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03
08
2020

De olho na concorrência: as embalagens têm transformado a reputação dos e-commerces

embalagem
funções da embalagem
embalagem sustentável

A logística no e-commerce atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro. 

Sabemos também que uma das principais preocupações da logística em um transporte está relacionada com a embalagem que é utilizada para acondicionar as mercadorias, pois é ela que garante a integridade dos produtos, evitando que eles sejam danificados até serem entregues.

Entretanto, além de proteger as cargas, as embalagens podem se caracterizar como um diferencial para a reputação dos e-commerces. Existem negócios que são muito valorizados por apresentar seus produtos de forma interessante aos clientes. E esta já é uma realidade que a sua empresa deveria estar inserida! Acompanhe este conteúdo e veja como melhorar a reputação do seu e-commerce mudando as embalagens das mercadorias. 

Qual a função da embalagem de mercadoria? Como ser funcional e diferenciado?

De olho na concorrência: as embalagens têm transformado a reputação dos e-commerces

Antes de criar seu e-commerce, saiba que há alguns passos de planejamento muito importantes para alcançar o sucesso desejado, eles vão desde a escolha do produto que será vendido até o local de armazenamento das suas mercadorias, todos os pontos devem ser analisados com muita cautela. Inclusive: embalagem

Abandone o tradicional e trabalhe com embalagens que sejam funcionais

Que tal tornar uma embalagem servindo como decoração? 

Esta é uma excelente opção para se destacar e oferecer um diferencial para os clientes.

Ainda que possa parecer irrelevante para alguns, para outros é demonstração de que a empresa pensa e se preocupa com seus consumidores, assim como o que pode ser feito para agradá-los. Grandes marcas fazem questão de se diferenciarem em embalagens, marcas como Louis Vuitton, por exemplo, transformam a embalagem numa verdadeira obra de arte. 

Proporciona a satisfação do cliente

Muitos consumidores estão acostumados a receber suas encomendas em caixas de papelão, isopor, que estão enroladas em plástico-bolha, entre outras. Ao oferecer uma embalagem singular (única), o cliente é surpreendido e terá uma experiência distinta da qual está habituado. Dessa forma, apostar na embalagem acaba se tornando uma forma de se destacar dos concorrentes. Olha aí uma excelente oportunidade de se destacar! 

Não deixe de ler: Fulfillment: essa prática vai te ajudar a ter um e-commerce de sucesso!

Demonstra preocupação com o produto

Mesmo que a empresa ofereça proteção com os embrulhos tradicionais, investir em embalagens mais reforçadas e utilizar mais de um modo para garantir a proteção também são formas de demonstrar preocupação.

Ao adotar esta estratégia, você irá transmitir a ideia de que sua empresa almeja entregar o produto com qualidade e em excelentes condições para os consumidores. Mesmo que isso envolve um custo operacional um pouco maior, você irá ganhar em redução de custos com devoluções, trocas, retrabalho, re-entregas e, além do mais, irá diminuir a insatisfação dos clientes.

Envolve o aprimoramento de outros processos

De olho na concorrência: as embalagens têm transformado a reputação dos e-commerces

Para surpreender o cliente, fazer com que a embalagem transborda as expectativas dos clientes e se transforme em um diferencial, é fundamental também se preocupar com processos internos, assim como com o serviço de transporte e atendimento que será realizado. Dessa forma, que tal mapear e aprimorar os métodos logísticos?

Afinal, caso contrário, a preocupação com a embalagem passará a ser superficial e irá transmitir a sensação de que a empresa está focada em questões supérfluas, enquanto o que é central está sendo negligenciado.

Reforça a prática do Overdelivering

Podemos dizer com muita tranquilidade que as embalagens diferenciadas e inovadoras são capazes de oferecer o overdelivering aos clientes. O que isso significa? 

Bom, esta é uma prática que consiste em ir além das expectativas e conceder coisas novas. Dessa forma, essa ação por única que seja já contribui para trazer o encantamento, assim como possui a função de fortalecer o nome da empresa ainda mais.

A partir do investimento em embalagens, as empresas passam a demonstrar o cuidado que possuem com relação à integridade do produto e à satisfação de seus clientes.

O que está mais presente na atualidade é a palavra de ordem redução de custos. Muitas empresas acabam diminuindo os níveis de qualidade dos produtos, aqueles que não abandonam essa preocupação conseguem se tornar diferenciados de sua concorrência.

Principais materiais utilizados em embalagens

Levando em consideração a utilização, a embalagem pode ser feita de materiais que vão ajudar na conservação, proteção ou transporte do produto. Diante disso, as principais embalagens, em todos os materiais, são feitas de papelão, plástico, madeira, isopor ou ligas metálicas.

Embalagens de papelão: normalmente são embalagens de papel cartão misturado a outros componentes. Muito utilizadas em todos os níveis, sobretudo como embalagem terciária. O mesmo ocorre com a caixa de madeira, geralmente mais utilizada como embalagem na logística.

Embalagens de isopor: esta embalagem é do tipo secundária, enquanto a embalagem de plástico é do tipo primária. Outras embalagens primárias são as feitas de ligas metálicas, como latas de aço e de ligas de alumínio.

De que forma a embalagem melhora a reputação dos e-commerces?

De olho na concorrência: as embalagens têm transformado a reputação dos e-commerces

Podemos dizer que a importância da embalagem para os processos logísticos se deve principalmente ao fato de que ela está presente em todas as etapas logísticas. Desde a saída da empresa até quando chega ao cliente, ou seja, a embalagem desempenha um papel fundamental.

No entanto, ela precisa ser pensada seguindo aspectos como armazenamento, manuseio, movimentação interna e transporte.Nesse caso, se ela não for resistente o suficiente, a integridade dos produtos ficará comprometida, o possível é que haja um descontentamento do cliente que irá receber o produto. 

Porém, se ela for pesada (a nível excessivo) trará dificuldades não somente para o manuseio, como também gerará um aumento do custo de frete. Da mesma forma, ela necessita ter o mínimo possível de espaços vazios úteis, e assim garantindo que haja maior quantidade de produtos, com segurança, inserida em um mesmo espaço.

Quer se destacar da concorrência? A embalagem de sua mercadoria pode ser sua aliada e diferenciar seu negócio no setor de e-commerces

Para finalizar este conteúdo, é preciso investir recursos e planejar a embalagem de modo adequado,afinal, nesse processo é gerado impactos no tempo de entrega ao cliente, nos custos logísticos, na redução de perdas e no nível de serviço que é oferecido.

Tanto o planejamento e a escolha da embalagem possuem impactos diretos em todo o processo logístico. Nesse sentido, garantir resultados melhores se forem feitos da maneira certa. No entanto, é fundamental escolher não somente a embalagem ideal, mas pensar em qual será a sua ‘’atuação’’, assim como seu impacto em cada etapa de forma a utilizar a mais adequada e que está voltada para resultados.

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário, estamos ansiosos por sua parceria! 

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