Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
31
01
2020

De que forma a Logística Empresarial impacta no seu negócio

logística

A logística empresarial surge da necessidade de reduzir gastos na empresa e simultaneamente com o desejo de fazer com que todos os recursos sejam convertidos ao lucro.


Afinal, será que isso é possível? A pergunta que sempre surge é como uma empresa pode gastar menos e ainda assim crescer? Vamos destacá-los neste conteúdo, não se preocupe. 


Não tem segredo sobre esse impasse: Quanto maior é o crescimento de um estabelecimento, tanto maior é o gasto que você possui com mercadorias, funcionários, manutenções e assim por diante. O tempo passa e as dificuldades operacionais vão surgindo, tornando a atenção à logística empresarial indispensável.


A partir do momento em que todas as ‘’regras da logística’’ são colocadas em ordem, começaram a crescer de uma maneira inimaginável. 


Vamos te mostrar agora mesmo como funciona a logística empresarial de sucesso!

Leia também: Logística 4.0: você não pode deixar de saber!

Quais são as ações mais comuns de Logística Empresarial

De que forma a Logística Empresarial impacta no seu negócio

Como todo administrador que se preze, existem algumas estratégias que se repetem na maioria das empresas. Sabemos que algumas delas são bastante difundidas em nosso meio, entretanto, caso esteja procurando meios para executar esse plano em sua empresa, tome conhecimento de que os métodos já são bastante conhecidos. 


Você só precisa reconhecê-los para inseri-los no meio administrativo! Vamos a elas!

Em todas as oportunidades, tenha um plano B 

Certamente você já deve ter ouvido falar desta ação, certo? Não é utilizada apenas na logística empresarial, mas em diversos outros ramos de nossa sociedade.


É essencial você ter uma solução caso algum problema aconteça. É indispensável, até para aquelas situações de pouco risco, você ter um segundo plano. Caso dê algum problema, fica bem mais fácil ir ao encontro da solução. Essa tática deve ser utilizada sempre, sobretudo diante daqueles problemas que não estão sobre o seu controle. 

Realize todos os investimentos possíveis para que a comunicação entre os funcionários melhore

Outra dica muito eficiente está em torno da comunicação. Infelizmente, é muito comum entrar em empresas de grande porte, entretanto, muitas possuem um setor de comunicação deficiente.

Os administradores erra muito nessa parte. Será que a boa comunicação entre os funcionários não é importante o suficiente para que sejam mandados recursos financeiros para melhorias?


Equipamentos novos, treinamento especializado, melhor contato com os fornecedores, esses são pontos que influenciam o bom diálogo. Portanto, se você deseja que a logística empresarial de sua empresa seja boa, invista na comunicação de toda a sua equipe.

Leia também: 5 motivos que comprovam que Terceirizar Logística é otimizar e-commerce

Tenha tudo sobre o seu controle 

De que forma a Logística Empresarial impacta no seu negócio

O campo de gestão financeira não pode, de maneira nenhuma, ser uma zona perdida. Todos os gastos, compras, pagamentos, devem ser contabilizados pela equipe de administração. Isso comprova mais uma vez a importância de investir na comunicação!


Um gestor financeiro carrega como obrigação ter conhecimento de tudo o que acontece na sua empresa. Caso algum valor seja perdido, pode ser fatal para a organização, caso ela não tenha capital suficiente para suprir o rombo que foi causado.


É parte da obrigação da equipe de gestão manter o setor financeiro bem detalhado. Sejam nos papéis ou em um aplicativo específico do seu negócio. Não importa o método, o essencial é que todo o dinheiro que sai e entra da empresa esteja no controle de pessoas responsáveis por esse setor.

Para finalizar, é fundamental manter esses dados salvos, porque pode ser necessário, em um eventual futuro, verificar alguns dados financeiros, para saber onde estão os erros e os acertos. Para além disso, sempre é importante checar essas informações para saber o que pode ser melhorado.


A logística empresarial tem alguns conceitos próprios. Se você trabalha no ramo de gestão empresarial, já deve ter ouvido falar na supply chain, ou cadeia de suprimentos, certo? 


Para a logística empresarial funcionar perfeitamente na sua empresa, é essencial que tudo o que foi citado aqui esteja realmente organizado. Nesse sentido, faça com que todos os funcionários da equipe de gestão estejam se comunicando entre si de forma eficiente, para não gerar danos de produção e no departamento financeiro.


Para que qualquer negócio flua coerentemente e gere lucros, os gastos têm de ser menores do que o que se ganha. Essa é a função da oferta e demanda, equilibrar o que se ganha e o que se perde, sem causar danos permanentes no cofre da empresa. 


E nesse sentido, a redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada com a Pier 8. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.


Pronto! Agora você está preparado para fazer com que a logística empresarial dê certo no seu campo de atuação. Dessa forma, não terá problemas financeiros futuros. 


Faça um bom trabalho e invista em toda sua equipe. Uma empresa não cresce sozinha. Trate os colaboradores de sua empresa como uma parte vital, para que todos consigam estabelecer a empresa entre os melhores do ramo que estão atuando. 

Leia também: O que faz um Operador Logístico

 Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio.


Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?