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14
07
2020

Conheça os 5 pilares de um negócio milionário

logística
e-commerce
e-commerce brasileiro

Todo mundo que montou um negócio milionário passou por desafios, não tenha dúvida disso. Mais do que tirá-lo do papel, fazê-lo crescer, torná-lo relevante e lucrativo, é exigido um grande esforço. Entretanto, existe um aspecto que todos os negócios milionários têm em comum: todos seguem um mesmo modelo de gestão


Ou seja, se você tem uma empresa, conhecer este modelo é o primeiro passo para conseguir atingir esse patamar. 


Para se construir um negócio milionário, não basta ter somente o capital de investimento. Embora ele seja crucial, é necessário ter competência para saber onde e quando investir.


Acompanhe este artigo e conheça os 5 principais aspectos para a construção de um negócio milionário


Importante: todos esses aspectos foram pensados com base no estudo de grandes marcas, como Apple, Google e Amazon. 

5 Pilares de um Negócio Milionário

Conheça os 5 pilares de um negócio milionário

1 – Gestão dos processos da empresa

A única forma de uma empresa funcionar de maneira correta é se todos os setores estiverem alinhados. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que cada funcionário tenha conhecimento exato do que se espera dele.


Dessa forma, você deve detalhar com minuciosidade todos os processos, projetos e tarefas do seu negócio. 


Este fator se associa bastante àquele ditado clássico: “Se você quer algo bem feito, faça você mesmo”. E é perfeito para esta situação. Ele serve para pessoas que não têm capacidade de delegar tarefas.


O importante aqui é reconhecer que não basta apenas delegar tarefas de forma hostil. Ao agir dessa maneira, você ignora o fato de que a pessoa que vai exercer a tarefa não vive na sua cabeça e pode não saber exatamente como você esperava que a tarefa fosse feita. 

Entretanto, se esta pessoa não for bem direcionada, as chances da tarefa não sair da forma esperada são maiores. Repasse todas as informações do você espera com consistência e tranquilidade, assim, as chances de algo não sair como o esperado são muito baixas. 

2 – Gestão das pessoas

A seleção de pessoas para a formação de uma equipe eficiente é um dos processos mais importantes de um negócio milionário. Este ponto é crucial para entender a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.


Entretanto, de nada adianta ter funcionários com excelentes currículos se, no final das contas, eles não estão sincronizados com as diretrizes e valores que você impulsiona na empresa. São diversas áreas e funções diferentes, com pessoas com experiências e conhecimentos distintos, porém, todas elas devem estar na mesma página, trabalhando para fazer com que a sua empresa seja o melhor onde está atuando.


Mas afinal, como fazer isso?


O primeiro passo é criar um código de conduta. Ou seja, um conjunto de normas de convivência que todos os funcionários devem seguir para evitar falhas de comunicação. Além disso, é uma excelente maneira de estabelecer uma boa convivência entre sua equipe.


Por outro lado, é seu trabalho manter a equipe motivada. Caso haja uma situação em que alguém que trabalha com você perde a motivação ou para de acreditar no próprio trabalho, é o seu dever motivá-lo. Afinal, esta situação pode acabar “contaminando” os demais. 


Dessa forma, aos poucos, vão começar a fazer as ações somente para entregar. E o seu negócio será mais um desses locais de trabalho onde os empregados já chegam com vontade de ir embora. Isso não é nada produtivo, não é mesmo?


Para superar este possível problema, que tal ouvir o que seus funcionários têm a dizer e sempre dar o melhor direcionamento? 


Aponte a diferença que eles fazem, apresente os resultados, estimule a busca por mais, por desenvolvimento profissional interno.  Pessoas precisam ser estimuladas, e você também precisa. Do contrário, perdem o brilho no olhar e o prazer em trabalhar. 

3 – Experiência do Cliente

Conheça os 5 pilares de um negócio milionário

Qualquer empresa, independentemente do setor, vende um produto. Antes que você conteste esta informação. Percebe que um produto não precisa ser um objeto, algo físico?  Pode ser um serviço ou uma experiência, por exemplo.


