Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Conheça os diferentes tipos de Logística para seu negócio

27.11.2019 12:33

Podemos dizer que a logística trata-se de uma ciência que engloba o processo integrado de ações de transporte, armazenamento, embalagem, informações, manuseio de materiais e estoque. Se tratando dos processos logísticos, a tomada de decisões inteligentes é fundamental, isso porque eles são responsáveis pelo sucesso de uma empresa. 

Para trabalhar a favor do negócio, ter conhecimento dos tipos de logística, e dessa forma, qual a melhor opção para seu negócio, é muito importante. No entanto, práticas que implicam em gastos que podem preocupar os responsáveis pela gestão organizacional devem ser observadas. Uma loja virtual que não se preocupa com tipos de logística e suas estruturas, não pode esperar ter grandes retornos financeiros. Muito pelo contrário, os prejuízos podem ser grandes.

Uma questão importante: todos os tipos de logística devem estar presentes em qualquer empresa, grandes e pequenas. Além de colaboradores qualificados e com experiência na função. Vamos acompanhar os tipos de logística que você precisa conhecer! 


Leia também: Descubra quais são as melhores transportadoras para E-commerce

Tipos de Logística para seu negócio

A logística é responsável por planejar e distribuir os materiais e suprimentos necessários em um negócio. Dessa forma, podemos dividi-la em quatro atividades principais:

  • Suprimentos;
  • Produção;
  • Reversa;
  • Distribuição.

Lembre-se: cada um desses processos afeta de forma direta a performance das suas vendas online. Diante disso, ter um bom controle de estoque, calcular fretes de modo correto e planejar vendas são fundamentais para proporcionar uma boa experiência de compra.

Logística de Suprimentos 

Este é um dos processos mais importantes dentro de uma organização. Afinal, é responsável por gerenciar a matéria-prima necessária para confeccionar um produto e garantir que a quantidade esteja alinhada com a demanda. Além de outras funções, como: abastecimento, embalamento, gestão de fornecedores e redução de custos.

Inserida nela, também podemos incluir estocagem e transporte da matéria-prima. Ou seja, a logística de suprimentos tem como centralidade garantir que o fluxo dos materiais esteja alinhado com a demanda estabelecida.

Logística de Produção

Esse tipo de logística, a logística de produção é parte do processo industrial, nesta etapa é feita a conversão da matéria-prima no produto final. Isso significa que esse processo inclui a coordenação das etapas de montagem e fabricação, onde é feito todo o controle de fluxo dos materiais (na fábrica e na empresa), realizando a armazenagem intermediária, abastecendo os postos de trabalho e emitindo a expedição do produto final.

Na logística de produção  também se há a responsabilidade de prever a demanda externa. Levando em consideração as condições apresentadas pelo mercado para criar um planejamento de produção a curto, médio e longo prazo, a fim de evitar desperdícios e prejuízos.


Não deixe de ler: 5 Vantagens da Logística Terceirizada para Ecommerce

Logística Reversa

A logística reversa busca recuperar suprimentos e materiais em processos de montagem e produção. Esse processo reintegra uma mercadoria ao estoque e remove excessos.
Por outro lado, seu principal objetivo é tornar uma empresa sustentável ao reutilizar materiais usados e fazer com que eles possam voltar ao estoque em boas condições. Podemos incluir na logística reversa inúmeras atividades, como:

  • Impedir que um material cause danos à natureza;
  • Seja inutilizado de modo inadequado;
  • Gerar maior economia com a reciclagem de matéria-prima.

Ou seja, a logística reversa pode ser utilizada no planejamento de estratégias de reaproveitamento de materiais usados.

Logística reversa: Pós-venda

A logística de pós-vendas está diretamente ligada a produtos que não foram ao encontro das expectativas dos consumidores. Esse processo pode ser dividido em duas subcategorias:

E-commerce: trata de quando a mercadoria não atende às expectativas do cliente e seu uso perde o sentido. Nesse sentido, a logística reversa do pós-venda assume o papel de recolher o produto para o reaproveitamento de seu material;

Varejo: quando os consumidores cancelam a aquisição e o produto é retornado a empresa.

O conhecimento dos tipos de logísticas apresentados é fundamental para não orientar seu negócio a um caminho de sucesso. Agora queremos apresentar como um sistema de gestão pode ser a solução para sua empresa.


Vantagens de ter um Sistema de Gestão Logística

Os sistemas de gestão auxiliam nos processos de gerenciamento do negócios. Fluxo de caixa, estoque, emissão de notas fiscais, controle logístico entre outros processos. A partir do momento em que o produto é cadastrado no estoque, qualquer movimentação dada a ele passa a ser acompanhada pelo sistema, facilitando muito o trabalho gerencial da empresa.
Entretanto, o grande diferencial é trabalhar com um sistema de gestão que dispõe de integrações com marketplaces, com o fim de alavancar as vendas do seu negócio e garantir boa reputação da sua loja. Nesse caso, o produto passa a ter maior visibilidade e o processo de venda se torna simples, integrado ao sistema que já organiza a sua loja e aos marketplaces, que são os grandes shoppings virtuais.

É tão importante quanto que esse sistema de gestão seja online e flexível, de modo que permita acessar as informações, independentemente de horário, dispositivo e lugar.

Redução de custos

A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.

Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.


Leia mais: Qual sua ferramenta de gerenciamento logístico hoje?

Controle simplificado dos processos

Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas, e até ajudar na identificação de soluções.

Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas. 

Utilização de equipamentos específicos

Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.

Aumento na qualidade do serviço

Com logística terceirizada, ou seja, um sistema de gestão logística, é possível focar na sua atividade-final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade. 

Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

Pier 8: Logística Terceirizada para E-commerce

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Leia mais: Porque terceirizar é o passo ideal para épocas como Black Friday e Natal


Essas são somente algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert