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04
10
2021

Dicas para mais produtividade no Recebimento de Mercadorias

Tag
logística

Conseguir a máxima eficiência operacional é um dos grandes objetivos de uma empresa, principalmente em tempos de e-commerce. No setor logístico, essa meta se torna ainda mais relevante. O processo de recebimento de mercadorias trata-se de uma etapa que exige atenção e agilidade para alcançar uma boa produtividade.

Apesar desta etapa ser muito importante no e-commerce, é comum encontrarmos gestores com dúvidas. Por isso, entender sua relevância, assim como adotar estratégias para superar os problemas que possam surgir, é o primeiro passo para alcançar bons resultados.

Neste artigo, você terá acesso a informações essenciais sobre o recebimento de mercadorias e aprenderá como aumentar a produtividade desse processo logístico. 

5 Dicas para aumentar a produtividade no Recebimento de Mercadorias

O recebimento de mercadorias, como você já deve saber, é o processo que ocorre assim que as mercadorias adquiridas com os fornecedores são entregues na empresa. No geral, ele é dividido em algumas fases:

  • agendamento da entrega;
  • identificação da mercadoria;
  • conferência das notas;
  • vistoria para identificar avarias;
  • remanejamento e/ou separação dos produtos;
  • cadastro no sistema de gestão do estoque.

Embora pareça simples, é fundamental executar essas tarefas com muita atenção. Isso porque, alguns erros podem prejudicar a produtividade e as finanças empresariais, como as divergências entre o preço negociado e o informado na nota.

1. Precisão no envio de pedidos

Nesta primeira etapa, o comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir seu pedido para o site. Nesse momento, a maior parte das ações é automatizada e a loja somente recebe o pedido depois de pronto. Diante disso, invista em um bom site, simples de navegar e com todas as informações que o cliente precisa. Esta última parte, aliás, previne problemas com trocas e devoluções.

A partir do pedido efetuado pelo cliente, é responsabilidade do site e das entidades envolvidas, como as administradoras de cartão de crédito e empresas antifraude, o papel de analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.

Após confirmada a transação financeira, vem a separação da mercadoria - ou sua encomenda junto ao fornecedor - embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega para a transportadora. O tempo de entrega é contabilizado a partir desse momento, é muito importante deixar isso claro ao cliente.

2. Invista em capacitação da equipe

Para cumprir corretamente com o Recebimento de Mercadorias é fundamental ter uma equipe capacitada, essa é uma das premissas mais importantes para aumentar a produtividade desse processo. Isso porque, um profissional treinado é mais crítico e estratégico diante de problemas e consegue executar suas funções com mais precisão.

Dessa forma, o mais recomendado é conscientizar e treinar o grupo para realizar o confronto entre o pedido e a nota e a conferência do estado geral da carga recebida.

3. Faça um bom planejamento

No mercado atual, agir sem um planejamento logístico é perda de tempo. Afinal, é necessário ter todo o processo bem delineado e prever como cada etapa deve ser executada, evitando que a equipe cometa erros de principiantes e que o tempo necessário para finalização do processo seja excessivo.

Uma coisa é certa: quanto mais organizado e detalhado for o seu planejamento, melhor será a atuação de seus funcionários. Com isso, é possível ganhar mais produtividade e eficiência, sem que seja deixado de lado a segurança do procedimento.

4. Aposte na integração entre os setores

Uma empresa está relacionada a diversos outros setores, não é mesmo? 

Diante disso, cada um possui uma função específica. O sucesso, dessa forma, depende de uma atuação harmônica entre eles.

É importante a comunicação entre a logística com outros setores, em especial com o setor de compras, o de transporte e o de vendas. Quando isso acontece, o recebimento de mercadorias é mais rápido e coerente, colaborando para que a empresa consiga manter seus gargalos longe e seus clientes satisfeitos.

5. Incorpore tecnologia ao seu cotidiano

O uso de sistemas de informação (ERP) pelas empresas é o que viabiliza inúmeros setores que fazem parte das inovações apresentadas neste conteúdo. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de variadas filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta, que podemos chamar também de alinhada.

Por outro lado, esses sistemas permitem a análise dos dados de modo a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, dando permissão a empresa que se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, este é um exemplo, ou corrija falhas antes que elas tenham o poder de ocasionar prejuízos.

Operação mais rápida

Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).

Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora. De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação.

