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15
06
2020

Dicas de Sucesso para um e-commerce b2b

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Quando o assunto é e-commerce b2b, devemos levar em consideração que seu crescimento depende essencialmente da geração de novos negócios. Somente através das vendas de um produto ou serviço que é possível se desenvolver e prosperar dentro de um mercado cada vez mais competitivo. 


Nesse cenário, as vendas pela internet podem ser uma grande aliada, já que elas estão cada vez mais se consolidando para novos empreendedores ou para aqueles que querem migrar de negócios mais tradicionais para os digitais e ter menos burocracias, mais economia e conseguir vender sempre que possível.


Para além das vendas pela internet, é importante entender como fazer para ter sucesso no ambiente online e conhecer os pilares de toda venda: autoridade, confiança e estratégias de vendas, sem abrir mão do planejamento financeiro, marketing e outras áreas que fortalecem o negócio e a realização de uma venda.


Não tem muito segredo quando o assunto é vender pela internet e, sim, estratégia e processos, como a automatização e o uso da tecnologia como fortes aliados na conquista de leads qualificados. 

Dicas de Sucesso para um e-commerce b2b

Dicas de Sucesso para um e-commerce b2b

Faça pesquisas para definir qual o seu nicho

Ser abrangente não é a estratégia de vendas mais apreciada, sobretudo quando falamos sobre e-commerce B2B. Trabalhar com nichos demonstra foco e otimiza o seu tempo em realizar estratégias, pois você se especializa em um mercado e domina ele.


Essa questão auxilia e muito quando o assunto é autoridade e confiança. Quanto mais conhecer o mercado onde atua, mais autoridade você terá, o que gera mais confiança quando se trata de vendas. Afinal, só compra quem confia no que está sendo vendido. Diante disso, invista tempo para definir o Perfil de Cliente Ideal (ICP).

Invista no marketing digital

Para vender pela internet é necessário que haja ações de marketing digital, sem desprezar o offline. Crie anúncios em redes sociais e Google AdWords e invista, também, em remarketing.


Para começar de uma maneira mais familiar, crie uma estratégia para marcar presença nas redes sociais que mais fazem sentido para o seu e-commerce. Após entender a finalidade e linguagem de cada uma, é a hora de desenvolver bons conteúdos para marcar presença nas redes sociais. Defina um calendário de publicações para ter uma regularidade.

Faça uso dos recursos disponíveis para ter um site bem ranqueado

Entenda o site de seu negócio como cartão de visita. Nesse sentido, invista recursos e tecnologia para ter uma página bem ranqueada nos buscadores, que seja responsiva (se adapta a qualquer tela) e tenha uma boa usabilidade (uma navegação fluída e intuitiva).


Se tratando de e-commerce, escolher uma boa plataforma é essencial, ela deve atender a todas as suas necessidades. Afinal, se você é um SaaS, uma landing page, faz mais sentido para a conversão. Note que um bom site é aquele que atende a sua necessidade e se encaixa com o seu negócio.

Design e comunicação é importante

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Quem nunca ouviu o ditado ‘’menos é mais’’? Isso vale para o design. Faça um estudo de paletas de cores, família de fontes, layout, busque por referências de negócios semelhantes ao seu e não tente fazer em sites gratuitos ou deixar o projeto sob responsabilidade de quem não entende do assunto. É necessário criar um visual profissional e autêntico e isso não irá acontecer sem o conhecimento de um especialista.


Para além da identidade visual da marca, a comunicação também envolve a parte textual. Diante disso, é importante passar uma mensagem clara e fluída, que se utiliza da linguagem do seu público. Este é um ponto chave para obter sucesso em campanhas de mídia, conversão de leads e fechamento de negócios. A comunicação é o mecanismo mais poderoso e gratuito que está a seu alcance, faça uso com sabedoria.

Ter um aplicativo mobile é uma boa?

Nem todos as empresas que realizam vendas pela internet precisam de um aplicativo mobile. Um bom indicador para saber se há ou não necessidade de se ter um é a existência da recompra. Aplicativos de serviços, como bancos, transporte e mobilidade, e entregas delivery, costumam ser mais populares. Ao levar em consideração essas questões, basta que você faça uma aplicativo se realmente ele se encaixar na necessidade do seu cliente.

Entenda o seu processo de vendas

Para todos que trabalham com vendas, é importante entender que o processo precisa ser muito bem definido para todas as áreas, sobretudo quando há a passagem de bastão de uma área para a outra.


Se as suas vendas pela internet são referentes a um produto com recorrência, é essencial conhecer esta metodologia. 


Trata-se de uma metodologia baseada em: geração previsível de leads, importantíssima para criar uma receita previsível; montar uma equipe de desenvolvimento de vendas que seja a ponte entre marketing e vendas; investir em sistemas de vendas que sejam consistentes.

Varie os meios de pagamentos

Dicas de Sucesso para um e-commerce b2b

Quanto mais opções de pagamento o seu negócio deixar disponível, maiores são as chances na conversão de vendas. Entretanto, quanto mais opções, mais burocracia e serviços atrelados são necessários para atender tantas formas de pagamento. Sobretudo relacionados à fraude.

Proposta de valor

Se tratando das vendas pela internet, a proposta de valor é ainda mais importante do que em outros meios. Diante disso, antes de vender entregue uma proposta de valor clara ao seu cliente e atente-se à comunicação usada para isso.


Fuja de uma linguagem muito complicada para explicar as funcionalidades do seu produto. Caso ele seja bom, você irá conseguir explicar o quão incrível ele é de uma maneira simples e atraente.

Logística terceirizada de e-commerce

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


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Até a próxima!

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