O mercado atual é marcado com a competitividade em alta. Logo, a empresa que não se atualiza com as especificações e exigências do mercado, acabam perdendo espaço e, como consequência, clientes.
Ter conhecimento das melhores estratégias logísticas é o primeiro passo para superar esses obstáculos.
A eficiência na logística, hoje, está estritamente relacionada à aplicação de Tecnologia da Informação (TI) através de softwares na logística. A TI revolucionou a logística e continua sendo um grande aliado competitivo das empresas.
Trata-se de um grupo de atividades que incluem o uso de software, banco de dados e uma arquitetura de rede que trabalham com o objetivo de tornar mais fácil o acesso e o gerenciamento das informações das organizações. Logo, facilitam a vida de seus usuários. Toda a área de TI utiliza a informática para prover informações que auxiliam as atividades que se destinam, a produzir, transmitir, armazenar, acrescentar e interpretar os dados, assim, os resultados obtidos são mais precisos e agilizam a taxa de resposta entre setores, clientes e fornecedores.
A TI, seus bancos de dados e softwares transformaram a logística, que hoje está equipada com soluções para superar desafios. A partir deles, as ferramentas se modernizaram, facilitando a integração entre atividades. As principais ferramentas utilizadas na logística são o CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o TMS (Transportation Management Systems).
O uso de sistemas de informação pelas empresas é o que viabiliza inúmeros setores que fazem parte das inovações apresentadas neste conteúdo. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de variadas filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta, que podemos chamar também de alinhada.
Por outro lado, esses sistemas permitem a análise dos dados de modo a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, dando permissão a empresa que se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, este é um exemplo, ou corrija falhas antes que elas tenham o poder de ocasionar prejuízos.
Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações logísticas muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).
Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora.
De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação logística (concentrar todas as tarefas em um único lugar).
A disseminação da computação em nuvem fez com que inúmeros dos conceitos apresentados se tornassem mais acessíveis, sobretudo às pequenas e médias empresas. Afinal, a partir dela os custos reduziram bastante. Um exemplo são os softwares de gestão de estoque e ERP, que podem migrar para a nuvem e alcançar mais empresas.
É bem perceptível que, atualmente, a eficiência dos processos logísticos é diretamente proporcional aos investimentos em tecnologia e inovação que a empresa faz, esses conceitos que foram listados são alguns exemplos de onde o gestor pode focar suas atenções e investir.
Para concluir, a preocupação com a logística deve fazer parte da rotina de qualquer gestor, isso em razão da alta competitividade do mercado e a demanda dos consumidores por mais agilidade nas entregas, negligenciar o papel da tecnologia em logística no sucesso de sua empresa pode ser prejudicial para a imagem e para os resultados financeiros da empresa.
Plataforma logística com alta tecnologia possui alta relevância no desempenho de indústrias, empresas e etc.
Através de códigos de barras, QR Code ou sensores, é possível registrar a movimentação dos itens que entram e saem do local de armazenamento em tempo real, atualizando e fornecendo o inventário do seu negócio assim que solicitado.
Dessa maneira esse sistema pode ser acessado por dispositivos móveis e redes locais, o que facilita o acompanhamento pelos inúmeros setores que necessitam dessas informações. Por exemplo, os responsáveis pela aquisição de matéria-prima para a fabricação de determinado produto precisam ter conhecimento sobre quando há a necessidade de reposição deste material.
Nesse sentido, a partir da utilização do sistema WMS é possível obter essa informação de maneira imediata, prevenindo problemas gerados por falhas de comunicação, otimizando a produção e evitando atrasos derivados da falta de insumos para a produção.
Cada entrada, movimentação e saída deve ser registrada no sistema WMS. isso porque o sistema contabiliza as mudanças no inventário, acrescentando informações relevantes, como:
Ele também se integra a sistemas ERP, de modo que quando o cliente realiza uma compra, isso é registrado no sistema, uma mensagem é enviada diretamente para o WMS, que irá processar todos os passos necessários para enviar o pedido. Por outro lado, ele também envia para o ERP informações sobre o inventário, transações financeiras, avisos de embarque para transporte, entre outras ações.
A Pier 8 tem soluções em logísticas para seu negócio! Preencha o formulário, podemos agendar uma conversa!