A Pier 8 já está no tempo real!  Conheça nossas soluções em logísticas alinhadas com tecnologia! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 




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logística

Dicas para mais produtividade no Recebimento de Mercadorias

Conseguir a máxima eficiência operacional é um dos grandes objetivos de uma empresa, principalmente em tempos de e-commerce. No setor logístico, essa meta se torna ainda mais relevante. O processo de recebimento de mercadorias trata-se de uma etapa que exige atenção e agilidade para alcançar uma boa produtividade.

Apesar desta etapa ser muito importante no e-commerce, é comum encontrarmos gestores com dúvidas. Por isso, entender sua relevância, assim como adotar estratégias para superar os problemas que possam surgir, é o primeiro passo para alcançar bons resultados.

Neste artigo, você terá acesso a informações essenciais sobre o recebimento de mercadorias e aprenderá como aumentar a produtividade desse processo logístico. 

5 Dicas para aumentar a produtividade no Recebimento de Mercadorias

O recebimento de mercadorias, como você já deve saber, é o processo que ocorre assim que as mercadorias adquiridas com os fornecedores são entregues na empresa. No geral, ele é dividido em algumas fases:

  • agendamento da entrega;
  • identificação da mercadoria;
  • conferência das notas;
  • vistoria para identificar avarias;
  • remanejamento e/ou separação dos produtos;
  • cadastro no sistema de gestão do estoque.

Embora pareça simples, é fundamental executar essas tarefas com muita atenção. Isso porque, alguns erros podem prejudicar a produtividade e as finanças empresariais, como as divergências entre o preço negociado e o informado na nota.

1. Precisão no envio de pedidos

Nesta primeira etapa, o comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir seu pedido para o site. Nesse momento, a maior parte das ações é automatizada e a loja somente recebe o pedido depois de pronto. Diante disso, invista em um bom site, simples de navegar e com todas as informações que o cliente precisa. Esta última parte, aliás, previne problemas com trocas e devoluções.

A partir do pedido efetuado pelo cliente, é responsabilidade do site e das entidades envolvidas, como as administradoras de cartão de crédito e empresas antifraude, o papel de analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.

Após confirmada a transação financeira, vem a separação da mercadoria - ou sua encomenda junto ao fornecedor - embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega para a transportadora. O tempo de entrega é contabilizado a partir desse momento, é muito importante deixar isso claro ao cliente.

2. Invista em capacitação da equipe

Para cumprir corretamente com o Recebimento de Mercadorias é fundamental ter uma equipe capacitada, essa é uma das premissas mais importantes para aumentar a produtividade desse processo. Isso porque, um profissional treinado é mais crítico e estratégico diante de problemas e consegue executar suas funções com mais precisão.

Dessa forma, o mais recomendado é conscientizar e treinar o grupo para realizar o confronto entre o pedido e a nota e a conferência do estado geral da carga recebida.

3. Faça um bom planejamento

No mercado atual, agir sem um planejamento logístico é perda de tempo. Afinal, é necessário ter todo o processo bem delineado e prever como cada etapa deve ser executada, evitando que a equipe cometa erros de principiantes e que o tempo necessário para finalização do processo seja excessivo.

Uma coisa é certa: quanto mais organizado e detalhado for o seu planejamento, melhor será a atuação de seus funcionários. Com isso, é possível ganhar mais produtividade e eficiência, sem que seja deixado de lado a segurança do procedimento.

4. Aposte na integração entre os setores

Uma empresa está relacionada a diversos outros setores, não é mesmo? 

Diante disso, cada um possui uma função específica. O sucesso, dessa forma, depende de uma atuação harmônica entre eles.

É importante a comunicação entre a logística com outros setores, em especial com o setor de compras, o de transporte e o de vendas. Quando isso acontece, o recebimento de mercadorias é mais rápido e coerente, colaborando para que a empresa consiga manter seus gargalos longe e seus clientes satisfeitos.

5. Incorpore tecnologia ao seu cotidiano

O uso de sistemas de informação (ERP) pelas empresas é o que viabiliza inúmeros setores que fazem parte das inovações apresentadas neste conteúdo. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de variadas filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta, que podemos chamar também de alinhada.

Por outro lado, esses sistemas permitem a análise dos dados de modo a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, dando permissão a empresa que se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, este é um exemplo, ou corrija falhas antes que elas tenham o poder de ocasionar prejuízos.

Operação mais rápida

Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).

Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora. De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação.

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