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16
12
2021

Custos da Logística Reversa: entenda os benefícios

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Tudo sobre Logística Reversa - Pier8

A logística reversa é uma parte do processo de negócios inerente a qualquer empresa que fabrica ou vende um produto. Durante o processo de logística reversa, um cliente devolve um produto à empresa por diversos motivos. Embora esse processo geralmente resulte em prejuízo para a empresa, os pequenos empresários podem ajudar a reduzir os custos associados ao processo de logística reversa por meio de uma gestão eficaz.

Neste artigo, confira os tipos comuns de custos de logística reversa e entenda seus benefícios!

Quais são os principais custos da Logística Reversa? 

Transporte

A logística está mais frequentemente preocupada com o tempo que leva para levar os produtos às lojas de varejo ou aos consumidores. Uma análise pode pesar o custo do frete aéreo e se vale a pena pagar por isso para aumentar a satisfação do cliente . No entanto, a logística reversa examina ângulos menos óbvios, como o custo de trazer de volta mercadorias não vendidas de lojas de varejo ou reciclar componentes de embalagens. 

Em alguns setores, esses custos de transporte reverso podem ser tão altos quanto os de transporte direto. Embalagens, paletes, engradados e displays são todos elementos de embalagem de tamanho considerável que precisam ser considerados ao transportar produtos, porque esses itens são reciclados para uso nas vendas subsequentes do produto.

Devoluções

A devolução de produtos tem um dos maiores custos de qualquer tipo de logística reversa, principalmente para empresas de varejo. Esses custos começam antes mesmo de os produtos serem vendidos e aumentam proporcionalmente à medida que são devolvidos. O desenvolvimento de garantias, políticas de devolução e contratos de serviço juridicamente vinculativos influenciam no custo dos produtos devolvidos. À medida que as devoluções aumentam, as despesas de atendimento ao cliente também aumentam porque mais mão de obra é necessária para lidar com as solicitações de devolução, verificar o status das devoluções e processar reclamações. 

Os custos de transporte ocorrem quando os produtos são levados de volta e enviados para outro lugar, mesmo que sejam movidos apenas por uma curta distância. Os custos de recebimento e armazenamento são incorridos quando os produtos devolvidos são registrados nas instalações e armazenados. Quando ocorrem erros de documentação durante o recebimento, custos adicionais podem resultar porque as equipes financeiras devem fazer um trabalho adicional para reconciliar as questões contábeis que se seguem. Além disso, as devoluções não cobertas pela garantia têm um custo adicional para o negócio, resultando em um custo de logística reversa ainda maior.

Reparos

Normalmente é mais econômico ter menos locais de reparo e produtos de transporte para serem reparados neles do que abrir centros adicionais. Independentemente do setor, centros de reparo de todos os tipos têm preços elevados que superam os custos contínuos de transporte de estoque. Em cada centro de reparos, também há custos de logística reversa diferentes a serem considerados. Por exemplo, o estoque vem com um custo de manutenção que deve ser analisado para determinar onde existem limites apropriados. 

O armazenamento de estoque em excesso acarreta o custo de oportunidade de ocupar espaço valioso e correr o risco de que o estoque se torne obsoleto antes de poder ser utilizado. No entanto, não estocar estoque suficiente pode resultar em tempo de inatividade quando as peças necessárias não estiverem disponíveis para concluir o trabalho de reparo.

Serviço

Assim como os centros de reparos, a localização dos centros de serviços é uma decisão importante porque afeta a lucratividade geral. No entanto, os centros de serviço também têm considerações exclusivas, como garantias de nível de serviço. Para produtos que incluam níveis de serviço especificados, a logística em toda a cadeia de suprimentos precisa trabalhar em conjunto na perfeição para atender às expectativas dos clientes sempre que um produto é atendido. Gestão de inventário, transporte, pessoal, treinamento e comunicação com o cliente se reúnem para fornecer os resultados de serviço esperados. 

Em cada etapa, a logística de entrada pode determinar onde os ganhos de serviço podem ser obtidos se componentes individuais forem alterados. No caso de treinamento, por exemplo, uma análise de custo-benefício pode ser conduzida para determinar se o tempo de inatividade necessário para treinamento adicional e o custo dessa educação em si pode resultar em operações mais eficientes ou qualidade de serviço imensuravelmente superior.

Revenda

Recondicionamento de produtos é uma abordagem de logística reversa que muitas empresas usam para extrair valor residual do estoque existente que, de outra forma, teria chegado ao fim de seu ciclo de vida. A remanufatura pode dar a produtos obsoletos uma atualização, de modo que possam ser revendidos. . Embora comum, a reforma não é o único método de revenda de produtos. 

Os produtos devolvidos também podem ser revendidos se estiverem em boas condições. No entanto, inspecionar produtos, reparar danos ou substituir peças defeituosas e reembalá-los leva tempo e materiais. Todos esses custos estão incluídos no cálculo da logística reversa da revenda de produtos.

