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06
04
2021

Customer Experience na logística: entenda como funciona

Tag
experiência do usuário
logística

Quando falamos em operação, otimização, automação de processos e redução de custos, no fim das contas, cada uma dessas questões técnicas dentro de uma organização estão ligadas a um único propósito: a satisfação do cliente. Contudo, quando falamos em B2B, um serviço bem executado não pode ser resumido apenas em preços e prazos. É necessário investir em relacionamento.

Para compreender melhor como funciona essa relação, vamos falar um pouco sobre a importância do customer experience na logística e como melhorar o seu atendimento. Confira!

O que é o Customer Experience na Logística?

O serviço ao consumidor, normalmente, é definido como um setor que centraliza toda a interação entre empresa e cliente. Ele encaminha os questionamentos e reclamações e coleta dados sobre a eficiência do atendimento como um todo. 

Muitas empresas têm investido em Customer experience para crescer, acompanhando o aumento da competitividade no mercado e as novas formas de interação com o público, como as redes sociais.

Além de ser uma fonte de satisfação no atendimento, atualmente trata-se do maior setor responsável por conectar a demanda ao serviço e entender quais são os pontos fracos da sua operação em relação à expectativa de entrega.

Qual a importância do Customer experience na logística?

Esse tipo de relacionamento é fundamental em um mercado em que a logística se posiciona como referência no atendimento de um pedido e na cadeia de produção, com início na matéria-prima até o cliente final. Isso ganha ainda mais destaque em uma relação B2B. Clientes empresariais prezam muito por informações imediatas e o cumprimento de prazos, fora os ajustes rápidos na entrega, caso seja necessário um serviço especial.

Sendo assim, o customer experience precisa ser tratado com a devida importância que exerce no setor de logística. Uma quebra de confiança ou um desencontro de informações pode causar prejuízos de produção e até financeiros: o tipo de ruptura que poucos clientes corporativos perdoam.

Mas como fazer para garantir um bom customer experience que atraia e fidelize clientes? Há algumas atitudes simples que podem melhorar o relacionamento com seus contratantes. Veja quais são elas!

Estar disposto a lidar com reclamações

As reclamações sempre vão ocorrer no mercado logístico e o que define o sucesso de uma empresa é a sua capacidade de lidar com elas. Utilize esses momentos como oportunidades. Caso seu customer experience esteja empenhado em resolver cada problema que surgir, você consegue virar o jogo e ganhar o cliente para futuros contratos.

Definir prazos de forma clara e cumpri-los

Esse é o ponto fundamental para que uma empresa de logística se mantenha no mercado. A eficiência de entrega e o cumprimento de prazos é, na maioria das vezes, mais importante para manter um cliente do que o preço. Invista em tecnologia para melhorar suas rotas e horários e esteja sempre à disposição para informar sobre o andamento de cada entrega.

Aproximar os clientes mais valiosos

Toda empresa possui uma lista de clientes valiosos, aqueles que já estão fidelizados, utilizam o serviço com mais frequência ou possuem os contratos mais elaborados. Seja proativo com esse tipo de público. Faça contato para saber se ele está satisfeito com a empresa, peça feedbacks e ofereça condições especiais. São esses clientes que se tornaram divulgadores espontâneos no futuro e manterão uma base sólida, mesmo em tempos de crise.

Ir além do básico

Para finalizar, o investimento em tecnologia e treinamento no customer experience deve ser voltado para fazer sempre mais do que for preciso. Se existe uma reclamação, um pedido de informação, entregue o que o cliente precisa e um pouco mais. São esses pequenos detalhes que dão a vantagem que uma empresa precisa para vencer a concorrência.

Até porque, a confiança por meio do relacionamento, na maioria das vezes, é mais valiosa do que preços e prazos. O customer experience na logística é o caminho para garantir o sucesso do seu negócio em longo prazo.

