Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
25
01
2021

Controle de estoque: desista do Excel e conheça o WMS!

Tag
estoque

Na logística, é comum o inventário e o controle de estoque, em armazéns de pequeno e médio porte, serem feitos a partir do Excel (ou software semelhante). Entretanto, a informação em tempo real sobre o que acontece com as mercadorias é fundamental para a tomada de decisões respaldadas em acertos, sem dúvidas é o que torna qualquer negócio diferenciado no mercado. 

No entanto, o Excel tem suas limitações e, a longo prazo, o preço pode sair mais caro. A falta de investimento em softwares especializados para controle de estoque é um erro que seu negócio não deve cometer, principalmente com o boom dos negócios online. Agora, aumentou-se a complexidade das tarefas do armazém, são muito mais referências desse processo e menos estocagem de cada uma delas.

Cá entre nós, nem pensar em caneta e papel! A digitalização dos processos logísticos é para já!

Excel ou WMS: como controlar melhor o estoque?

Com certeza avançamos ao adequar o controle de estoque com o Excel, antes o processo era feito com papel e lápis. Entretanto, quando o armazém ultrapassa um determinado nível de complexidade, é essencial desenvolver novas maneiras de atuar. Estamos na era em que a tecnologia logística está em constante avanço. A implantação de um WMS é o caminho mais assertivo para controle de estoque. Explicaremos o porquê.

Benefícios do WMS para controlar estoque

Optar por um sistema de gerenciamento de armazém reduz o tempo de tarefas e maximiza os resultados, é ideal tanto para a gestão de estoque quanto para outros processos logísticos, como preparação de pedidos ou gestão de referências.

O uso de um WMS em armazéns de médio e grande porte já é uma realidade, principalmente em pequenas instalações, que já enxergam resultados mais potentes. Os benefícios do WMS para o controle de estoque são:

Informação em tempo real 

O uso do software WMS na logística permite o recebimento de informações sobre a quantidade de estoque de cada armazém: aliado ao ERP, o software integra todos os dados relativos aos produtos (rotação, lote, entre outros). Tornando as tomadas de decisões mais precisas e assertivas. 

Agilidade no tempo de trabalho

Um dos grandes benefícios da tecnologia aplicada à logística é a otimização de tempo. O WMS, por exemplo, evita a tarefa repetitiva de adicionar e retirar produtos e referências na aplicação. E mais: erros manuais são mais comuns de acontecer, a partir dessa solução todas as possibilidades de erros são eliminadas.

Otimização das referências

Quando falamos de WMS também falamos de automatização. Aqui, ele automatiza a localização dos produtos de acordo com as estratégias internas do negócio (rotação, proximidade com outras referências...). Assim, a capacidade de armazenagem é aumentada sem alterar o armazém.

Estoque rastreado

A partir do controle de estoque via rastreamento, o gestor tende a não somente a controlar a quantidade de produto de cada referência, como também onde ele se encontra durante os diferentes processos que acontecem no armazém.

A geração de relatórios e estatísticas

O software WMS é capaz de colher os milhares de dados, que são produzidos todos os dias em um armazém, o objetivo no entanto é que o responsável pela instalação consiga tomar decisões de acordo com o desempenho real de cada operação logística.

Automatização do estoque no armazém

Com o avanço da logística 4.0, os prazos de entrega foram reduzidos e as empresas foram obrigadas a se adaptarem aos diversos tipos de canais de venda, que no fim são utilizados pelo consumidor final. 

Negócios que têm um armazém - ou mais de um - e com alta densidade de entradas e saídas de produtos, o controle de estoque via Excel pode causar falhas que resultam em rupturas sérias (sobretudo para o futuro) de estoque.

Vivemos tempos em que não se pode ter uma reputação ruim, pois o consumidor está mais atento e sabe o que quer. Dessa forma, somente um serviço ágil pode garantir entregas eficientes e a correta otimização dos recursos do armazém na logística pode tornar seu negócio mais competitivo. 

Dessa maneira, cada vez mais negócios optam por sistemas de gerenciamento de armazém, afinal, eles permitem: automatizar o controle de estoque e a gestão de localizações, como resultado é possível ter o aumento da produtividade e, principalmente, reduzir custos de operação logística

Pier 8: tecnologia aliada à logística

A Pier 8 agrega mais valor aos processos logísticos, pois valoriza o trabalho de profissionais com amplo conhecimento interno sobre negócios. Aliando tecnologia e logística é possível chegar mais longe. A plataforma logística supre todas as necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

Dessa forma, uma plataforma é responsável pelos processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, é possível ganhar mais segurança, assim como o consumidor final sente-se mais seguro. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Principais vantagens da plataforma logística da Pier 8:

  • Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  • Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  • Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  • Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço;
  • Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

A Pier 8 tem soluções em logística a partir de tecnologias consistentes, como o sistema WMS. Entre em contato conosco!



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?