Todo negócio milionário precisa estar focado no produto que comercializa. Afinal, é ele que traz dinheiro para a empresa. Ou seja, é o carro-chefe do negócio.


Porém, caprichar somente no produto não basta, ou seja, o que fazer para conseguir uma margem bruta elevada? 


Simples. Se diferencie dos seus concorrentes.


Porém, as questões em torno dessas diferenciações devem fazer sentido para o seu consumidor. A partir dessas questões, você consegue agregar valor à sua marca e ao produto que está sendo entregue.


É necessário focar em tudo que está em seu entorno. Ou seja: na experiência do cliente.

Pensando na era digital, um e-commerce de acessórios de beleza, por exemplo, que tem um site com layout confuso, produtos sem descrição, não amigável para mobile, entre outros pontos, decepcionam o cliente. Por mais que os produtos sejam incríveis, a experiência do cliente não foi boa em outros aspectos.  


São dificuldades que desestimulam o cliente a comprar de novo na empresa.

No entanto, a experiência envolvida no processo de compra deve ser tão valorizada quanto o produto em si. Afinal, não adianta ter o melhor produto se você falha nos outros quesitos.

4 – Finanças

Qualquer negócio bem sucedido possui o grande pilar de sustentação na parte financeira. Se você não tiver as finanças da sua empresa controladas, já posso expor que você terá problemas. 


Ou seja, é importante que você acompanhe de perto todas as contas que chegam para seu negócio.


Importante: isso não está associado somente a contas tradicionais, como luz e aluguel. Outros custos, como fluxo de caixa, são tão importantes quanto. Afinal, sem fluxo de caixa, uma empresa não tem capacidade de pagar gastos inesperados.


Preste atenção também nas falhas financeiras escondidas, como comprar produtos e estar gastando mais do que recebendo. Sabe aquele momento do final do mês que a conta não fecha? Pois é…


Portanto, ter atenção às despesas da sua empresa é crucial para garantir seu crescimento constante. Além disso, observe também sua margem. Esse é, talvez, o elemento que menos depende de você. Todo negócio lucrativo tem que ter boas margens de lucro bruto.


Ou seja, o quanto você ganha em cada venda, descontando o custo que teve com aquele produto. Nesse caso, ainda não são retiradas as despesas fixas e impostos. Desse valor, é retirado um percentual em relação ao preço de venda, que será o de margem de lucro. Isso significa que é importante você ter produtos que tenham uma margem de lucro bruto elevada para conseguir sustentar o crescimento de sua empresa

5 – Evolução constante

Conheça os 5 pilares de um negócio milionário

O problema que muitas empresas encontram é a estagnação. E ela ocorre, em grande parte das vezes, quando seus empreendedores acham que já sabem de tudo que precisam para impulsionar seus negócios.


Mas não é exatamente assim que funciona. O mundo moderno está em constante transformação. Ou seja, está sempre em evolução. Diante disso, ficar acomodado é um luxo que os empreendedores não podem ter.

Buscar por novos conhecimentos, novidades no mercado, é o que os empreendedores de negócios milionários fazem. A busca incessante por conhecimento é o que faz os grandes empreendedores atingirem o sucesso que todos desejam, porém que somente eles conseguem. E mesmo quando atingem esse sucesso, eles não param.


Estar sempre envolvido nas atualizações, ao que acontece de relevante no mercado, acompanhando os concorrentes e o que eles estão fazendo, sempre buscando ajustar a sua empresa com as novidades que surgem. São detalhes importantes para montar um negócio de sucesso


Se falamos em negócio milionário, queremos uma boa margem de lucro no final, porém que seja grande o suficiente para prover os recursos que são importantes para atingir os objetivos.


No entanto, é importante que o negócio esteja sempre em escala, com capacidade de fazer mais entregas sempre com o passar do tempo. Tem que ter escala na quantidade de pessoas que você tem para atingir e na sua capacidade de atender essas pessoas. Não basta ter um mercado enorme se você não consegue atingir e atender todos com a mesma qualidade.


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