Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Dicas para otimizar processsos da Logística Farmacêutica

22.5.2020 13:08

Para aquelas pessoas que lidam com a logística farmacêutica isso não é novidade. No gerenciamento, são comuns os problemas com a atualização do estoque de medicamentos e de materiais. Afinal, quando não existe conexão com o processo de vendas e entrega, nem segurança para o estoque, fica complicado prever o que o seu negócio precisa e o quão urgente é essa demanda.


Nesse sentido, confiar em uma boa logística pode ser um diferencial para a sua farmácia ser bem-sucedida no atendimento ao cliente


Neste artigo, saiba como resolver os problemas de logística farmacêutica do seu negócio. Listamos 4 dicas para eliminar os contratempos e garantir um estoque sempre pronto e organizado!

Como otimizar processos da Logística Farmacêutica

Dicas para otimizar processsos da Logística Farmacêutica

1. Sincronize os procedimentos

É comum que os funcionários do setor farmacêutico deixem de atualizar os estoques na hora em que o produto chega e no momento em que ele sai. Diante disso, opte por sistemas que integrem os processos e impeçam que outros procedimentos essenciais sejam realizados sem que seja realizada a atualização simultânea, como:


  • Quando o farmacêutico indicar um remédio ao paciente, o operador do caixa só irá conseguir receber o valor pago se der um “ok” na saída do remédio no estoque. Dessa forma, o dinheiro do caixa poderá ser conferido de acordo com cada item que sai do estoque.

  • Impeça vendedores de receberem por produtos que não estão cadastrados no estoque com saldo suficiente.

2. Acompanhe o fluxo na transportadora

Esse item tem sua importância, afinal, remédios e materiais podem ser danificados durante o transporte. Dessa forma, faça sempre o acompanhamento dos materiais quando estes forem entregues. Lembre-se de garantir que a entrada no estoque seja compatível com os produtos que foram entregues em estado consumível.


Neste ponto, é fundamental não comprometer a encomenda antes que ela chegue, pois esse feito pode gerar contratempos se a transportadora trouxer produtos trocados, vencidos ou avariados. Caso você possa escolher, opte por transportadoras que tenham boa referência em logística e possuam pelo menos um case de sucesso nessa área. Ter essa preocupação irá minimizar de modo considerável a possibilidade de imprevistos com a mercadoria.

3. Inclua a segurança na logística farmacêutica

Dicas para otimizar processsos da Logística Farmacêutica

Em determinadas farmácias, é comum remédios e materiais desaparecem de forma misteriosa. Normalmente, o objetivo é o consumo próprio, a venda no mercado ilegal ou a utilização indevida.


Para evitar essas situações, garanta sempre a segurança dos seus produtos com um espaço adequado e exclusivo para o estoque. De preferência, sendo ideal com um galpão específico para que seus produtos fiquem em segurança, que permita o acesso somente do pessoal autorizado e, como preferência, de confiança.

4. Estude a sua logística

Em relação aos serviços de entrega, analise a sua viabilidade para a farmácia. Lembre-se de que essa prestação de serviços demanda ainda mais controle do estoque, além do gasto com combustível e motoboys. Nesse sentido é sempre importante investir em sistemas gerenciais, para evitar transtornos futuros.


Por último, mas não menos importante, sobre a implantação de um sistema para gerenciar custos, a Pier 8 tem soluções em gerenciamento logístico pra você. Opte por um que ofereça praticidade, seja fácil de operar, possa ser administrado pela internet e que seja compatível com o seu porte.


Como você pôde identificar, a logística farmacêutica é fundamental para manter o controle do estoque e garantir que os seus clientes sejam sempre bem atendidos quando buscarem por algum produto. Se a sua farmácia está inserida como parte de alguma clínica ou consultório, esse controle é ainda mais importante: dessa maneira, quando forem receitados os remédios, os médicos terão certeza de que o paciente irá encontrá-los na sua farmácia. 


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio. 


Até a próxima! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert