Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
03
11
2020

Desafios logísticos de e-commerces pequenos: como superá-los

e-commerce
logística para e-commerce
e-commerce brasileiro

Como em qualquer área de atuação há desafios, se tratando do e-commerce não seria diferente. Segundo pesquisas, as 5 principais dificuldades encontradas na gestão do e-commerce estão voltadas para à logística, tributação, marketing, fluxo de caixa e estoque.

Na logística de e-commerce existem desafios que, quando a empresa é pequena, podem ficar ainda maiores. As dificuldades dão seu ponto de partida no primeiro momento do e-commerce, ao tentar encontrar prestadores de serviços logísticos, negociar preços, prazos e viabilizar políticas de entrega mais eficientes.

O processo de logística de um e-commerce, independente do seu porte, envolve basicamente duas etapas, sendo fulfillment e entrega. A primeira etapa consiste nas atividades de BackOffice, ou seja, recebimento, armazenagem, processamento de pedidos, inventário e expedição. A segunda etapa trata-se da coleta dos pedidos na unidade do e-commerce e frete até a entrega do consumidor.


Principais desafios logísticos de e-commerces pequenos 

Volume

Uma coisa nunca irá mudar no mercado: aqueles que vendem menos, transporta/processa menos pedidos, dessa maneira, os prestadores de serviços logísticos lucram menos. Isso se deve ao fato de que as transportadoras e operadores logísticos calculam sua rentabilidade pelo volume total transportado ou processado de cada e-commerce. 

Quando isso ocorre, o e-commerce tende a ficar limitado à contratação de no máximo 2 ou 3 empresas, principalmente Correios. Se por um lado, a empresa brasileira de correios e telégrafos têm grande malha de distribuição e alto volume de pedidos,fundamentais para para viabilizar atendimento de e-commerces pequenos, por outro lado, apresentam uma série de problemas, já conhecidos pelos seus usuários.

Preço

Totalmente relacionado ao número de pedidos, os e-commerces com pouco volume se enquadram em tabelas de frete mais caras. Diante disso, é comum não compensar ao transportador nem mesmo a coleta dos pedidos dos cliente. Por outro lado, os e-commerces maiores,com com mais envios mensais contam com preços menores de frete.

Políticas de frete

Há uma sabedoria empresarial, constantemente reproduzida, que diz que "para vender bem é preciso comprar bem". Entretanto, quem não compra com frequência e em menor quantidade, tende a pagar mais se comparados àqueles que compram bastante e com frequência. Como consequência, o lojista paga um preço maior no mercado ou uma margem de lucro menor! Somado a isso está o valor de frete mais alto, pelo baixo volume de entregas. Nesta dinâmica, fica muito difícil, senão quase que impossível, trabalhar com frete grátis ou mesmo parcialmente subsidiado. Os desafios de e-commerces pequenos vão além da logística, entretanto, temos soluções em logística para e-commerce

Solução para superar os desafios logísticos de e-commerces 

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele.

A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 

Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!

Resolvemos listar, como principais vantagens de uma plataforma logística:

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4.  Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

Plataforma Logística como solução para e-commerces pequenos

Quando as demandas de uma empresa aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 

Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!

Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu negócio você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes, evite insatisfações para ter retornos positivos com relação às entregas das mercadorias.

Para que você não tenha nenhum problema com processos logísticos, estamos a disposição para te auxiliar no que for necessário. A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 




Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?