Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Descubra tudo sobre logística: principais tendências logísticas

22.7.2019 12:12
tudo sobre logística, tendências de logística

Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 81% dos empresários estão confiantes de que os problemas de infraestrutura no país serão resolvidos gradualmente nos próximos anos. Além disso, os executivos também apostam em uma recuperação do cenário macroeconômico.

Quando pensamos sobre logística para e-commerce, vemos um cenário favorável e otimista, uma vez que o crescimento estimado para 2019 está na casa dos 16%, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Principais Tendências Logísticas para os próximos anos: tudo sobre logística!

Algo essencial para toda empresa que deseja apresentar maior competitividade no mercado e se manter viva, é acompanhar as tendências e novidades que envolvem seu mercado. Acompanhar as tendências de logística já virou uma tradição dentro do setor, tendo em vista a rapidez de novos processos e da transformação digital.

Uma forma eficaz de prever as tendências de logística que dominarão os próximos dias dos profissionais no Brasil, é conhecer o que países com ambientes e players mais maduros estão fazendo.

Com a exigência dos clientes por maior qualidade nos serviços, o conhecimento sobre novas ideias é uma das formas inteligentes de se destacar. Acompanhe a lista que fizemos para você ficar atualizado!

  1. Tendência Logística: Logística Reversa

A dinâmica do comércio eletrônico apresentou um novo componente importante nessa cadeia: o caminho inverso; agora da casa do cliente o produto retorna para o lojista. Todo esse processo de retorno do produto recebeu o nome de logística reversa.

De acordo com as leis do e-commerce, todo cliente que compra online tem direito a se arrepender da compra desde que isso ocorra dentro de sete dias a partir da chegada do produto ao destino. O custo do frete para retorno neste caso também deve ser arcado pela empresa.

  1. Tendência Logística: Pontos de Retirada

Nada melhor que uma experiência Omnichannel. Os consumidores terão à conveniência de retirar um produto comprado online quando quiserem, em um lugar próximo de sua rotina: casa, trabalho, viagem, entre outros locais.

Essa experiência ‘mata’ um pouco da ansiedade de ter que aguardar o prazo da transportadora, além de reduzir seus custos com entrega. Além disso, diminuirá suas ocorrências mais comuns, as relacionadas à ausência do destinatário, que hoje representam cerca de 5% dos problemas com a entrega.

  1. Tendência Logística: Monitoramento em tempo real

Hoje em dia já é possível monitorar o transporte das cargas em tempo real. GPS nos caminhões e até mesmo aplicativos de celular são alguns exemplos de tecnologias utilizadas para esse fim.

O Correios por exemplo, envia SMS para celulares cadastrados, avisando todo o trânsito da encomenda, desde seu recebimento, tratamento e encaminhamento. A encomendas da Loggi, podem ser rastreadas, visualizando todo o caminho do entregador até sua porta.

  1. Tendência Logística: Logística compartilhada

Como o nome já diz, essa modalidade trata da colaboração entre empresas parceiras, como fornecedores, distribuidores, representantes e prestadores de serviços. Tem como base a integração e a comunicação entre as empresas dentro de uma cadeia.

Principais vantagens:

  • redução de custos nos transportes;
  • melhoria na execução dos serviços;
  • aproveitamento completo dos espaços disponíveis;

Operadores logísticos, além de oferecer o transporte de cargas para seus clientes, também podem ofertar espaços de armazenagem compartilhada. Esse é um modelo em que todos ganham, incluindo o cliente, que passa a receber um serviço de maior qualidade por um custo mais competitivo.

  1. Tendência Logística: Same day delivery

A maior vantagem das vendas online é a praticidade. O grande desafio aparece na próxima etapa, que é a entrega. Uma pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group ouviu 2.500 consumidores brasileiros e apontou que uma das maiores desvantagens da compra online é não ter a sensação de propriedade logo após a compra.

A entrega no mesmo dia da compra proporciona uma experiência super positiva para o cliente, ajudando na fidelização e na retenção. Essa já é uma realidade em muitas localidades. Comece com as áreas mais próximas do seu endereço.

tudo sobre logística, tendências de logística

Sem dúvidas o mercado de e-commerce, revela um cenário de oportunidades para o setor logístico, onde oferecer boas experiências de entrega é um forte diferencial. Naturalmente, você gostaria de estar à frente de seus concorrentes e enviar os produtos dentro ou antes do tempo prometido.

Dependendo de quanto você deseja reduzir o tempo de envio, talvez seja necessário prestar atenção em toda a sua cadeia de suprimentos. Com uma infinidade de opções disponíveis no mercado, se você não estiver oferecendo algo diferente e que estreita seu relacionamento com o cliente, pode perder para a concorrência.

A relevância da gestão e o encaminhamento impecável, pode gerar lucros e o imensurável sucesso da sua marca. Como está ligada ao primeiro momento, do estoque até o envio do produto. O cuidado com cada passo vai apontar os resultados futuros. Mas a experiência do cliente deve ser levada em conta para as lojas virtuais. O nós sabemos bem do que você precisa: uma boa Logística para E-commerce.

Quer conversar sobre sua gestão de logística e descobrir exatamente o que você precisa? Entre em contato com a Pier8 e conheça as soluções disponíveis!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert