Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
18
03
2020

E-commerce de Sucesso: Como montar um negócio milionário?

e-commerce
e-commerce brasileiro
loja virtual

O e-commerce cresce constantemente no Brasil. A prova disso é o resultado da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que identificou que esse modelo de negócio saiu de um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2011 para R$ 60 bilhões em 2017, ano em que cresceu 12%.


E a previsão é que esses números aumentem ainda mais. Um dos motivos para isso acontecer está em torno do crescente uso dos smartphones, onde ficou cada vez mais fácil para o consumidor fazer suas compras online, sobretudo quando se trata de adultos jovens. 


Porém, não se esqueça, o sucesso de um e-commerce depende da logística. Tanto que entre os argumentos dos consumidores que não fazem compras online com frequência estão: o longo prazo de entrega dos produtos, assim como a dificuldade de fazer reclamações ou devoluções. O que é capaz de comprovar a importância da logística no e-commerce.


Frente a isso, é cada vez mais importante que a sua empresa esteja preparada para atender as exigências do consumidor moderno e entenda a real importância da logística no e-commerce.


Leia este conteúdo e fique por dentro de soluções para a logística de seu negócio. Saiba como escolher o melhor parceiro logístico

E-commerce de sucesso: Qual é a importância da logística no e-commerce

E-commerce de sucesso: Parceiro Logístico realmente vale a pena?

A logística é a peça-chave em um e-commerce de sucesso. E é com processos organizados que a sua empresa consegue atender pedidos, fazer a distribuição das mercadorias e a entrega dentro do prazo de maneira correta.


O resultado de um e-commerce com logística eficiente é a satisfação dos clientes e o aumento das vendas. Afinal, a divulgação “boca a boca” ainda é fundamental para os negócios. E consumidor feliz comenta com seus amigos e parentes sobre as empresas que mais confia para adquirir produtos.


Antes de montar um e-commerce é essencial você considerar algumas particularidades relacionadas à logística dessa atividade:


  • O e-commerce funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • O ambiente precisa oferecer informações completas sobre os produtos, comentários de consumidores, valores da mercadoria, do frete e tempo de entrega;
  • Para a compra ser interessante para o consumidor, o produto precisa apresentar um valor atrativo e com entrega em curto prazo;
  • É fundamental investir em estratégias de marketing e ferramentas tecnológicas que permitam o acompanhamento da logística do início ao fim.


O e-commerce e a logística dependem um do outro. Sem um fluxo positivo no estoque fica impossível realizar uma venda de sucesso em um e-commerce. É necessário identificar a saída de mercadorias e o número de itens que precisam ser repostos para continuar a produção.


Sem um controle total sobre o fluxo de caixa, a armazenagem de produtos e o abastecimento da cadeia fica impossível ser eficiente no e-commerce e a logística.


Assim você vai perceber que para conseguir monitorar todas as etapas da cadeia produtiva e os indicadores do e-commerce, será preciso fazer uso da ferramenta para gestão de estoque e supply chain (cadeia de suprimentos).


Com essa ferramenta, você vai evitar prejuízos para a empresa vindos de grandes estoques (que poderiam ficar estagnados), erros em entregas e falhas nos processos como um todo. 

Leia mais: Investir em Logística: Onde aplicar aplicar o dinheiro?

Acerte na escolha de seu parceiro logístico

E-commerce de sucesso: Parceiro Logístico realmente vale a pena?

A escolha de um bom parceiro logístico não é uma tarefa muito fácil, visto que, toda a experiência do usuário com a marca está diretamente ligada a essa parceria. É por isso que é tão importante ponderar algumas questões na hora de escolher um bom parceiro logístico, que atenda às suas necessidades, assim como, do seu consumidor.

Segurança

Analise o processo de segurança da empresa logística que está sendo avaliada e certifique-se de que ela armazenará e transportará o seu produto com total cuidado, segurança e qualidade.

Flexibilidade

Um bom parceiro logístico é aquele que vai atender às suas necessidades de maneira flexível, desde vigência de contrato, espaço de armazém, tipo de transporte, tecnologia, até outras particularidades do contrato.

Reputação no mercado

Um ponto essencialmente relevante está na análise de um bom parceiro logístico, ou seja, na análise de sua reputação no mercado. Investigar o histórico da empresa, em variadas esferas, desde o âmbito jurídico, mercadológico e social, é um passo fundamental antes de confiar a sua marca nas mãos de uma empresa logística.

Inovação

Compreendendo que logística e tecnologia caminham cada vez mais juntas na busca pela melhor experiência ao usuário, fazer com que um parceiro esteja comprometido com inovações no setor logístico é muito importante e faz com que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado, sobretudo frente à concorrência.

Estrutura e Capacitação

E-commerce de sucesso: Parceiro Logístico realmente vale a pena?

O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.


Esses são alguns pontos que optamos ser importantes de destacar, outras análises podem ser feitas conforme as suas necessidades, como localização, preço, tipos de serviço conforme o porte ou demanda da empresa, entre outros.


Se o seu caso é e-commerce, um parceiro logístico pode aumentar em 60% a produtividade de seu negócio.. 


Algumas das vantagens de ter parceria logística com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 


Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?