Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
22
02
2021

Dicas para aplicar tecnologia da informação na Logística

Tag
logística

O mercado atual é marcado com a competitividade em alta. Logo, a empresa que não se atualiza com as especificações e exigências do mercado, acabam perdendo espaço e, como consequência, clientes.

Ter conhecimento das melhores estratégias logísticas é o primeiro passo para superar esses obstáculos. 

Estratégias logísticas relacionadas a tecnologia da informação

A eficiência na logística, hoje, está estritamente relacionada à aplicação de Tecnologia da Informação (TI) através de softwares na logística. A TI revolucionou a logística e continua sendo um grande aliado competitivo das empresas.

O que é a TI na logística? 

Trata-se de um grupo de atividades que incluem o uso de software, banco de dados e uma arquitetura de rede que trabalham com o objetivo de tornar mais fácil o acesso e o gerenciamento das informações das organizações. Logo, facilitam a vida de seus usuários. Toda a área de TI utiliza a informática para prover informações que auxiliam as atividades que se destinam, a produzir, transmitir, armazenar, acrescentar e interpretar os dados, assim, os resultados obtidos são mais precisos e agilizam a taxa de resposta entre setores, clientes e fornecedores.

A TI, seus bancos de dados e softwares transformaram a logística, que hoje está equipada com soluções para superar desafios. A partir deles, as ferramentas se modernizaram, facilitando a integração entre atividades. As principais ferramentas utilizadas na logística são o CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o TMS (Transportation Management Systems).

Sistemas ERP

O uso de sistemas de informação pelas empresas é o que viabiliza inúmeros setores que fazem parte das inovações apresentadas neste conteúdo. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de variadas filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta, que podemos chamar também de alinhada.

Por outro lado, esses sistemas permitem a análise dos dados de modo a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, dando permissão a empresa que se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, este é um exemplo, ou corrija falhas antes que elas tenham o poder de ocasionar prejuízos.

Automação logística

Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações logísticas muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).

Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora.

De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação logística (concentrar todas as tarefas em um único lugar). 

Cloud Computing

A disseminação da computação em nuvem fez com que inúmeros dos conceitos apresentados se tornassem mais acessíveis, sobretudo às pequenas e médias empresas. Afinal, a partir dela os custos reduziram bastante. Um exemplo são os softwares de gestão de estoque e ERP, que podem migrar para a nuvem e alcançar mais empresas.

É bem perceptível que, atualmente, a eficiência dos processos logísticos é diretamente proporcional aos investimentos em tecnologia e inovação que a empresa faz, esses conceitos que foram listados são alguns exemplos de onde o gestor pode focar suas atenções e investir.

Para concluir, a preocupação com a logística deve fazer parte da rotina de qualquer gestor, isso em razão da alta competitividade do mercado e a demanda dos consumidores por mais agilidade nas entregas, negligenciar o papel da tecnologia em logística no sucesso de sua empresa pode ser prejudicial para a imagem e para os resultados financeiros da empresa.

Plataforma logística com alta tecnologia possui alta relevância no desempenho de indústrias, empresas e etc.

Como funciona o sistema WMS (TI) na logística?

Através de códigos de barras, QR Code ou sensores, é possível registrar a movimentação dos itens que entram e saem do local de armazenamento em tempo real, atualizando e fornecendo o inventário do seu negócio assim que solicitado.

Dessa maneira esse sistema pode ser acessado por dispositivos móveis e redes locais, o que facilita o acompanhamento pelos inúmeros setores que necessitam dessas informações. Por exemplo, os responsáveis pela aquisição de matéria-prima para a fabricação de determinado produto precisam ter conhecimento sobre quando há a necessidade de reposição deste material.

Nesse sentido, a partir da utilização do sistema WMS é possível obter essa informação de maneira imediata, prevenindo problemas gerados por falhas de comunicação, otimizando a produção e evitando atrasos derivados da falta de insumos para a produção.

Cada entrada, movimentação e saída deve ser registrada no sistema WMS. isso porque o sistema contabiliza as mudanças no inventário, acrescentando informações relevantes, como:

  • Prazo de validade;
  • Histórico do produto;
  • Lote, além de outros.

Ele também se integra a sistemas ERP, de modo que quando o cliente realiza uma compra, isso é registrado no sistema, uma mensagem é enviada diretamente para o WMS, que irá processar todos os passos necessários para enviar o pedido. Por outro lado, ele também envia para o ERP informações sobre o inventário, transações financeiras, avisos de embarque para transporte, entre outras ações.

A Pier 8 tem soluções em logísticas para seu negócio! Preencha o formulário, podemos agendar uma conversa! 






Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?