Como em qualquer área de atuação há desafios, se tratando do e-commerce não seria diferente. Segundo pesquisas, as 5 principais dificuldades encontradas na gestão do e-commerce estão voltadas para à logística, tributação, marketing, fluxo de caixa e estoque.
Na logística de e-commerce existem desafios que, quando a empresa é pequena, podem ficar ainda maiores. As dificuldades dão seu ponto de partida no primeiro momento do e-commerce, ao tentar encontrar prestadores de serviços logísticos, negociar preços, prazos e viabilizar políticas de entrega mais eficientes.
O processo de logística de um e-commerce, independente do seu porte, envolve basicamente duas etapas, sendo fulfillment e entrega. A primeira etapa consiste nas atividades de BackOffice, ou seja, recebimento, armazenagem, processamento de pedidos, inventário e expedição. A segunda etapa trata-se da coleta dos pedidos na unidade do e-commerce e frete até a entrega do consumidor.
Uma coisa nunca irá mudar no mercado: aqueles que vendem menos, transporta/processa menos pedidos, dessa maneira, os prestadores de serviços logísticos lucram menos. Isso se deve ao fato de que as transportadoras e operadores logísticos calculam sua rentabilidade pelo volume total transportado ou processado de cada e-commerce.
Quando isso ocorre, o e-commerce tende a ficar limitado à contratação de no máximo 2 ou 3 empresas, principalmente Correios. Se por um lado, a empresa brasileira de correios e telégrafos têm grande malha de distribuição e alto volume de pedidos,fundamentais para para viabilizar atendimento de e-commerces pequenos, por outro lado, apresentam uma série de problemas, já conhecidos pelos seus usuários.
Totalmente relacionado ao número de pedidos, os e-commerces com pouco volume se enquadram em tabelas de frete mais caras. Diante disso, é comum não compensar ao transportador nem mesmo a coleta dos pedidos dos cliente. Por outro lado, os e-commerces maiores,com com mais envios mensais contam com preços menores de frete.
Há uma sabedoria empresarial, constantemente reproduzida, que diz que "para vender bem é preciso comprar bem". Entretanto, quem não compra com frequência e em menor quantidade, tende a pagar mais se comparados àqueles que compram bastante e com frequência. Como consequência, o lojista paga um preço maior no mercado ou uma margem de lucro menor! Somado a isso está o valor de frete mais alto, pelo baixo volume de entregas. Nesta dinâmica, fica muito difícil, senão quase que impossível, trabalhar com frete grátis ou mesmo parcialmente subsidiado. Os desafios de e-commerces pequenos vão além da logística, entretanto, temos soluções em logística para e-commerce.
O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele.
A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque.
Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora!
Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real.
Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!
Resolvemos listar, como principais vantagens de uma plataforma logística:
Quando as demandas de uma empresa aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega.
Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas.
Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!
Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu negócio você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes, evite insatisfações para ter retornos positivos com relação às entregas das mercadorias.
Para que você não tenha nenhum problema com processos logísticos, estamos a disposição para te auxiliar no que for necessário. A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas!
Como em qualquer área de atuação há desafios, se tratando do e-commerce não seria diferente. Segundo pesquisas, as 5 principais dificuldades encontradas na gestão do e-commerce estão voltadas para à logística, tributação, marketing, fluxo de caixa e estoque.
Na logística de e-commerce existem desafios que, quando a empresa é pequena, podem ficar ainda maiores. As dificuldades dão seu ponto de partida no primeiro momento do e-commerce, ao tentar encontrar prestadores de serviços logísticos, negociar preços, prazos e viabilizar políticas de entrega mais eficientes.
O processo de logística de um e-commerce, independente do seu porte, envolve basicamente duas etapas, sendo fulfillment e entrega. A primeira etapa consiste nas atividades de BackOffice, ou seja, recebimento, armazenagem, processamento de pedidos, inventário e expedição. A segunda etapa trata-se da coleta dos pedidos na unidade do e-commerce e frete até a entrega do consumidor.
Uma coisa nunca irá mudar no mercado: aqueles que vendem menos, transporta/processa menos pedidos, dessa maneira, os prestadores de serviços logísticos lucram menos. Isso se deve ao fato de que as transportadoras e operadores logísticos calculam sua rentabilidade pelo volume total transportado ou processado de cada e-commerce.
Quando isso ocorre, o e-commerce tende a ficar limitado à contratação de no máximo 2 ou 3 empresas, principalmente Correios. Se por um lado, a empresa brasileira de correios e telégrafos têm grande malha de distribuição e alto volume de pedidos,fundamentais para para viabilizar atendimento de e-commerces pequenos, por outro lado, apresentam uma série de problemas, já conhecidos pelos seus usuários.
Totalmente relacionado ao número de pedidos, os e-commerces com pouco volume se enquadram em tabelas de frete mais caras. Diante disso, é comum não compensar ao transportador nem mesmo a coleta dos pedidos dos cliente. Por outro lado, os e-commerces maiores,com com mais envios mensais contam com preços menores de frete.
Há uma sabedoria empresarial, constantemente reproduzida, que diz que "para vender bem é preciso comprar bem". Entretanto, quem não compra com frequência e em menor quantidade, tende a pagar mais se comparados àqueles que compram bastante e com frequência. Como consequência, o lojista paga um preço maior no mercado ou uma margem de lucro menor! Somado a isso está o valor de frete mais alto, pelo baixo volume de entregas. Nesta dinâmica, fica muito difícil, senão quase que impossível, trabalhar com frete grátis ou mesmo parcialmente subsidiado. Os desafios de e-commerces pequenos vão além da logística, entretanto, temos soluções em logística para e-commerce.
O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele.
A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque.
Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora!
Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real.
Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!
Resolvemos listar, como principais vantagens de uma plataforma logística:
Quando as demandas de uma empresa aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega.
Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas.
Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!
Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu negócio você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes, evite insatisfações para ter retornos positivos com relação às entregas das mercadorias.
Para que você não tenha nenhum problema com processos logísticos, estamos a disposição para te auxiliar no que for necessário. A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas!