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05
06
2021

D2C: digitalização da indústria!

Tag
logística

É inegável que a pandemia impulsionou a transformação digital da indústria. A gestão remota de trabalho, por exemplo, foi uma das consequências do isolamento social, bem como desenvolver novos protocolos de segurança para as operações industriais. Com essa nova dinâmica, empresas de todos os setores tiveram que aplicar  iniciativas tecnológicas para integrar toda a cadeia de distribuição. Podemos então dizer que as propostas de mudanças, que até então estavam sendo feitas gradualmente, foram aceleradas. 

Adotar estratégias direct-to-consumer (D2C) e ações integradas de logística tem sido fundamental para adaptação dos negócios modernos. 

D2C: como funciona a digitalização da indústria

É cada vez mais comum ouvir falar em transformação digital, não por menos, a adoção de tecnologias digitais tem sido responsável por profundas mudanças nos negócios, sendo utilizadas para estruturar processos administrativos e de operação logística, reduzir custos, aumentar eficiência, gerar insights e até mesmo criar modelos de negócios adaptáveis e inovadores no mercado. 

Nada é estático. A transformação digital tem um longo caminho a percorrer nas indústrias brasileiras, no entanto, negócios que já estavam aplicando os conceitos da Indústria 4.0 - conceito para definir a aplicação de tecnologias emergentes na indústria - os resultados vêm se mostrando interessantes ao longo dos últimos anos, principalmente no contexto da pandemia. 

Antes de entender o impacto do D2C no mercado moderno, é preciso considerar a mudança nos hábitos dos consumidores. Hoje, eles estão mais ávidos por resultados mais rápidos. Com isso, e com o aumento das plataformas de venda online e, consequentemente, de novos consumidores, as indústrias perceberam que ali haveria uma oportunidade especial para oferecer seus produtos diretamente ao consumidor final, sem que fosse necessário um revendedor ou distribuidor. Esse modelo de venda é conhecido por D2C (Direct to Consumer ou DCT).

No mercado atual, grandes empresas como a Nike, Nestlé e Grupo Unilever, além de outros gigantes que entenderam a importância da digitalização dos processos, já estão presentes no canal eletrônico e anseiam por um crescimento ainda maior. 

Vale considerar que grandes empresas estão investindo em estratégias D2C. De acordo com pesquisas, 87% das indústrias consideram o D2C altamente relevante tanto para o produto quanto para os consumidores. Não à toa, aproximadamente metade delas (47%) está utilizando esse canal para aumentar seus lucros

Qual o impacto do D2C no mercado moderno? 

D2C (Direct to Consumer) é um novo conceito de vendas, responsável por gerar bons resultados. Outros conceitos, como o B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), já estão consolidados no mercado. É a vez do D2C, que é a negociação e transações realizadas diretamente entre indústria, franqueados, importadores e distribuidores e o consumidor final. 

Esse modelo de negócio está sendo capaz de impulsionar a estruturação de logística sem intermediários, é um modelo que ganhou força através do e-commerce, afinal, facilitou a relação direta com o cliente, sem a necessidade de se investir em uma loja física.

A partir do uso de ferramentas oferecidas pela venda online, as indústrias conseguem mensurar dados e compreender os hábitos e desejos do consumidor, transformando-os em um importante diferencial competitivo. Além disso, elas conseguem aumentar o marketshare, disponibilizando aos consumidores modernos mais de um canal de vendas, ou seja, experiências de compra diversificadas.

Consequências do D2C no mercado

  • Os consumidores têm melhor experiência de compra: ao controlar o fluxo de distribuição por completo, os fabricantes têm mais condições de oferecer uma experiência de compra única aos seus consumidores. Uma vez que esses consumidores estão mais exigentes, o D2C evita falhas no elo entre sua empresa e o cliente;
  • Relacionamento mais próximo com o consumidor final: entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para satisfazê-lo, principalmente nos tempos modernos. Ao ter essa aproximação é possível estruturar ações e estratégias para alavancar as vendas, como lançamentos e promoções;
  • Melhor posicionamento da marca: a venda direta sem intermediários permite evitar visões errôneas da marca desencadeadas por uma experiência ruim de compra no varejo online;
  • Aumento da receita: aplicando as melhores táticas de vendas no D2C, as empresas podem alavancar as suas vendas, tendo uma fonte adicional de receita, como é o caso do aumento no lucro de grandes empresas como a Nike;
  • Otimização da performance: a partir do feedback dos clientes, é possível aprimorar de maneira constante a performance, sendo ainda mais assertivo.  

Integração logística para indústrias

Tudo o que citamos acima pode ganhar ainda mais agilidade, precisão e redução de custos se você utilizar um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige. 

Vantagens do WMS na Logística:

  • gerenciamento de todos os pedidos e tarefas; 
  • possui múltiplas modalidades de picking; 
  • oferecimento de endereçamento dinâmico (atendendo tanto ao giro quanto às regras de armazenagem de cada item);
  • rotação do estoque de maneira estratégica; 
  • rastreia e registra todas as movimentações realizadas.

Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.

Acompanhamento da operação logística em tempo real 

Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.

Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importantes para venda no e-commerce, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.

O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.

Plataforma Logística: concentrar a operação logística em um único lugar 

Como você viu, consumidores estão mais atentos e sedentos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida. 

Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada. 

