Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
06
11
2020

Dicas para vender no e-commerce sem interrupção

logística
vendas
logística para e-commerce

Ao montar um e-commerce, a primeira coisa que esperamos é: gerar tráfego e vender! Independentemente da sua situação, seja se você estiver tentando conquistar sua primeira venda ou já possuir experiência no ramo, sempre é bom encontrar outras formas de promover sua empresa e vender no ecommerce sem interrupções.

Nesse sentido, a logística é um dos principais pontos de atenção para quem almeja vender no ecommerce sem falhas.

Principais dicas para vender no ecommerce sem interrupções 

Os consumidores modernos não querem esperar um prazo longo para ter seus produtos entregues, por exemplo, e também não aceitam pagar valores altos de frete. Diante disso, é importante planejar todo os processos até a chegada do produto de seu e-commerce nas mãos do cliente, e sem ter problemas. Para isso, incorporar soluções tecnológicas em seu negócio é essencial, um pouco de planejamento e decisões certas bastam. Mãos à obra e se prepare para vender no ecommerce como nunca antes!  

Estruture todo o processo de envio

A outra face do e-commerce está voltada para um trabalho de preparação dos pedidos, controle de estoque, gestão financeira, manutenção e atualização do site, além do trabalho de parcerias com fornecedores e outras empresas. 

Após um pedido ser confirmado no e-commerce, o trabalho de preparação dos produtos é iniciado. Essa tarefa é extremamente importante e deve ser bem estruturada para garantir que os produtos sejam enviados rapidamente, sem erros.

Dica de Logística: nesta etapa é que se definam os responsáveis por cada operação, como separar os produtos do pedido no estoque, embalar, gerar etiquetas para o transportador e enviar. 

Mantenha um bom controle de estoque

O controle de estoque é essencial para manter uma boa logística para e-commerce. Caso o que está disponível no site for divergente do que de fato existe, seu negócio pode gerar insatisfação e arriscar a própria reputação por estar colocando à venda produtos que na realidade não existem para pronta entrega ou ainda itens que não são ofertados ao público.

Dica de Logística: crie um bom sistema de controle do que entra e sai em sua empresa. Importante você não se esquecer que toda movimentação de produtos deve ser atualizada com o estoque do e-commerce.

Crie embalagens resistentes

Para concluir, criar embalagens resistentes pode ser uma grande saída para garantir que seus itens cheguem aos clientes em perfeito estado, a decepção de uma entrega em que o produto veio danificado é o pior sentimento que você causar ao seu cliente. Suas cargas podem atravessar o país e, infelizmente, o transportador pode não ter o cuidado que o produto merece. 

Dica de Logística: para garantir a satisfação dos seus consumidores e não ter problemas com trocas e devoluções, crie embalagens fortes e resistentes. Fuja dos prejuízos de uma devolução. 

A logística para seu e-commerce é muito importante para que você consiga vender no ecommerce. É um trabalho que garante um bom controle de entradas e saídas de mercadorias, além de clientes satisfeitos, que recebem suas compras em tempo hábil, sem atrasos e problemas.

Leia mais: Descubra quais são as melhores transportadoras para E-commerce

O fulfillment tem importância na gestão do e-commerce pois envolve todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Dessa forma, entendendo que a gestão do seu e-commerce deve funcionar perfeitamente, afinal, comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra. 

Nesse sentido, o fulfillment é um elo fundamental para a cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Afinal ninguém gosta de atrasos, erros e outros contratempos, não é mesmo? 

E agora, os consumidores estão mais exigentes! Não se esqueça. Mas não se preocupe, há espaço no mercado para todos os competidores. Entenda mais:

Fulfillment: vender no ecommerce sem falhas

Para começar, vamos definir o que é o fulfillment. Trata-se de um conjunto de operações e atividades que são realizadas desde o recebimento do pedido no e-commerce até a entrega do produto. Dentro dele podemos referenciar alguns processos como o recebimento, armazenamento, picking (def: separação e preparação de pedidos),embalagem do produto, faturamento e expedição.

Entretanto, esses processos quando somados podem representar uma fatia muito importante no total de custos da operação virtual. Vamos a um exemplo de e-commerce, se o lojista envia produtos a mais no pedido sem conferência, o que pode ocorrer são grandes perdas financeiras.

E é justamente por este motivo que alguns dos grandes players escolhem por terceirizar essas atividades com empresas especializadas em full-commerce. Sabe-se que outras organizam, por exemplo, um padrão de serviços, usando um SLA de d+0.

O modelo full commerce ocorre quando o varejista terceiriza toda parte de planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, meios de pagamento e análises de resultados do comércio eletrônico do seu negócio. Este método irá possibilitar uma visão total de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, direcionando todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, do mesmo modo que irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado. 

A implementação da  logística fulfillment garante que os custos sejam reduzidos e as vendas aumentem. Atualmente, sabemos que a participação das vendas de lojistas dentro dos negócios online dos principais varejistas ultrapassa os 25% em faturamento e 35% em quantidade de pedidos. Garantir que todo o processo logístico seja eficiente é a melhor forma de se consolidar no mercado. 

Para finalizar, destacamos algumas vantagens de terceirizar a logística (fulfillment) de seu e-commerce com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?