Ao montar um e-commerce, a primeira coisa que esperamos é: gerar tráfego e vender! Independentemente da sua situação, seja se você estiver tentando conquistar sua primeira venda ou já possuir experiência no ramo, sempre é bom encontrar outras formas de promover sua empresa e vender no ecommerce sem interrupções.
Nesse sentido, a logística é um dos principais pontos de atenção para quem almeja vender no ecommerce sem falhas.
Os consumidores modernos não querem esperar um prazo longo para ter seus produtos entregues, por exemplo, e também não aceitam pagar valores altos de frete. Diante disso, é importante planejar todo os processos até a chegada do produto de seu e-commerce nas mãos do cliente, e sem ter problemas. Para isso, incorporar soluções tecnológicas em seu negócio é essencial, um pouco de planejamento e decisões certas bastam. Mãos à obra e se prepare para vender no ecommerce como nunca antes!
A outra face do e-commerce está voltada para um trabalho de preparação dos pedidos, controle de estoque, gestão financeira, manutenção e atualização do site, além do trabalho de parcerias com fornecedores e outras empresas.
Após um pedido ser confirmado no e-commerce, o trabalho de preparação dos produtos é iniciado. Essa tarefa é extremamente importante e deve ser bem estruturada para garantir que os produtos sejam enviados rapidamente, sem erros.
Dica de Logística: nesta etapa é que se definam os responsáveis por cada operação, como separar os produtos do pedido no estoque, embalar, gerar etiquetas para o transportador e enviar.
O controle de estoque é essencial para manter uma boa logística para e-commerce. Caso o que está disponível no site for divergente do que de fato existe, seu negócio pode gerar insatisfação e arriscar a própria reputação por estar colocando à venda produtos que na realidade não existem para pronta entrega ou ainda itens que não são ofertados ao público.
Dica de Logística: crie um bom sistema de controle do que entra e sai em sua empresa. Importante você não se esquecer que toda movimentação de produtos deve ser atualizada com o estoque do e-commerce.
Para concluir, criar embalagens resistentes pode ser uma grande saída para garantir que seus itens cheguem aos clientes em perfeito estado, a decepção de uma entrega em que o produto veio danificado é o pior sentimento que você causar ao seu cliente. Suas cargas podem atravessar o país e, infelizmente, o transportador pode não ter o cuidado que o produto merece.
Dica de Logística: para garantir a satisfação dos seus consumidores e não ter problemas com trocas e devoluções, crie embalagens fortes e resistentes. Fuja dos prejuízos de uma devolução.
A logística para seu e-commerce é muito importante para que você consiga vender no ecommerce. É um trabalho que garante um bom controle de entradas e saídas de mercadorias, além de clientes satisfeitos, que recebem suas compras em tempo hábil, sem atrasos e problemas.
Leia mais: Descubra quais são as melhores transportadoras para E-commerce
O fulfillment tem importância na gestão do e-commerce pois envolve todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.
Dessa forma, entendendo que a gestão do seu e-commerce deve funcionar perfeitamente, afinal, comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra.
Nesse sentido, o fulfillment é um elo fundamental para a cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Afinal ninguém gosta de atrasos, erros e outros contratempos, não é mesmo?
E agora, os consumidores estão mais exigentes! Não se esqueça. Mas não se preocupe, há espaço no mercado para todos os competidores. Entenda mais:
Para começar, vamos definir o que é o fulfillment. Trata-se de um conjunto de operações e atividades que são realizadas desde o recebimento do pedido no e-commerce até a entrega do produto. Dentro dele podemos referenciar alguns processos como o recebimento, armazenamento, picking (def: separação e preparação de pedidos),embalagem do produto, faturamento e expedição.
Entretanto, esses processos quando somados podem representar uma fatia muito importante no total de custos da operação virtual. Vamos a um exemplo de e-commerce, se o lojista envia produtos a mais no pedido sem conferência, o que pode ocorrer são grandes perdas financeiras.
E é justamente por este motivo que alguns dos grandes players escolhem por terceirizar essas atividades com empresas especializadas em full-commerce. Sabe-se que outras organizam, por exemplo, um padrão de serviços, usando um SLA de d+0.
O modelo full commerce ocorre quando o varejista terceiriza toda parte de planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, meios de pagamento e análises de resultados do comércio eletrônico do seu negócio. Este método irá possibilitar uma visão total de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, direcionando todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, do mesmo modo que irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado.
A implementação da logística fulfillment garante que os custos sejam reduzidos e as vendas aumentem. Atualmente, sabemos que a participação das vendas de lojistas dentro dos negócios online dos principais varejistas ultrapassa os 25% em faturamento e 35% em quantidade de pedidos. Garantir que todo o processo logístico seja eficiente é a melhor forma de se consolidar no mercado.
Para finalizar, destacamos algumas vantagens de terceirizar a logística (fulfillment) de seu e-commerce com a Pier 8:
A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria!