Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Cuidados na Logistica no Transporte de Cosméticos

1.11.2019 10:43

O segmento do mercado de cosméticos e perfumaria está em crescimento no Brasil, ficando atrás somente de moda e acessórios. Diante disso, muitos empreendedores estão investindo nessa área. 

Da mesma forma, o meio digital libera, cotidianamente, diversas demandas para quem empreende no país, sendo a principal delas voltada para e-commerce que depende, entre diversas outras questões, de logística de cosméticos melhor aplicada.

Ou seja, esses são assuntos pertinentes à embalagem, armazenamento, transporte e outras cláusulas das normas regulamentadoras, são cuidados na logística considerados essenciais para a melhor experiência do cliente e boa aplicação do seu capital, afinal, a perda de dinheiro quando algo dá errado na logística é uma realidade

Entenda tudo neste novo artigo!

Leia também: Como driblar a greve dos Correios

Como fazer uma boa Logística no Transporte de Cosméticos

Cuidados na Logistica no Transporte de Cosméticos

1 - Planejamento

Sabendo que esse negócio está sempre em crescimento no mercado, é preciso ter uma logística no transporte de cosméticos que passe por todas as áreas. As necessidades logísticas são identificadas a partir do processo de planejamento.

Diante disso, é preciso gerir cronograma de pedidos, entregas, custos, atendimento, etc. Tenha uma coisa em mente: uma equipe bem capacitada e treinada, que possui o objetivo central de não deixar problemas comuns a toda empresa atingir em níveis extremos a vida útil do empreendimento, é o segredo de um bom planejamento logístico.

2 - Armazenamento

Se tratando da logística de cosméticos, a entrega é extremamente importante. Entretanto, um espaço utilizado anteriormente para garantir a qualidade final do produto/serviço é essencial. Os cosméticos são produtos frágeis e demandam bons espaços para armazenamento. E nesse caso, você possui opção de armazenamento próprio ou terceirizado, a logística de cosméticos deve acompanhar o local e se certificar de toda higiene, segurança e sistema de entregas e recolhimento.

3 - Embalagem

A função da embalagem é única, ela precisa proteger o produto inteiramente. Por mais que pareça óbvio, diversas empresas pecam pela tentativa de economizar em embalagem, e nisso acabam gerando prejuízos maiores. A embalagem deve ser resistente e garantir a segurança do produto durante todo o trajeto, até chegar ao cliente final.

Não deixe de ler: A Gestão de Estoque não pode ser um problema em seu E-commerce

4 - Prazos

Se coloque na posição do consumidor que adquiriu um produto em seu negócio, quanto mais rápido durar o processo de entrega, melhor. Quando o assunto é demanda de cliente, o mundo atual está sempre focado em agilidade. O cliente satisfeito aumenta a probabilidade de futuras compras.Por outro lado, quanto menos tempo o cosmético permanecer na empresa, melhor! Afinal,  fica livre de possíveis danos na estrutura ou particularidades por questões exteriores, inúmeras vezes incontroláveis.

5 - Anvisa

Cuidados na Logistica no Transporte de Cosméticos

Possuir um negócio de sucesso depende das normas regulamentadoras. Até aí tudo bem. Afinal, todos os segmentos dependem de leis de boas práticas. Para a logística de cosméticos, no sentido do empreendedorismo, é preciso estar atento às documentações exigidas pela Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por cuidar da inspeção do armazém dos produtos, o que define a continuidade (ou não) dos trabalhos. Trata-se de um órgão que é responsável por orientar o serviço, em conjunto com a equipe responsável.

6 - Logística de cosméticos: transporte

Terceirizar o sistema de transporte de cosméticos facilita muito o processo e as etapas do planejamento. Trata-se de um serviço que deve ser realizado com muita segurança e tecnologia para aplicar rastreamento e monitoramento do veículo. 

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar a gestão de seu negócio.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Porque terceirizar é o passo ideal para épocas como Black Friday e Natal

Essas são somente algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz! Agora que você sabe sobre os cuidados na logística no transporte de cosméticos, aplique essas dicas e sucesso! :) 


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!

Até a próxima! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert