Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
07
10
2020

Descubra o futuro da Cadeia de Suprimentos para a Tecnologia Logística

logística
logística 4.0
gestão

Não podemos negar que a cadeia de suprimentos continua a evoluir, possibilitando assim que os fornecedores operem de forma mais eficaz e eficiente em todos os âmbitos de uma empresa. Nesse sentido, a tecnologia logística torna o nosso mundo um lugar muito pequeno, ao mesmo tempo, também cria cadeias globais cada vez mais complexas. A conectividade e o acompanhamento em tempo real permitem que os profissionais de supply chain trabalhem com parceiros em qualquer lugar do planeta, compartilhando assim informações com o fornecedor do fornecedor ou diretamente com o cliente.

Essas redes digitais permitem a rápida transferência de informações a partir das funcionalidades da web. O resultado disso é o aumento da expectativa de transparência e visibilidade em todas as etapas do processo logístico.

Uma vez que as decisões de negócios são responsáveis por influenciar outras organizações em um ritmo ainda mais rápido, os profissionais da cadeia de suprimentos devem utilizar esse recurso para criar influências positivas, incluindo práticas trabalhistas justas e fortes (e essenciais) padrões ambientais. No entanto, é necessário compreender quais são as expectativas para o futuro, e assim estaremos educando jovens profissionais da maneira correta. 

Qual é o futuro da Cadeia de Suprimentos para a Tecnologia Logística?

Descubra o futuro da Cadeia de Suprimentos para a Tecnologia Logística

A partir da tecnologia logística, o surgimento de novas plataformas tendem a deixar motoristas de transporte logístico ainda mais conectados, assim como os fornecedores de LTL (sistemas de fretes) para a economia. À medida que a tecnologia se desenvolve, novos modelos de negócios também vão surgir, o que tem o potencial de afetar de maneira drástica o setor de transporte. A tecnologia logística irá auxiliar na redução de quilômetros percorridos vazios e, diante disso, o número de motoristas necessários.

A boa notícia é que, menos caminhões na estrada significam menos impacto ao meio ambiente. Por outro lado, o movimento do frete se torna mais como um mercado, com informações da cadeia em tempo real, que podemos até comparar aos aplicativos de carona, como o Uber, fornecendo orquestração e alocação de inventário para os estoques em movimento e em repouso.

Visibilidade

Profissionais da cadeia de suprimentos (logística) poderão ver seus pedidos específicos a partir do momento em que são montados no chão de fábrica, a partir da distribuição, na prateleira do varejo (e até mesmo para além dela). O rastreio em tempo real e abrangente é uma realidade.  

Com esses recursos, as empresas podem aprofundar o relacionamento com os clientes, algo extremamente importante nos tempos modernos, e assim, oferecer informações sobre compras, práticas trabalhistas e ambientais, todas influenciando cada vez mais as decisões de compra dos consumidores modernos.

Crescimento

Adotar tecnologia logística é observar à frente: o crescimento e o sucesso da cadeia de suprimentos. O futuro nos aponta a utilização de tecnologias como blockchain e inteligência artificial cada vez mais presentes. O grande diferencial estará no seu negócio, afinal, muitas empresas têm usado sistemas tradicionais isolados e desatualizados. A tecnologia na logística permite a inteligência de negócios dentro da empresa.

Automatizar dados que informam os processos de negócios em tempo real devem fazer parte de qualquer empresa que lida diariamente com o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ter acesso a dados em tempo real e a capacidade de obter informações a partir deles utilizando dispositivos móveis será a base fundamental de qualquer empresa de sucesso.

Transformação

Descubra o futuro da Cadeia de Suprimentos para a Tecnologia Logística

O supply chain já está experimentando uma transformação digital, alinhando o setor aos padrões globais de automação e digitalização. Há uma mudança do software tradicional (em silos), como o Excel, para plataformas conectadas de última geração, centralmente especializadas em mercados de commodities, que podem proporcionar avanços na gestão de riscos, tecnologia em toda a empresa, transparência e conformidade. No futuro da Cadeia de Suprimentos, mais processos tendem a serem automatizados e menos trabalho manual será necessário, e assim haverá um alívio no o tempo gasto na criação de documentos, em conformidade com a regulamentação.

Humanos X Máquinas

Desde o primeiro momento que tecnologias foram implementadas nos ambientes de trabalho, a discussão acerca da substituição do homem pela máquina está em pauta. Entretanto, uma coisa é certa, no setor logístico: humanos e máquinas precisam trabalhar juntos. Afinal, somente assim o gráfico da produtividade e eficiência será aumentado. 

No entanto, demanda níveis mais altos de automação cognitiva, alimentada por algoritmos, para então possibilitar visibilidade e velocidade de decisão sem precedentes para humanos em todas as etapas da cadeia de suprimentos – e armazéns e lojas de varejo vão estar na vanguarda dessa inovação logística.

Além disso, as inovações tecnológicas associadas a entrega e na fabricação aditiva irão resultar na hiper personalização de produtos e ofertas, e os modelos de entrega serão implementados. A implementação da tecnologia logística irá ser o grande diferencial entre os vencedores da cadeia de suprimentos e os perdedores.

O que você precisa saber sobre Logística Terceirizada

Descubra o futuro da Cadeia de Suprimentos para a Tecnologia Logística

Terceirização de logística trata-se do serviço de entrega com acompanhamento, gerenciamento e rastreio feito por uma empresa especializada. O principal objetivo da terceirização de logística é aumentar a eficiência e a eficácia das práticas de negócios na cadeia de suprimentos.

Apesar de ser uma tendência cada vez maior no mercado, ainda está em processo de inserir adeptos no Brasil, trata-se de uma alternativa às mudanças bruscas que ocorreram no mercado globalizado: rapidez nas informações, aumento na demanda e oferta de produtos, entre outras. Ou seja, terceirizar logística representa uma adaptação vantajosa para a empresa que demanda outras atividades que certamente exige maior dedicação. O resultado disso é que ela ganha mais tempo e vantagem competitiva.

Além disso, o processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes. 

A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros logísticos que tenham valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário, estamos ansiosos por sua parceria

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?