecto importante do seu negócio para o cliente, desde a embalagem até o preço e o tempo de entrega, mas não deve afetar muito - se houver - sua margem de lucro.

Para concluir, entregar para a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa é o objetivo de qualquer processo logístico para um e-commerce. No entanto, a segurança deve vir junto com todas as dicas fornecidas neste artigo.

Gostou do conteúdo?

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas. Entre em contato conosco através do formulário


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E-commerce logística: principais etapas

A logística no e-commerce consiste no processo de armazenamento dos recursos e envio até o destino final. É o gerenciamento da cadeia de suprimentos de back-end que é crucial para o sucesso do seu  comércio eletrônico, e pode fazer ou quebrar seu negócio.

Ecommerce logística pode ser muito mais complexa do que em uma loja tradicional, onde as mercadorias são enviadas do depósito e simplesmente entregues ao cliente no momento da compra. Em um negócio de comércio eletrônico, a logística vai além de encontrar um bom parceiro de correio, também envolve armazenamento, rastreamento e seguro, lucratividade de remessa, embalagem, etc.

Confira as principais etapas do e-commerce logística!

E-commerce Logística: entenda quais são as principais etapas

1. O processo logístico para um pequeno e-commerce

Vamos começar com o básico, definindo suas necessidades de armazenamento. Normalmente, quando um cliente concluir sua compra em seu site, a transação aciona seu software de inventário e o ajusta automaticamente; e conforme você recebe a notificação de que o pedido foi confirmado, você precisa organizar o envio do produto. Existem diferentes maneiras de organizar a remessa, dependendo do tamanho de sua operação de comércio eletrônico.

Se você tem uma operação de home office e armazena seu estoque no mesmo espaço, tudo o que resta fazer é embalar o produto imediatamente e enviá-lo ao comprador, tendo apenas que buscar um parceiro de courier. Se sua operação for grande o suficiente para exigir a terceirização de um centro de distribuição, assim que a compra for confirmada seu terceiro parceiro será acionado para embalar e enviar os produtos do CD.

2. Empacotando seus produtos de e-commerce logística

O tempo em que a embalagem era uma caixa simples para tornar o processo de envio mais fácil e seguro ficou para trás e estamos vivendo uma era em que a embalagem é uma parte importante da experiência de compra do seu cliente e uma ferramenta inteligente para destacar o seu comércio eletrônico assim que se tornar o extensão da sua marca.

Basta dar uma olhada no feed do Instagram do seu alvo e você encontrará facilmente um ou dois vídeos de produtos sendo retirados da caixa. A experiência e a personalização estão nos detalhes de cada contato que você tem com o seu cliente, e o recebimento do produto é definitivamente o mais esperado, tornando a embalagem uma importante ferramenta de branding.

Mas, ao mesmo tempo em que pensa em impressionar seu cliente, deve levar em consideração dois aspectos importantes da embalagem: preço e segurança. A embalagem pode aumentar o custo da sua remessa e terá um impacto sobre o seu produto ou preço de remessa, então você pode querer decidir quanto você pode gastar na embalagem antes de começar a pensar fora da caixa (trocadilho indispensável, desculpa.).

Dito isso, você precisa pensar sobre os diferentes tamanhos de embalagem que seus produtos exigem e o peso da embalagem, e se você precisa comprar malas-diretas ou almofadas de embalagem para manter seu produto mais seguro, por exemplo.

Como a maioria dos mensageiros de remessa baseiam seus preços no tamanho e peso, você deve manter sua embalagem o mais leve e pequena possível, pois não deseja aumentar o preço de remessa ou ter sua embalagem reduzindo uma fatia de sua margem de lucro. Outra coisa que pode ajudar você a economizar em embalagens é considerar a quantidade de embalagens que você pode armazenar por vez e investir para reduzir o custo unitário do seu fornecedor de embalagens.

