Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Dicas essenciais para melhoras a Gestão de Estoque

28.11.2019 11:54

Há diferentes modelos de gestão de estoque e é necessário conhecê-los para poder aplicar o mais adequado ao seu negócio. Nesse sentido, temos as definições, as indicações, as vantagens e as desvantagens de cada um deles. Nesse sentido, uma boa gestão de envolve tanto os negócios que estão começando quanto os que já estão consolidados no mercado, isso porque independentemente do tempo de atuação, tamanho ou nicho, todos precisam vender para sobreviver e querem cada vez mais aumentar o lucro gerado.

Sabemos que gerenciar um estoque não é uma tarefa fácil para as lojas virtuais. Demanda muita organização e um planejamento bem elaborado para o sucesso de uma administração bem-sucedida. Pensando nisso, este conteúdo aborda a importância e os benefícios de uma gestão de estoque bem estruturada. 


Leia também: O que uma má gestão logística pode causar?

Tipos de gestão de estoque 

Estoque tradicional

Este tipo de estoque é ideal para empresas que possuem uma demanda mais estável e que pedem por maior proximidade no acompanhamento. Existem dois formatos:

  1. Estoque físico: trata-se de um lugar específico para armazenar os produtos. Possui uma super vantagem para lojas com grandes volumes de vendas, afinal, proporciona uma entrega mais rápida. As desvantagens são sobras de estoque e perdas financeiras no caso de imprevistos. A dica é observar com atenção as tendências de consumo para evitar o acúmulo de estoque;
  1. Estoque compartilhado: trata-se de um modelo em que se divide o estoque da loja física com o e-commerce. A vantagem é só precisar investir em um estoque para duas operações diferentes. Entretanto, existe a possibilidade de se confundir e misturar a gestão de estoque dessas duas operações distantes. Diante disso, é preciso tomar cuidado.
Dicas essenciais para melhoras a Gestão de Estoque

Estoque consignado

Nesse sentido, o lojista e o fornecedor fazem um acordo que possibilita inúmeros benefícios como, a devolução de itens que não foram muito vendidos. Algumas de suas vantagens estão na facilidade no processo de armazenamento, a redução de riscos e a eliminação de prejuízos. Entretanto, esse modelo não é adequado para todos os segmentos. É essencial que o fornecedor seja de confiança, afinal, qualquer falha dele pode manchar a imagem da sua marca. É bem provável que um estoque mínimo evite problemas do tipo.

Estoque terceirizado

Este tipo de estoque é indicado para os e-commerces que buscam por otimizar seu estoque. Há também dois formatos:

  1. Drop Shipping: quando um fornecedor (estrangeiro, na maioria das vezes) se responsabiliza pela gestão de estoque. Os pedidos do e-commerce são direcionados ao fornecedor, que envia o item diretamente ao cliente final. Porém, este formato é ilegal no Brasil por aproveitar de condições tributárias desiguais;
  1. Cross Docking: trata-se de um método em que o produto recebido não é armazenado (ou é armazenado por tempo mínimo), e sim diretamente preparado para o momento de entrega. O benefício central está na redução de gastos com o espaço e com o gerenciamento de estoque. Por outro lado,o principal problema seria a falta de controle sobre o armazenamento. Uma estratégia positiva é possuir fornecedores confiáveis e até mesmo investir em uma plataforma que torne possível a integração da gestão de estoque.


Leia mais: Redução de custos de frete e mais qualidade na entrega

Motivos para cuidar da gestão de estoque de seu negócio

Saiba de uma vez por todas que, de nada adianta ter uma boa plataforma, um blog, um bom Marketing de Conteúdo e investir em demais estratégias de marketing digital, se não haver em seu negócio um controle sobre o estoque. 

Afinal, conquistar um cliente e não conseguir entregar a mercadoria comprada por estar em falta no estoque é capaz de gerar um impacto muito negativo sobre o seu negócio. Além de decepcionar esse consumidor, perdendo as chances de fidelizá-lo, o seu e-commerce ainda corre risco de ser difamado e afastar novos clientes, a internet hoje possui inúmeros fóruns de consumidores, e isso pode ser muito prejudicial, quando negativamente, para seu negócio. 

Dessa forma, se você deseja crescer o seu negócio, faturar mais ou mesmo aumentar a satisfação de seus clientes é essencial saber a importância de uma boa gestão de estoque, ou seja, que proporcione:

Melhor aproveitamento do capital de giro

Sabe aquele dinheiro que tem como destino os gastos do e-commerce, como estoque ou despesas operacionais? Ele é chamado de capital de giro. Quando há um planejamento em relação ao estoque de seu e-commerce, é possível fazer um comparativo entre os gastos (com fornecedores, transporte, armazenamento dos produtos, entre outros.) e o lucro sobre a venda de cada mercadoria.

Esse conhecimento permite analisar todas as despesas que existem e identificar as que são realmente necessárias e as que podem ser reduzidas. Sendo possível, dessa forma, remanejar gastos e otimizar os recursos destinados ao seu negócio.

Dicas essenciais para melhoras a Gestão de Estoque

Maiores chances de satisfação do cliente

Alcançar com sucesso a entrega do produto desejado ao cliente, demanda um grande alinhamento entre o e-commerce e os seus fornecedores. Para organizar um estoque é necessário definir prazos claros e precisos para que nada atrase ou falte. Ao seguir esse planejamento, é possível diminuir os riscos, tanto em relação a atrasos quanto de falta de produtos, e assim, aumentar as possibilidades de entregar a mercadoria de modo satisfatório ao cliente.


Leia mais: Qual sua ferramenta de gerenciamento logístico hoje?

Oportunidades para impulsionar as vendas

A análise do seu estoque possibilita identificar os produtos mais desejados e quais são os menos vendidos. Essa observação possibilita inúmeros insights, tanto de melhorias nas próprias mercadorias, quanto em novas estratégias para aumentar as vendas dos itens menos procurados. Qualquer uma das medidas ao ser colocada em prática representa uma tentativa em busca de aumentar o crescimento do número de vendas e de alcançar melhores resultados para o seu negócio.

Terceirizar logística para ter uma boa gestão de estoque

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque.  

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 


Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!

Seria a terceirização a solução para o e-commerce?

Quando as demandas de um e-commerce aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na terceirização da logística do e-commerce é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega.  Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 

Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!

Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

É preciso conhecer muito bem seu negócio para poder definir os melhores modelos e as melhores estratégias para otimizar a gestão de estoque. A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Até a próxima! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert