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29
04
2021

Dicas fundamentais para otimizar os processos logísticos

Tag
logística

Todas as empresas, independente das atividades que elas praticam,  dependem do funcionamento excelente dos processos logísticos, pois só assim é possível garantir seu sucesso. Isso porque eles estão envolvidos em todas as etapas existentes até a chegada do produto ou a prestação do serviço ao cliente. A logística está presente também na distribuição, sendo uma das principais, que merece muita atenção pois sua função é garantir o atendimento à demanda.

Dessa forma, é cada vez mais essencial que os gestores saibam como aprimorar esses processos e, como consequência, aumentar o grau de satisfação do consumidor. Ao encontrar a otimização de processos relacionados à logística e distribuição, a empresa pode reduzir suas despesas, melhorar seu desempenho, maximizar os lucros e até mesmo se beneficiar de maneira competitiva no mercado.

10 Dicas para otimizar os processos logísticos no seu negócio

1. Estude a situação atual da empresa

O primeiro passo para qualquer mudança é ter conhecimento sobre a situação atual para assim poder projetar mudanças futuras. Nesse sentido, busque entender como está o atual funcionamento e desempenho de seu negócio. Mapeie e analise tarefas com o fim de identificar problemas e gargalos logísticos. Isso permitirá a definição das metas do processo de otimização.

2. Faça um bom planejamento

Essa etapa trata-se da continuidade do item acima. Agora que já são conhecidos os gargalos de logística e distribuição, pode-se projetar os objetivos a serem atingidos e os planos para alcançá-los. Um planejamento bem-feito e adequado é parte indispensável de qualquer execução bem-sucedida. Nesse caso, é fundamental que esse planejamento consiga abranger desde o recebimento de matéria-prima, chegada do produto ao cliente e o pós-venda, estando em busca de otimizar todas as etapas.

3. Busque a integração de todas as equipes

Sempre traz muitas vantagens possuir uma visão holística da empresa, ou seja, que evidencie todas as partes como a composição do todo, tendo uma visão global dos processos organizacionais. Ao promover a integração das equipes dentro de uma empresa, é possível desfrutar das vantagens em torno do aumento da produtividade e maior equilíbrio entre oferta e demanda.

Sendo assim, busque manter todos os setores muito bem informados sobre as atividades da organização. Por exemplo, para garantir que suas projeções de vendas sejam corretas, incorpore as equipes de planejamento de produção, finanças e marketing. Isso garante um plano de ação mais preciso e unificado.

4. Fortaleça parcerias eficientes

As falhas na comunicação com seus parceiros em geral, sobretudo fornecedores, podem comprometer muito o desempenho de seu negócio. Dessa forma, é essencial se atentar ao alinhamento e integração de informações com eles também. Sistemas informatizados podem colaborar nessa missão. Por outro lado, é recomendado fortalecer essas relações com os parceiros que se mostram mais eficientes, e ir em busca de outros quando em falta.

5. Aposte no melhor da tecnologia

Todos os processos relacionados a questões organizativas podem ser aprimorados com o uso da tecnologia correta. No caso da logística e distribuição isso não é diferente. Sistemas de gestão bons e adequados permitem melhorias em inúmeras atividades, como compras, gestão de estoque, venda e expedição.

Dica: aposte em um software único, pois ele garante maior agilidade e reduz riscos de erros humanos, além disso, facilita a integração de todas as informações mais relevantes. É possível também desenvolver um software personalizado, onde todas as funcionalidades específicas irão se adequar aos interesses da empresa.

6. Crie um mapa de distribuição

Elaborar um mapa é uma excelente solução para processos de logística e distribuição. Neste mapa, é essencial anotar a localização de todos os pedidos realizados dentro do período analisado, que é normalmente de um mês. Você também deve inserir dados como o nome do consumidor, o volume e valor da compra, o prazo de entrega e a distância percorrida.

Trata-se de um mapa que auxilia muito nas entregas, uma vez que possibilita planejar rotas mais inteligentes, escolher o melhor modal, priorizar entregas mais rentáveis, entre outras questões.

7. Utilize a previsão de demanda

A previsão de demanda é uma ferramenta que evita gargalos logísticos. Ao prever a demanda futura, é possível driblar as situações muito graves para as vendas e a imagem da empresa, como a falta de produtos disponíveis e o excesso de estoque. Nesse sentido, recomendamos que você invista em pesquisas para realização de uma boa previsão de demanda.

A forma mais comum é a análise do histórico de vendas. Entretanto, também é interessante incorporar outros fatores nessa projeção, como por exemplo a flutuação do mercado e a sazonalidade. Entretanto, é fundamental destacar que, como toda previsão, ela não possui 100% de assertividade. Nesse sentido, é necessário agregar a margem de erro a essa estatística.

8. Invista na capacitação da equipe

Os funcionários de uma empresa são a engrenagem de todos os processos. Eles fazem as mudanças acontecerem e são encarregados do desempenho organizacional. Portanto, os responsáveis pelo bom treinamento desses funcionários são os gestores.

Nesse sentido, invista na capacitação de sua equipe. O retorno será visível e recompensador. Com colaboradores qualificados e bem treinados, seu negócio irá alcançar grande êxito no processo de otimização de logística e distribuição.

9. Monitore o desempenho da organização

Implementar qualquer novo elemento na empresa, seja ele um processo, sistema, ferramenta ou método, e conta com metas a serem atingidas. Após a execução do planejamento realizado, é inevitável que a organização mensure os resultados.

O desempenho logístico pode ser medido de diversas formas, a principal é a utilização de indicadores de desempenho. Há diversos deles e é necessário encontrar aquele que mais se encaixe às atividades da empresa e seus objetivos. Para a atividade de distribuição, há alguns dashboards que permitem uma boa visibilidade dos processos e monitoramento da carga.

Para uma empresa se manter competitiva no mercado, é preciso estar sempre avaliando seu desempenho em processos internos e externos, bem como a satisfação do cliente. É importante que você tenha uma visão ampla de seu negócio, afinal, somente dessa forma é possível buscar as melhorias necessárias para garantir a excelência no serviço prestado.

10. Pier 8 para otimizar os processos logísticos

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele.

 A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. Confira as principais vantagens de uma plataforma logística:

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4.  Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

Agora que você já sabe como otimizar os processos logísticos, que tal preencher o formulário? Temos soluções em logística para seu negócio!


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logística

Dicas fundamentais para otimizar os processos logísticos

Todas as empresas, independente das atividades que elas praticam,  dependem do funcionamento excelente dos processos logísticos, pois só assim é possível garantir seu sucesso. Isso porque eles estão envolvidos em todas as etapas existentes até a chegada do produto ou a prestação do serviço ao cliente. A logística está presente também na distribuição, sendo uma das principais, que merece muita atenção pois sua função é garantir o atendimento à demanda.

Dessa forma, é cada vez mais essencial que os gestores saibam como aprimorar esses processos e, como consequência, aumentar o grau de satisfação do consumidor. Ao encontrar a otimização de processos relacionados à logística e distribuição, a empresa pode reduzir suas despesas, melhorar seu desempenho, maximizar os lucros e até mesmo se beneficiar de maneira competitiva no mercado.

10 Dicas para otimizar os processos logísticos no seu negócio

1. Estude a situação atual da empresa

O primeiro passo para qualquer mudança é ter conhecimento sobre a situação atual para assim poder projetar mudanças futuras. Nesse sentido, busque entender como está o atual funcionamento e desempenho de seu negócio. Mapeie e analise tarefas com o fim de identificar problemas e gargalos logísticos. Isso permitirá a definição das metas do processo de otimização.

2. Faça um bom planejamento

Essa etapa trata-se da continuidade do item acima. Agora que já são conhecidos os gargalos de logística e distribuição, pode-se projetar os objetivos a serem atingidos e os planos para alcançá-los. Um planejamento bem-feito e adequado é parte indispensável de qualquer execução bem-sucedida. Nesse caso, é fundamental que esse planejamento consiga abranger desde o recebimento de matéria-prima, chegada do produto ao cliente e o pós-venda, estando em busca de otimizar todas as etapas.

3. Busque a integração de todas as equipes

Sempre traz muitas vantagens possuir uma visão holística da empresa, ou seja, que evidencie todas as partes como a composição do todo, tendo uma visão global dos processos organizacionais. Ao promover a integração das equipes dentro de uma empresa, é possível desfrutar das vantagens em torno do aumento da produtividade e maior equilíbrio entre oferta e demanda.

