O avanço constante avanço da tecnologia e da inovação torna impossível não falar de e-commerce sem associá-lo a uma operação logística eficiente.
Aliás, isso deve estar, obrigatoriamente, nos holofotes das grandes empresas. Uma das razões é que o setor de logística, com destaque para os operadores logísticos, tem se transformado para acompanhar o dinamismo do e-commerce e as constantes mudanças.
Esse movimento acontece, sobretudo, devido às soluções tecnológicas e inovadoras, por isso é necessário acompanhar as mudanças e estar pronto para se adaptar!
Com as rápidas transformações no mercado, em decorrência da pandemia de Covid-19, tudo para atender ao novo tipo de consumidor, revendo os modelos de distribuição e da malha logística passou a ser bem vindo.
Por consequência, muitas empresas passaram então a atuar majoritariamente no B2B mudassem a estratégia comercial — hoje, e se aproximam rapidamente dos consumidores, passando a atuar no setor B2C.
Com as novas demandas, os setores de e-commerce, como os que cuidam de etapas logísticas, têm se preparado cada vez mais desenvolvendo soluções multicanais. Essas, envolvem:
Além dos desafios colocados na malha rodoviária brasileira, muitas vezes, as empresas encontram desafios para administrar suas cadeias logísticas e acompanhar o crescimento do e-commerce.
Entre os percalços, destacam-se os que envolvem canais de distribuição e tempo de resposta dos processos. A sazonalidade é um desafio muito grande, ou seja, períodos de maior demanda como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. Para driblar essa situação, os operadores logísticos desenvolvem operações de multicanais, conseguindo assim absorver muito mais variações do que um centro de distribuição dedicado, disponibilizando informação em tempo real e visibilidade total dos processos.
O desenvolvimento de plataformas híbridas que sejam capazes de atender ao comércio eletrônico tanto no B2B como no B2C é uma das diversas soluções desenvolvidas por negócios que atuam com armazenagem e supply chain.
Os processos logísticos com estratégias eficazes são verdadeiros aliados do setor comercial, principalmente, para o e-commerce. Ao fazer decisões de compras online, os consumidores modernos consideram as condições de entrega e devolução dos pedidos, ainda mais agora, com o crescimento do comércio eletrônico, reflexo do isolamento social imposto pelo novo coronavírus.
Os consumidores modernos, principalmente os que estão vindo no movimento da pandemia, estão cada vez mais prontos para receber soluções com velocidade e agilidade. Sendo assim, a logística eficiente é essencial para criar a lealdade dos compradores. Por outro lado, atrasos ou falhas logísticas podem prejudicar diretamente a reputação de um revendedor ou fabricante.
No mundo moderno, a automação e a transformação digital são fatores primordiais para os negócios que atuam no mercado. A cada dia, os operadores encontram novas maneiras de aplicar mais tecnologia e modernização para aumentar a produtividade.
O avanço da digitalização das atividades e dos processos, investimentos na robotização e no gerenciamento da distribuição são aspectos fundamentais para acompanhar o crescimento desse mercado.
Em resposta ao novo comportamento de compra do consumidor, é necessário compreender que o e-commerce veio para ficar. Dessa forma, todos os elos da cadeia logística precisam estar atentos em oferecer serviços cada vez mais customizados e estruturados para atender às necessidades desse setor.
Uma coisa é certa: por trás de todo resultado positivo há um planejamento bem definido. Dessa maneira, para garantir que uma empresa seja competitiva, faça um bom planejamento, mantenha a organização e o controle da sua operação logística e defina uma estratégia comercial que esteja devidamente alinhada com suas estratégias de logística.
Algumas etapas para ter um planejamento eficiente são:
A gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para identificar diversos pontos de atenção e fatores que podem ser otimizados em sua operação logística.
O objetivo é garantir uma cadeia produtiva mais rápida, reduzindo gastos e mantendo a qualidade do serviço vinculada às necessidades do consumidor moderno. Os novos consumidores são mais exigentes quanto ao que estão consumindo, dessa forma, atendimento com base em comunicação eficaz é a melhor maneira de impactar (positivamente) no mercado.
Investir na logística como diferencial competitivo vai muito além de pensar somente no operacional. Hoje, as tecnologias na logística aplicadas ao seu negócio podem atrair consumidores. A Pier 8 tem soluções para seu negócio, entre em contato.
