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31
07
2021

Dicas para driblar os desafios de logística do Brasil

Tag
logística

A gestão das operações logísticas requer a atenção com determinada frequência dos profissionais da área, onde precisam planejar o estoque, calcular fretes e dar agilidade aos processos para evitar desperdício. No entanto, infelizmente, muitas vezes, as empresas se deparam com um grande problema: os desafios de logística brasileira.

Mesmo com a adoção de ações governamentais como o PAC — Programa de Aceleração do Crescimento, o Brasil não evoluiu muito no que se refere à melhoria da infraestrutura, o que tem impedido, de modo significativo, a eficiência das empresas.

De acordo com estudos do Banco Mundial, se tratando da logística comercial, o Brasil está ocupando o 55º lugar entre 160 países avaliados, isso demonstra os desafios colocados no mercado nacional!

5 Dicas para driblar os desafios de logística do Brasil 

Uma coisa é certa, o mercado está mais competitivo que no passado. Aliás, isso é um reflexo de que há maior variedade de segmentos de produtos e nichos disponíveis no mercado, diante disso, as marcas precisam encontrar novas formas de se destacarem em meio aos competidores. 

Para tanto, a experiência do consumidor entra na jogada como um diferencial importante, considerado um dos fatores essenciais para fidelizar clientes e consolidar a imagem positiva das marcas.

É essencial que todas as estratégias sejam pensadas para garantir a satisfação do cliente, o que envolve desde a qualidade do produto, a apresentação no site ou ponto de venda, a entrega, o prazo, embalagem, atendimento, e muitos outros fatores. 

Combinar cada item é o que resultará numa boa experiência de compra. Por outro lado, uma falha, que seja somente em um desses itens, pode resultar em uma experiência ruim e fazer com que o cliente nunca mais volte a comprar no tal negócio.

Uma das principais etapas logísticas para o comércio eletrônico é o transporte, é nela que há a ponte entre o produto e o cliente. É o último contato para firmar um compromisso. Com isso, qualquer falha na entrega pode gerar insatisfação e quebrar todo um ciclo positivo que estava em construção.

1) Oferecer serviços de qualidade

O primeiro passo que uma empresa deve dar para fidelizar mais clientes é oferecer serviços de qualidade, que irão corresponder às expectativas deles. Mas somente atender a essas expectativas não basta; os gestores de logística também precisam tentar superá-las. 

E uma das estratégias mais fundamentais que eles podem utilizar para atingir esse objetivo é oferecer um bom serviço logístico, que atenda de forma rápida às demandas.

Caso a empresa foque apenas em encontrar os melhores fornecedores e não se preocupa com a logística, seus clientes irão acabar ficando insatisfeitos devido às falhas que ocorrem nesse importante processo. Diante disso, uma logística eficaz desempenha um papel muito importante no oferecimento de serviços de qualidade (armazenagem, distribuição, etc) que contribuem diretamente para a fidelização dos consumidores.

2) Entregar experiências positivas aos clientes

A prestação de um serviço envolve inúmeros processos. Desde a contratação até a sua efetiva realização, o cliente estará envolvido em todos eles. Diante disso, a empresa precisa executar um ótimo trabalho do começo ao fim, para ofertá-lo a melhor experiência do cliente possível. De outra forma, o cliente acabará ficando insatisfeito e irá optar pelos serviços prestados pelos concorrentes, que estão muito dispostos a conquistá-lo.

A boa logística também exerce um papel importante na entrega de experiências boas aos clientes, provendo agilidade em todos os processos. Esta rapidez no atendimento às demandas é essencial, pois interfere de forma positiva no negócio dos clientes e os na conquista de bons resultados. E isto, como consequência, irá tornar a experiência deles muito melhor, fidelizando-os à marca.

3) Ajudar os clientes da marca a alavancarem o seu negócio

Empresas que procuram melhorar seus centros de distribuição, otimizar os transportes e evitar desperdícios no processo da cadeia logística acabam ajudando seus clientes a alavancarem os resultados de seus negócios. Isso ocorre porque um serviço de qualidade está sendo prestado.

E como os clientes estão vendo que esse serviço os está auxiliando a atingir seus objetivos, e nesse caso eles se tornam fiéis à marca e passam a dar uma maior credibilidade à empresa.

4) Operador logístico com experiência 

Como você pôde ver, a logística desempenha um importante papel na fidelização de clientes. Mas para atingirem as suas metas de fidelização, os gestores precisam melhorar todos os processos da sua cadeia logística. Para isto, eles podem contar com a ajuda de um operador logístico experiente, que faz uma análise detalhada dos processos da empresa e planeja operações mais eficientes para que um melhor serviço seja ofertado.

5) Automação

Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).

Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora.

De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação.

Inovações e tecnologias na logística para fidelizar clientes

É um fato, mas vale a pena retornar este assunto: todos os setores, sem exceção, serão impactados com as transformações tecnológicas. Não que seja novidade, afinal, isso já vem acontecendo e sendo anunciado a algum tempo, mas só agora é que de fato se pode ver o efeito da tecnologia logística, por exemplo. 

Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, e mais do que isso, tecnologia em logística já é parte da realidade. 

Por mais simples que seja, a tecnologia está presente, através de um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Tecnologia logística tem repercutido na diminuição de falhas no processos logísticos e na fidelização do cliente. Afinal, a matemática é simples: investir para lucrar mais.

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8: 

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 
  • Picking & Packing: todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. no packing atendemos o que o seu produto precisar;
  • Transporte: pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final;
  • WMS: temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Entre em contato, temos soluções em logística para seu negócio. 