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4. Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas. Entre em contato conosco através do formulário




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D2C: digitalização da indústria!

É inegável que a pandemia impulsionou a transformação digital da indústria. A gestão remota de trabalho, por exemplo, foi uma das consequências do isolamento social, bem como desenvolver novos protocolos de segurança para as operações industriais. Com essa nova dinâmica, empresas de todos os setores tiveram que aplicar  iniciativas tecnológicas para integrar toda a cadeia de distribuição. Podemos então dizer que as propostas de mudanças, que até então estavam sendo feitas gradualmente, foram aceleradas. 

Adotar estratégias direct-to-consumer (D2C) e ações integradas de logística tem sido fundamental para adaptação dos negócios modernos. 

D2C: como funciona a digitalização da indústria

É cada vez mais comum ouvir falar em transformação digital, não por menos, a adoção de tecnologias digitais tem sido responsável por profundas mudanças nos negócios, sendo utilizadas para estruturar processos administrativos e de operação logística, reduzir custos, aumentar eficiência, gerar insights e até mesmo criar modelos de negócios adaptáveis e inovadores no mercado. 

Nada é estático. A transformação digital tem um longo caminho a percorrer nas indústrias brasileiras, no entanto, negócios que já estavam aplicando os conceitos da Indústria 4.0 - conceito para definir a aplicação de tecnologias emergentes na indústria - os resultados vêm se mostrando interessantes ao longo dos últimos anos, principalmente no contexto da pandemia. 

Antes de entender o impacto do D2C no mercado moderno, é preciso considerar a mudança nos hábitos dos consumidores. Hoje, eles estão mais ávidos por resultados mais rápidos. Com isso, e com o aumento das plataformas de venda online e, consequentemente, de novos consumidores, as indústrias perceberam que ali haveria uma oportunidade especial para oferecer seus produtos diretamente ao consumidor final, sem que fosse necessário um revendedor ou distribuidor. Esse modelo de venda é conhecido por D2C (Direct to Consumer ou DCT).

No mercado atual, grandes empresas como a Nike, Nestlé e Grupo Unilever, além de outros gigantes que entenderam a importância da digitalização dos processos, já estão presentes no canal eletrônico e anseiam por um crescimento ainda maior. 

Vale considerar que grandes empresas estão investindo em estratégias D2C. De acordo com pesquisas, 87% das indústrias consideram o D2C altamente relevante tanto para o produto quanto para os consumidores. Não à toa, aproximadamente metade delas (47%) está utilizando esse canal para aumentar seus lucros

Qual o impacto do D2C no mercado moderno? 

D2C (Direct to Consumer) é um novo conceito de vendas, responsável por gerar bons resultados. Outros conceitos, como o B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), já estão consolidados no mercado. É a vez do D2C, que é a negociação e transações realizadas diretamente entre indústria, franqueados, importadores e distribuidores e o consumidor final. 

Esse modelo de negócio está sendo capaz de impulsionar a estruturação de logística sem intermediários, é um modelo que ganhou força através do e-commerce, afinal, facilitou a relação direta com o cliente, sem a necessidade de se investir em uma loja física.

A partir do uso de ferramentas oferecidas pela venda online, as indústrias conseguem mensurar dados e compreender os hábitos e desejos do consumidor, transformando-os em um importante diferencial competitivo. Além disso, elas conseguem aumentar o marketshare, disponibilizando aos consumidores modernos mais de um canal de vendas, ou seja, experiências de compra diversificadas.

Consequências do D2C no mercado

  • Os consumidores têm melhor experiência de compra: ao controlar o fluxo de distribuição por completo, os fabricantes têm mais condições de oferecer uma experiência de compra única aos seus consumidores. Uma vez que esses consumidores estão mais exigentes, o D2C evita falhas no elo entre sua empresa e o cliente;
  • Relacionamento mais próximo com o consumidor final: entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para satisfazê-lo, principalmente nos tempos modernos. Ao ter essa aproximação é possível estruturar ações e estratégias para alavancar as vendas, como lançamentos e promoções;
  • Melhor posicionamento da marca: a venda direta sem intermediários permite evitar visões errôneas da marca desencadeadas por uma experiência ruim de compra no varejo online;
  • Aumento da receita: aplicando as melhores táticas de vendas no D2C, as empresas podem alavancar as suas vendas, tendo uma fonte adicional de receita, como é o caso do aumento no lucro de grandes empresas como a Nike;
  • Otimização da performance: a partir do feedback dos clientes, é possível aprimorar de maneira constante a performance, sendo ainda mais assertivo.  

Integração logística para indústrias

Tudo o que citamos acima pode ganhar ainda mais agilidade, precisão e redução de custos se você utilizar um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige. 

Vantagens do WMS na Logística:

  • gerenciamento de todos os pedidos e tarefas; 
  • possui múltiplas modalidades de picking; 
  • oferecimento de endereçamento dinâmico (atendendo tanto ao giro quanto às regras de armazenagem de cada item);
  • rotação do estoque de maneira estratégica; 
  • rastreia e registra todas as movimentações realizadas.

Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.

Acompanhamento da operação logística em tempo real 

Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.

Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importantes para venda no e-commerce, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.

O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.

Plataforma Logística: concentrar a operação logística em um único lugar 

Como você viu, consumidores estão mais atentos e sedentos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida. 

Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada. 

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4. Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

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