3. Opções de envio

A escolha de uma estratégia de envio para o seu negócio de comércio eletrônico também é uma etapa importante na operação do seu negócio, pois diferentes preços e métodos de envio têm o poder de elevar suas taxas de conversão, pois reduzem o abandono do carrinho de compras. Mas, como alguém tem que pagar por esta remessa, você deve levar todas as opções em consideração antes de decidir qual delas faz mais sentido para seu comércio eletrônico.

Oferecer frete grátis está se tornando cada vez mais popular, mas como dito acima alguém terá que pagar o preço, e você pode aumentar o preço do produto para cobrir os custos (fazer o cliente pagar), tirar o custo do frete de sua margem de lucro (seu a empresa paga por isso) e você também pode dividir o custo do frete entre vocês dois, o que significa aumentar parcialmente o preço do produto e retirar a outra metade de sua margem de lucro. Outra forma é oferecer frete grátis em um valor mínimo de pedido, na tentativa de aumentar o valor médio da transação.

Se arriscar sua margem de lucro ou aumentar o preço do produto estiver fora de questão para sua empresa, você também pode cobrar taxas da operadora em tempo real , que é quando o cliente digita seu código postal e recebe opções de mensageiros e preços, e eles fazem a escolha de quando receber o outro e quanto deseja pagar pela entrega. 

Finalmente, uma terceira - e mais popular - alternativa é cobrar uma taxa fixa de envio , desde que você certifique-se de não cobrar drasticamente a menos ou a mais de seus clientes. Isso funciona melhor se seus produtos tiverem o mesmo preço e tamanho. 

Não existe uma fórmula para decidir a melhor opção de envio para o seu comércio eletrônico e, além do peso e tamanho, o preço do envio também será impactado pelos países de partida e destino, opção de rastreamento e seguro, por isso é difícil comparar serviços e correios diferentes, pois cada empresa terá suas variáveis ​​exclusivas.

Para ter certeza de que não perderá dinheiro ao decidir sobre um método de envio para seu site, você deve levar em consideração o custo do produto, o custo da embalagem, o custo do envio, a taxa do cartão de crédito e a margem de lucro esperada antes de decidir sobre o preço final do produto.

4. Rastreamento e seguro para uma empresa de comércio eletrônico

Ao comparar preços de correio, você deve observar se eles já incluem o seguro embutido e se isso é algo que você gostaria de adicionar à sua opção de envio.

De modo geral, o custo para adicionar rastreamento e seguro ao seu frete é baixo e, dependendo do preço dos seus produtos, é altamente recomendável adicionar os dois. 

Ao enviar para outros países, incluindo países da América Latina, um documento para alfândega, que pode ser obtido online ou nos correios locais, deverá ser incluído na embalagem. Este documento detalha para os funcionários da alfândega o conteúdo da embalagem, seu custo e se é um presente ou uma compra pessoal. Quanto mais claro for o documento, menor será a probabilidade de ficar preso na alfândega.

Porém, como isso pode acontecer, você deve informar aos seus clientes que não tem controle sobre isso, a fim de definir expectativas claras quanto à data de entrega e possíveis sobretaxas.

E-commerce logística: qual melhor método de entrega?

Não há regras definidas para a organização de seus processos de logística de comércio eletrônico, pois seu negócio tem seus valores únicos que exigirão personalização de embalagem, métodos de envio, rastreamento e seguro específicos e serão mais adequados para um dos muitos mensageiros disponíveis para entrega nacional e internacional .

Quanto mais você souber sobre os diferentes métodos de envio e os preços na entrega de diferentes transportadores, bem como a qualidade do seu trabalho, melhor será à medida que seu negócio crescer e começar a exigir diferentes serviços e processos de armazenamento ou entrega. Lembre-se de que a entrega é um aspecto importante do seu negócio para o cliente, desde a embalagem até o preço e o tempo de entrega, mas não deve afetar muito - se houver - sua margem de lucro.

Para concluir, entregar para a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa é o objetivo de qualquer processo logístico para um e-commerce. No entanto, a segurança deve vir junto com todas as dicas fornecidas neste artigo.

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