O avanço constante avanço da tecnologia e da inovação torna impossível não falar de e-commerce sem associá-lo a uma operação logística eficiente.
Aliás, isso deve estar, obrigatoriamente, nos holofotes das grandes empresas. Uma das razões é que o setor de logística, com destaque para os operadores logísticos, tem se transformado para acompanhar o dinamismo do e-commerce e as constantes mudanças.
Esse movimento acontece, sobretudo, devido às soluções tecnológicas e inovadoras, por isso é necessário acompanhar as mudanças e estar pronto para se adaptar!
Com as rápidas transformações no mercado, em decorrência da pandemia de Covid-19, tudo para atender ao novo tipo de consumidor, revendo os modelos de distribuição e da malha logística passou a ser bem vindo.
Por consequência, muitas empresas passaram então a atuar majoritariamente no B2B mudassem a estratégia comercial — hoje, e se aproximam rapidamente dos consumidores, passando a atuar no setor B2C.
Com as novas demandas, os setores de e-commerce, como os que cuidam de etapas logísticas, têm se preparado cada vez mais desenvolvendo soluções multicanais. Essas, envolvem:
Além dos desafios colocados na malha rodoviária brasileira, muitas vezes, as empresas encontram desafios para administrar suas cadeias logísticas e acompanhar o crescimento do e-commerce.
Entre os percalços, destacam-se os que envolvem canais de distribuição e tempo de resposta dos processos. A sazonalidade é um desafio muito grande, ou seja, períodos de maior demanda como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. Para driblar essa situação, os operadores logísticos desenvolvem operações de multicanais, conseguindo assim absorver muito mais variações do que um centro de distribuição dedicado, disponibilizando informação em tempo real e visibilidade total dos processos.
O desenvolvimento de plataformas híbridas que sejam capazes de atender ao comércio eletrônico tanto no B2B como no B2C é uma das diversas soluções desenvolvidas por negócios que atuam com armazenagem e supply chain.
Os processos logísticos com estratégias eficazes são verdadeiros aliados do setor comercial, principalmente, para o e-commerce. Ao fazer decisões de compras online, os consumidores modernos consideram as condições de entrega e devolução dos pedidos, ainda mais agora, com o crescimento do comércio eletrônico, reflexo do isolamento social imposto pelo novo coronavírus.
Os consumidores modernos, principalmente os que estão vindo no movimento da pandemia, estão cada vez mais prontos para receber soluções com velocidade e agilidade. Sendo assim, a logística eficiente é essencial para criar a lealdade dos compradores. Por outro lado, atrasos ou falhas logísticas podem prejudicar diretamente a reputação de um revendedor ou fabricante.
No mundo moderno, a automação e a transformação digital são fatores primordiais para os negócios que atuam no mercado. A cada dia, os operadores encontram novas maneiras de aplicar mais tecnologia e modernização para aumentar a produtividade.
O avanço da digitalização das atividades e dos processos, investimentos na robotização e no gerenciamento da distribuição são aspectos fundamentais para acompanhar o crescimento desse mercado.
Em resposta ao novo comportamento de compra do consumidor, é necessário compreender que o e-commerce veio para ficar. Dessa forma, todos os elos da cadeia logística precisam estar atentos em oferecer serviços cada vez mais customizados e estruturados para atender às necessidades desse setor.
Uma coisa é certa: por trás de todo resultado positivo há um planejamento bem definido. Dessa maneira, para garantir que uma empresa seja competitiva, faça um bom planejamento, mantenha a organização e o controle da sua operação logística e defina uma estratégia comercial que esteja devidamente alinhada com suas estratégias de logística.
Algumas etapas para ter um planejamento eficiente são:
A gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para identificar diversos pontos de atenção e fatores que podem ser otimizados em sua operação logística.
O objetivo é garantir uma cadeia produtiva mais rápida, reduzindo gastos e mantendo a qualidade do serviço vinculada às necessidades do consumidor moderno. Os novos consumidores são mais exigentes quanto ao que estão consumindo, dessa forma, atendimento com base em comunicação eficaz é a melhor maneira de impactar (positivamente) no mercado.
Investir na logística como diferencial competitivo vai muito além de pensar somente no operacional. Hoje, as tecnologias na logística aplicadas ao seu negócio podem atrair consumidores. A Pier 8 tem soluções para seu negócio, entre em contato.