Na última década, o comércio eletrônico abriu novos mercados e fontes de receita para o varejo. Após a pandemia de Covid-19, esse processo se ampliou ainda mais.
De acordo com pesquisas, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020, e as expectativas é que esse número aumente.
Entre os profissionais do setor (fornecedores e distribuidores), a preocupação é de que o comércio online impulsione a extinção de canais tradicionais de vendas, uma das razões seria a comodidade e apelo ao público jovem.
Dessa forma, surgem questões estratégicas mais amplas (Como atender aos novos consumidores? Como integrar canais para consumidores hiperconectados? entre outras), que orientam um mercado que necessita de adaptações em meio a tantas mudanças.
Por consequência destas necessidades, surgem novos modelos de negócio para impactar positivamente o consumidor moderno. Para marcas como Nike, Nestlé e rótulos do Grupo Unilever, adotar o modelo de venda direta ao consumidor – Direct-to-Consumer, DTC ou D2C – tem sido a solução para esses impasses.
Para quem já atua nas áreas de gestão e vendas, as siglas B2B (Business-to-Business, para o comércio entre empresas) e B2C (Business-to-Consumer, para o comércio entre empresas e consumidor final) já são velhas conhecidas, não é mesmo?
O D2C (Direct-to-Consumer, também DTC) é um pouco mais recente, se compararmos aos outros conceitos, e surgiu na esteira da tecnologia mobile e de plataformas digitais como o e-commerce. Não se sabe quem impulsionou essas transformações, os consumidores modernos ou o mercado, contudo, essas inovações contribuíram para transformar o perfil dos consumidores: hoje, estes se mostram muito mais informados, dinâmicos e atentos à experiência de compra, bem como ao propósito das marcas e suas interações com o público.
Dessa maneira, focar em relacionamento tornou-se essencial para atrair e reter clientes. Lembre-se os consumidores modernos demandam proximidade e autenticidade das organizações. O D2C vem para alcançar este objetivo, promovendo a negociação direta entre indústria e consumidor final. Neste modelo, o próprio fornecedor é capaz de acompanhar o público e suas demandas, sem intermediários, dispensando a mediação de revendedores, distribuidores e franqueados. O resultado é um processo de vendas simplificado, com economia de tempo e recursos e o apoio da inteligência artificial para aprimorar a satisfação do consumidor final.
Tudo o que citamos acima pode ganhar ainda mais agilidade, precisão e redução de custos se você utilizar um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige.
Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.
Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.
Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importantes para venda no e-commerce, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.
O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.
Como você viu, consumidores estão mais atentos e sedentos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida.
Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada.
Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele vá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas. Entre em contato conosco através do formulário.
Na última década, o comércio eletrônico abriu novos mercados e fontes de receita para o varejo. Após a pandemia de Covid-19, esse processo se ampliou ainda mais.
De acordo com pesquisas, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020, e as expectativas é que esse número aumente.
Entre os profissionais do setor (fornecedores e distribuidores), a preocupação é de que o comércio online impulsione a extinção de canais tradicionais de vendas, uma das razões seria a comodidade e apelo ao público jovem.
Dessa forma, surgem questões estratégicas mais amplas (Como atender aos novos consumidores? Como integrar canais para consumidores hiperconectados? entre outras), que orientam um mercado que necessita de adaptações em meio a tantas mudanças.
Por consequência destas necessidades, surgem novos modelos de negócio para impactar positivamente o consumidor moderno. Para marcas como Nike, Nestlé e rótulos do Grupo Unilever, adotar o modelo de venda direta ao consumidor – Direct-to-Consumer, DTC ou D2C – tem sido a solução para esses impasses.
Para quem já atua nas áreas de gestão e vendas, as siglas B2B (Business-to-Business, para o comércio entre empresas) e B2C (Business-to-Consumer, para o comércio entre empresas e consumidor final) já são velhas conhecidas, não é mesmo?
O D2C (Direct-to-Consumer, também DTC) é um pouco mais recente, se compararmos aos outros conceitos, e surgiu na esteira da tecnologia mobile e de plataformas digitais como o e-commerce. Não se sabe quem impulsionou essas transformações, os consumidores modernos ou o mercado, contudo, essas inovações contribuíram para transformar o perfil dos consumidores: hoje, estes se mostram muito mais informados, dinâmicos e atentos à experiência de compra, bem como ao propósito das marcas e suas interações com o público.
Dessa maneira, focar em relacionamento tornou-se essencial para atrair e reter clientes. Lembre-se os consumidores modernos demandam proximidade e autenticidade das organizações. O D2C vem para alcançar este objetivo, promovendo a negociação direta entre indústria e consumidor final. Neste modelo, o próprio fornecedor é capaz de acompanhar o público e suas demandas, sem intermediários, dispensando a mediação de revendedores, distribuidores e franqueados. O resultado é um processo de vendas simplificado, com economia de tempo e recursos e o apoio da inteligência artificial para aprimorar a satisfação do consumidor final.
Tudo o que citamos acima pode ganhar ainda mais agilidade, precisão e redução de custos se você utilizar um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige.
Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.
Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.
Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importantes para venda no e-commerce, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.
O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.
Como você viu, consumidores estão mais atentos e sedentos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida.
Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada.
Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele vá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas. Entre em contato conosco através do formulário.