4 Benefícios da Logística Reversa

Como a logística reversa envolve as mesmas etapas da logística tradicional "direta" (atendimento ao cliente, transporte,  gerenciamento de estoque , etc.), ela requer eficiências semelhantes. Ao simplificar a forma como os produtos retornam à sua cadeia de suprimentos, você verá benefícios como economia de custos, clientes mais felizes e  maior sustentabilidade.

1. Melhores margens de lucro

Existem várias maneiras de cortar custos com a logística reversa, desde a redução de gastos com transporte até a revenda de itens que seriam um prejuízo total se descartados na devolução. Se o valor estiver sendo recuperado de itens reciclados e revendidos, e o resto do sistema estiver operando com eficiência, suas margens de lucro irão melhorar.

2. Maior Satisfação do Cliente

A maneira como sua empresa lida com as devoluções de mercadorias pode afetar diretamente a forma como os clientes se sentem em relação à sua marca. Um produto com defeito pode levar a uma experiência ruim. 

Lidar com os erros é tão importante quanto fazer vendas. Se um cliente teve uma experiência ruim com seu produto, você tem que consertar. Ao oferecer opções aos seus clientes que desejam devolver itens que sejam mais fáceis para eles, pode ajudar muito a aumentar a satisfação do cliente. Podem incluir o reembolso total, independentemente do motivo da devolução, a dispensa do recibo original no caso de devolução a uma loja de tijolo e argamassa, a dispensa da embalagem original, entre outros.

3. Reduzir o desperdício

A logística reversa pode ajudá-lo a identificar maneiras de reutilizar, revender ou reciclar materiais que, de outra forma, acabariam em um aterro sanitário. Isso não apenas ajuda nas margens de lucro, mas também ajuda a melhorar a reputação de sua marca em termos de responsabilidade social e ambiental. Remanufaturado ou recondicionado seus produtos, você pode estender seu ciclo de vida.

4. Resultado

Os custos associados à logística reversa costumam ser esquecidos ao contabilizar o custo total de um produto. Se você for capaz de determinar quais são alguns desses custos variáveis, muitas vezes ocultos, isso pode ajudar muito em seus resultados financeiros e garantir que você não tenha custos inesperados. 

Com análise e planejamento cuidadosos, você pode tornar a logística reversa uma parte bem-sucedida do seu negócio. Se você implementar os sistemas e processos adequados, isso pode melhorar o atendimento ao cliente e também ajudar a aumentar seus lucros, aproveitando os produtos que são devolvidos.

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A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas. Entre em contato conosco através do formulário




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Custos da Logística Reversa: entenda os benefícios

A logística reversa é uma parte do processo de negócios inerente a qualquer empresa que fabrica ou vende um produto. Durante o processo de logística reversa, um cliente devolve um produto à empresa por diversos motivos. Embora esse processo geralmente resulte em prejuízo para a empresa, os pequenos empresários podem ajudar a reduzir os custos associados ao processo de logística reversa por meio de uma gestão eficaz.

Neste artigo, confira os tipos comuns de custos de logística reversa e entenda seus benefícios!

Quais são os principais custos da Logística Reversa? 

Transporte

A logística está mais frequentemente preocupada com o tempo que leva para levar os produtos às lojas de varejo ou aos consumidores. Uma análise pode pesar o custo do frete aéreo e se vale a pena pagar por isso para aumentar a satisfação do cliente . No entanto, a logística reversa examina ângulos menos óbvios, como o custo de trazer de volta mercadorias não vendidas de lojas de varejo ou reciclar componentes de embalagens. 

Em alguns setores, esses custos de transporte reverso podem ser tão altos quanto os de transporte direto. Embalagens, paletes, engradados e displays são todos elementos de embalagem de tamanho considerável que precisam ser considerados ao transportar produtos, porque esses itens são reciclados para uso nas vendas subsequentes do produto.

Devoluções

A devolução de produtos tem um dos maiores custos de qualquer tipo de logística reversa, principalmente para empresas de varejo. Esses custos começam antes mesmo de os produtos serem vendidos e aumentam proporcionalmente à medida que são devolvidos. O desenvolvimento de garantias, políticas de devolução e contratos de serviço juridicamente vinculativos influenciam no custo dos produtos devolvidos. À medida que as devoluções aumentam, as despesas de atendimento ao cliente também aumentam porque mais mão de obra é necessária para lidar com as solicitações de devolução, verificar o status das devoluções e processar reclamações. 

Os custos de transporte ocorrem quando os produtos são levados de volta e enviados para outro lugar, mesmo que sejam movidos apenas por uma curta distância. Os custos de recebimento e armazenamento são incorridos quando os produtos devolvidos são registrados nas instalações e armazenados. Quando ocorrem erros de documentação durante o recebimento, custos adicionais podem resultar porque as equipes financeiras devem fazer um trabalho adicional para reconciliar as questões contábeis que se seguem. Além disso, as devoluções não cobertas pela garantia têm um custo adicional para o negócio, resultando em um custo de logística reversa ainda maior.