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logística

Dicas para driblar os desafios de logística do Brasil

A gestão das operações logísticas requer a atenção com determinada frequência dos profissionais da área, onde precisam planejar o estoque, calcular fretes e dar agilidade aos processos para evitar desperdício. No entanto, infelizmente, muitas vezes, as empresas se deparam com um grande problema: os desafios de logística brasileira.

Mesmo com a adoção de ações governamentais como o PAC — Programa de Aceleração do Crescimento, o Brasil não evoluiu muito no que se refere à melhoria da infraestrutura, o que tem impedido, de modo significativo, a eficiência das empresas.

De acordo com estudos do Banco Mundial, se tratando da logística comercial, o Brasil está ocupando o 55º lugar entre 160 países avaliados, isso demonstra os desafios colocados no mercado nacional!

5 Dicas para driblar os desafios de logística do Brasil 

Uma coisa é certa, o mercado está mais competitivo que no passado. Aliás, isso é um reflexo de que há maior variedade de segmentos de produtos e nichos disponíveis no mercado, diante disso, as marcas precisam encontrar novas formas de se destacarem em meio aos competidores. 

Para tanto, a experiência do consumidor entra na jogada como um diferencial importante, considerado um dos fatores essenciais para fidelizar clientes e consolidar a imagem positiva das marcas.

É essencial que todas as estratégias sejam pensadas para garantir a satisfação do cliente, o que envolve desde a qualidade do produto, a apresentação no site ou ponto de venda, a entrega, o prazo, embalagem, atendimento, e muitos outros fatores. 

Combinar cada item é o que resultará numa boa experiência de compra. Por outro lado, uma falha, que seja somente em um desses itens, pode resultar em uma experiência ruim e fazer com que o cliente nunca mais volte a comprar no tal negócio.

Uma das principais etapas logísticas para o comércio eletrônico é o transporte, é nela que há a ponte entre o produto e o cliente. É o último contato para firmar um compromisso. Com isso, qualquer falha na entrega pode gerar insatisfação e quebrar todo um ciclo positivo que estava em construção.

1) Oferecer serviços de qualidade

O primeiro passo que uma empresa deve dar para fidelizar mais clientes é oferecer serviços de qualidade, que irão corresponder às expectativas deles. Mas somente atender a essas expectativas não basta; os gestores de logística também precisam tentar superá-las. 

E uma das estratégias mais fundamentais que eles podem utilizar para atingir esse objetivo é oferecer um bom serviço logístico, que atenda de forma rápida às demandas.

Caso a empresa foque apenas em encontrar os melhores fornecedores e não se preocupa com a logística, seus clientes irão acabar ficando insatisfeitos devido às falhas que ocorrem nesse importante processo. Diante disso, uma logística eficaz desempenha um papel muito importante no oferecimento de serviços de qualidade (armazenagem, distribuição, etc) que contribuem diretamente para a fidelização dos consumidores.

2) Entregar experiências positivas aos clientes

A prestação de um serviço envolve inúmeros processos. Desde a contratação até a sua efetiva realização, o cliente estará envolvido em todos eles. Diante disso, a empresa precisa executar um ótimo trabalho do começo ao fim, para ofertá-lo a melhor experiência do cliente possível. De outra forma, o cliente acabará ficando insatisfeito e irá optar pelos serviços prestados pelos concorrentes, que estão muito dispostos a conquistá-lo.

A boa logística também exerce um papel importante na entrega de experiências boas aos clientes, provendo agilidade em todos os processos. Esta rapidez no atendimento às demandas é essencial, pois interfere de forma positiva no negócio dos clientes e os na conquista de bons resultados. E isto, como consequência, irá tornar a experiência deles muito melhor, fidelizando-os à marca.

3) Ajudar os clientes da marca a alavancarem o seu negócio

Empresas que procuram melhorar seus centros de distribuição, otimizar os transportes e evitar desperdícios no processo da cadeia logística acabam ajudando seus clientes a alavancarem os resultados de seus negócios. Isso ocorre porque um serviço de qualidade está sendo prestado.

E como os clientes estão vendo que esse serviço os está auxiliando a atingir seus objetivos, e nesse caso eles se tornam fiéis à marca e passam a dar uma maior credibilidade à empresa.

4) Operador logístico com experiência 

Como você pôde ver, a logística desempenha um importante papel na fidelização de clientes. Mas para atingirem as suas metas de fidelização, os gestores precisam melhorar todos os processos da sua cadeia logística. Para isto, eles podem contar com a ajuda de um operador logístico experiente, que faz uma análise detalhada dos processos da empresa e planeja operações mais eficientes para que um melhor serviço seja ofertado.

5) Automação

Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).

Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora.

De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação.

Inovações e tecnologias na logística para fidelizar clientes

É um fato, mas vale a pena retornar este assunto: todos os setores, sem exceção, serão impactados com as transformações tecnológicas. Não que seja novidade, afinal, isso já vem acontecendo e sendo anunciado a algum tempo, mas só agora é que de fato se pode ver o efeito da tecnologia logística, por exemplo. 

Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, e mais do que isso, tecnologia em logística já é parte da realidade. 

Por mais simples que seja, a tecnologia está presente, através de um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Tecnologia logística tem repercutido na diminuição de falhas no processos logísticos e na fidelização do cliente. Afinal, a matemática é simples: investir para lucrar mais.

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8: 

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 
  • Picking & Packing: todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. no packing atendemos o que o seu produto precisar;
  • Transporte: pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final;
  • WMS: temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

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