Sendo assim, busque manter todos os setores muito bem informados sobre as atividades da organização. Por exemplo, para garantir que suas projeções de vendas sejam corretas, incorpore as equipes de planejamento de produção, finanças e marketing. Isso garante um plano de ação mais preciso e unificado.

4. Fortaleça parcerias eficientes

As falhas na comunicação com seus parceiros em geral, sobretudo fornecedores, podem comprometer muito o desempenho de seu negócio. Dessa forma, é essencial se atentar ao alinhamento e integração de informações com eles também. Sistemas informatizados podem colaborar nessa missão. Por outro lado, é recomendado fortalecer essas relações com os parceiros que se mostram mais eficientes, e ir em busca de outros quando em falta.

5. Aposte no melhor da tecnologia

Todos os processos relacionados a questões organizativas podem ser aprimorados com o uso da tecnologia correta. No caso da logística e distribuição isso não é diferente. Sistemas de gestão bons e adequados permitem melhorias em inúmeras atividades, como compras, gestão de estoque, venda e expedição.

Dica: aposte em um software único, pois ele garante maior agilidade e reduz riscos de erros humanos, além disso, facilita a integração de todas as informações mais relevantes. É possível também desenvolver um software personalizado, onde todas as funcionalidades específicas irão se adequar aos interesses da empresa.

6. Crie um mapa de distribuição

Elaborar um mapa é uma excelente solução para processos de logística e distribuição. Neste mapa, é essencial anotar a localização de todos os pedidos realizados dentro do período analisado, que é normalmente de um mês. Você também deve inserir dados como o nome do consumidor, o volume e valor da compra, o prazo de entrega e a distância percorrida.

Trata-se de um mapa que auxilia muito nas entregas, uma vez que possibilita planejar rotas mais inteligentes, escolher o melhor modal, priorizar entregas mais rentáveis, entre outras questões.

7. Utilize a previsão de demanda

A previsão de demanda é uma ferramenta que evita gargalos logísticos. Ao prever a demanda futura, é possível driblar as situações muito graves para as vendas e a imagem da empresa, como a falta de produtos disponíveis e o excesso de estoque. Nesse sentido, recomendamos que você invista em pesquisas para realização de uma boa previsão de demanda.

A forma mais comum é a análise do histórico de vendas. Entretanto, também é interessante incorporar outros fatores nessa projeção, como por exemplo a flutuação do mercado e a sazonalidade. Entretanto, é fundamental destacar que, como toda previsão, ela não possui 100% de assertividade. Nesse sentido, é necessário agregar a margem de erro a essa estatística.

8. Invista na capacitação da equipe

Os funcionários de uma empresa são a engrenagem de todos os processos. Eles fazem as mudanças acontecerem e são encarregados do desempenho organizacional. Portanto, os responsáveis pelo bom treinamento desses funcionários são os gestores.

Nesse sentido, invista na capacitação de sua equipe. O retorno será visível e recompensador. Com colaboradores qualificados e bem treinados, seu negócio irá alcançar grande êxito no processo de otimização de logística e distribuição.

9. Monitore o desempenho da organização

Implementar qualquer novo elemento na empresa, seja ele um processo, sistema, ferramenta ou método, e conta com metas a serem atingidas. Após a execução do planejamento realizado, é inevitável que a organização mensure os resultados.

O desempenho logístico pode ser medido de diversas formas, a principal é a utilização de indicadores de desempenho. Há diversos deles e é necessário encontrar aquele que mais se encaixe às atividades da empresa e seus objetivos. Para a atividade de distribuição, há alguns dashboards que permitem uma boa visibilidade dos processos e monitoramento da carga.

Para uma empresa se manter competitiva no mercado, é preciso estar sempre avaliando seu desempenho em processos internos e externos, bem como a satisfação do cliente. É importante que você tenha uma visão ampla de seu negócio, afinal, somente dessa forma é possível buscar as melhorias necessárias para garantir a excelência no serviço prestado.

10. Pier 8 para otimizar os processos logísticos

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele.

 A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. Confira as principais vantagens de uma plataforma logística:

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4.  Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

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