Reparos

Normalmente é mais econômico ter menos locais de reparo e produtos de transporte para serem reparados neles do que abrir centros adicionais. Independentemente do setor, centros de reparo de todos os tipos têm preços elevados que superam os custos contínuos de transporte de estoque. Em cada centro de reparos, também há custos de logística reversa diferentes a serem considerados. Por exemplo, o estoque vem com um custo de manutenção que deve ser analisado para determinar onde existem limites apropriados. 

O armazenamento de estoque em excesso acarreta o custo de oportunidade de ocupar espaço valioso e correr o risco de que o estoque se torne obsoleto antes de poder ser utilizado. No entanto, não estocar estoque suficiente pode resultar em tempo de inatividade quando as peças necessárias não estiverem disponíveis para concluir o trabalho de reparo.

Serviço

Assim como os centros de reparos, a localização dos centros de serviços é uma decisão importante porque afeta a lucratividade geral. No entanto, os centros de serviço também têm considerações exclusivas, como garantias de nível de serviço. Para produtos que incluam níveis de serviço especificados, a logística em toda a cadeia de suprimentos precisa trabalhar em conjunto na perfeição para atender às expectativas dos clientes sempre que um produto é atendido. Gestão de inventário, transporte, pessoal, treinamento e comunicação com o cliente se reúnem para fornecer os resultados de serviço esperados. 

Em cada etapa, a logística de entrada pode determinar onde os ganhos de serviço podem ser obtidos se componentes individuais forem alterados. No caso de treinamento, por exemplo, uma análise de custo-benefício pode ser conduzida para determinar se o tempo de inatividade necessário para treinamento adicional e o custo dessa educação em si pode resultar em operações mais eficientes ou qualidade de serviço imensuravelmente superior.

Revenda

Recondicionamento de produtos é uma abordagem de logística reversa que muitas empresas usam para extrair valor residual do estoque existente que, de outra forma, teria chegado ao fim de seu ciclo de vida. A remanufatura pode dar a produtos obsoletos uma atualização, de modo que possam ser revendidos. . Embora comum, a reforma não é o único método de revenda de produtos. 

Os produtos devolvidos também podem ser revendidos se estiverem em boas condições. No entanto, inspecionar produtos, reparar danos ou substituir peças defeituosas e reembalá-los leva tempo e materiais. Todos esses custos estão incluídos no cálculo da logística reversa da revenda de produtos.

4 Benefícios da Logística Reversa

Como a logística reversa envolve as mesmas etapas da logística tradicional "direta" (atendimento ao cliente, transporte,  gerenciamento de estoque , etc.), ela requer eficiências semelhantes. Ao simplificar a forma como os produtos retornam à sua cadeia de suprimentos, você verá benefícios como economia de custos, clientes mais felizes e  maior sustentabilidade.

1. Melhores margens de lucro

Existem várias maneiras de cortar custos com a logística reversa, desde a redução de gastos com transporte até a revenda de itens que seriam um prejuízo total se descartados na devolução. Se o valor estiver sendo recuperado de itens reciclados e revendidos, e o resto do sistema estiver operando com eficiência, suas margens de lucro irão melhorar.

2. Maior Satisfação do Cliente

A maneira como sua empresa lida com as devoluções de mercadorias pode afetar diretamente a forma como os clientes se sentem em relação à sua marca. Um produto com defeito pode levar a uma experiência ruim. 

Lidar com os erros é tão importante quanto fazer vendas. Se um cliente teve uma experiência ruim com seu produto, você tem que consertar. Ao oferecer opções aos seus clientes que desejam devolver itens que sejam mais fáceis para eles, pode ajudar muito a aumentar a satisfação do cliente. Podem incluir o reembolso total, independentemente do motivo da devolução, a dispensa do recibo original no caso de devolução a uma loja de tijolo e argamassa, a dispensa da embalagem original, entre outros.

3. Reduzir o desperdício

A logística reversa pode ajudá-lo a identificar maneiras de reutilizar, revender ou reciclar materiais que, de outra forma, acabariam em um aterro sanitário. Isso não apenas ajuda nas margens de lucro, mas também ajuda a melhorar a reputação de sua marca em termos de responsabilidade social e ambiental. Remanufaturado ou recondicionado seus produtos, você pode estender seu ciclo de vida.

4. Resultado

Os custos associados à logística reversa costumam ser esquecidos ao contabilizar o custo total de um produto. Se você for capaz de determinar quais são alguns desses custos variáveis, muitas vezes ocultos, isso pode ajudar muito em seus resultados financeiros e garantir que você não tenha custos inesperados. 

Com análise e planejamento cuidadosos, você pode tornar a logística reversa uma parte bem-sucedida do seu negócio. Se você implementar os sistemas e processos adequados, isso pode melhorar o atendimento ao cliente e também ajudar a aumentar seus lucros, aproveitando os produtos que são devolvidos.

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