Tecnologia logística para alcançar a satisfação do cliente

Para cumprir com o ciclo de pedidos com eficiência, é essencial utilizar tecnologias inteligentes específicas para aprimorar as operações na Cadeia de Suprimentos, como o WMS (Warehouse Management System), software de gestão de armazéns, e o uso de robôs.

O sistema WMS  é responsável por fazer toda a administração do estoque, além de se integrar aos sites de e-commerce, ERPs, sistemas automáticos e transportadoras, e também oferecer o monitoramento total da operação logística. 

Com o uso do software, os processos são automatizados, permitindo que haja diminuição das ocorrências de falhas humanas e proporcionando um ambiente de alta produtividade. Além disso, o uso de robôs garante maior segurança no armazém, também é capaz de aumentar a velocidade e assertividade na separação e expedição dos pedidos, mais precisão para seus negócios. 

Proporcionar uma experiência positiva e diferenciada aos clientes é uma das melhores e mais assertivas estratégias para fidelizá-los e promover o “marketing boca a boca”, que é aquele onde seu negócio ganha notoriedade pelo bom serviço e qualidade de produto. Nesse sentido, crescem as chances das pessoas falarem do atendimento e indicarem seu serviço, isso consequentemente aumenta as vendas e a credibilidade da sua marca, sobretudo diante do acesso a sua marca através das redes sociais, que visibiliza as opiniões de compra dos consumidores de seu negócio. 

Como funciona a terceirização de logística?

A revolução digital tem impulsionado mudanças significativas nos modelos de negócios e, com isso, muitas transformações nas cadeias de suprimentos se fazem necessárias.

Por exemplo, entender como a inteligência artificial (IA) está sendo utilizada é a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things),que torna possível conectar objetos tornando-os inteligentes. Hoje, é preciso alinhar tecnologia e logística para ter melhores resultados. Algumas das vantagens da logística terceirizada com a Pier 8: 

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos;
  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar;
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final; 
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

A Pier 8 está com você para facilitar todo o processo logístico do seu negócio. Entre em contato com a gente!



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logística

Customer Experience na logística: entenda como funciona

Quando falamos em operação, otimização, automação de processos e redução de custos, no fim das contas, cada uma dessas questões técnicas dentro de uma organização estão ligadas a um único propósito: a satisfação do cliente. Contudo, quando falamos em B2B, um serviço bem executado não pode ser resumido apenas em preços e prazos. É necessário investir em relacionamento.

Para compreender melhor como funciona essa relação, vamos falar um pouco sobre a importância do customer experience na logística e como melhorar o seu atendimento. Confira!

O que é o Customer Experience na Logística?

O serviço ao consumidor, normalmente, é definido como um setor que centraliza toda a interação entre empresa e cliente. Ele encaminha os questionamentos e reclamações e coleta dados sobre a eficiência do atendimento como um todo. 

Muitas empresas têm investido em Customer experience para crescer, acompanhando o aumento da competitividade no mercado e as novas formas de interação com o público, como as redes sociais.

Além de ser uma fonte de satisfação no atendimento, atualmente trata-se do maior setor responsável por conectar a demanda ao serviço e entender quais são os pontos fracos da sua operação em relação à expectativa de entrega.

Qual a importância do Customer experience na logística?

Esse tipo de relacionamento é fundamental em um mercado em que a logística se posiciona como referência no atendimento de um pedido e na cadeia de produção, com início na matéria-prima até o cliente final. Isso ganha ainda mais destaque em uma relação B2B. Clientes empresariais prezam muito por informações imediatas e o cumprimento de prazos, fora os ajustes rápidos na entrega, caso seja necessário um serviço especial.

Sendo assim, o customer experience precisa ser tratado com a devida importância que exerce no setor de logística. Uma quebra de confiança ou um desencontro de informações pode causar prejuízos de produção e até financeiros: o tipo de ruptura que poucos clientes corporativos perdoam.

Mas como fazer para garantir um bom customer experience que atraia e fidelize clientes? Há algumas atitudes simples que podem melhorar o relacionamento com seus contratantes. Veja quais são elas!

Estar disposto a lidar com reclamações

As reclamações sempre vão ocorrer no mercado logístico e o que define o sucesso de uma empresa é a sua capacidade de lidar com elas. Utilize esses momentos como oportunidades. Caso seu customer experience esteja empenhado em resolver cada problema que surgir, você consegue virar o jogo e ganhar o cliente para futuros contratos.

Definir prazos de forma clara e cumpri-los

Esse é o ponto fundamental para que uma empresa de logística se mantenha no mercado. A eficiência de entrega e o cumprimento de prazos é, na maioria das vezes, mais importante para manter um cliente do que o preço. Invista em tecnologia para melhorar suas rotas e horários e esteja sempre à disposição para informar sobre o andamento de cada entrega.

Aproximar os clientes mais valiosos

Toda empresa possui uma lista de clientes valiosos, aqueles que já estão fidelizados, utilizam o serviço com mais frequência ou possuem os contratos mais elaborados. Seja proativo com esse tipo de público. Faça contato para saber se ele está satisfeito com a empresa, peça feedbacks e ofereça condições especiais. São esses clientes que se tornaram divulgadores espontâneos no futuro e manterão uma base sólida, mesmo em tempos de crise.

Ir além do básico

Para finalizar, o investimento em tecnologia e treinamento no customer experience deve ser voltado para fazer sempre mais do que for preciso. Se existe uma reclamação, um pedido de informação, entregue o que o cliente precisa e um pouco mais. São esses pequenos detalhes que dão a vantagem que uma empresa precisa para vencer a concorrência.

Até porque, a confiança por meio do relacionamento, na maioria das vezes, é mais valiosa do que preços e prazos. O customer experience na logística é o caminho para garantir o sucesso do seu negócio em longo prazo.

Tecnologia logística para alcançar a satisfação do cliente

Para cumprir com o ciclo de pedidos com eficiência, é essencial utilizar tecnologias inteligentes específicas para aprimorar as operações na Cadeia de Suprimentos, como o WMS (Warehouse Management System), software de gestão de armazéns, e o uso de robôs.

O sistema WMS  é responsável por fazer toda a administração do estoque, além de se integrar aos sites de e-commerce, ERPs, sistemas automáticos e transportadoras, e também oferecer o monitoramento total da operação logística. 

Com o uso do software, os processos são automatizados, permitindo que haja diminuição das ocorrências de falhas humanas e proporcionando um ambiente de alta produtividade. Além disso, o uso de robôs garante maior segurança no armazém, também é capaz de aumentar a velocidade e assertividade na separação e expedição dos pedidos, mais precisão para seus negócios. 

Proporcionar uma experiência positiva e diferenciada aos clientes é uma das melhores e mais assertivas estratégias para fidelizá-los e promover o “marketing boca a boca”, que é aquele onde seu negócio ganha notoriedade pelo bom serviço e qualidade de produto. Nesse sentido, crescem as chances das pessoas falarem do atendimento e indicarem seu serviço, isso consequentemente aumenta as vendas e a credibilidade da sua marca, sobretudo diante do acesso a sua marca através das redes sociais, que visibiliza as opiniões de compra dos consumidores de seu negócio. 

Como funciona a terceirização de logística?

A revolução digital tem impulsionado mudanças significativas nos modelos de negócios e, com isso, muitas transformações nas cadeias de suprimentos se fazem necessárias.

Por exemplo, entender como a inteligência artificial (IA) está sendo utilizada é a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things),que torna possível conectar objetos tornando-os inteligentes. Hoje, é preciso alinhar tecnologia e logística para ter melhores resultados. Algumas das vantagens da logística terceirizada com a Pier 8: 

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos;
  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar;
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final; 
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

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