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Conheça a solução de entrega para sua loja virtual!

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Se tratando de entrega de loja virtual, há alguns elementos que sempre estarão presentes e precisam de atenção, como: 

  • Atualização do status de entrega
  • Integração sistêmica entre transportadora e loja virtual
  • Emissão de documentos fiscais (ex. CT-e/NFS-e)
  • Restrições físicas de volume e peso
  • Abrangência

Em um mercado tão competitivo quanto o do comércio eletrônico, a excelência no serviço de entrega é capaz de ampliar a vantagem frente aos concorrentes e impulsionar muitas vendas. Definir bem os modos de envio de mercadorias, ou seja, as tão esperadas entregas, é uma estratégia que precisa ser bem planejada em sua loja virtual. Isso porque ela pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio. 

Quando bem esta ação é bem executada, pode gerar melhores experiências de compra, fidelizar clientes e criar uma imagem positiva, que é tudo o que um e-commerce almeja. 

Porém, caso contrário, a entrega pode atrasar, a embalagem ser violada e o produto chegar danificado, causando uma má experiência ao cliente,como consequência ele não compra mais na sua loja virtual e, para piorar, ainda espalha a notícia nas redes sociais, fazendo com que você perca mais clientes e manche o nome do seu negócio. 

Não tire isso da cabeça: entregas de loja virtual está entre as etapas decisivas para a eficiência de um negócio. Em um mercado tão competitivo quanto o do comércio eletrônico, a excelência no serviço de entrega é capaz de ampliar a vantagem frente aos concorrentes e impulsionar muitas vendas.

Nesse sentido, definir bem os modos de envio de mercadorias, ou seja, as tão esperadas entregas, é uma estratégia que precisa ser bem planejada em sua loja virtual. Isso porque ela pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio.

Qual a solução de entrega para loja virtual?

Diante de tudo que foi falado acima, planejar bem a entrega de sua loja virtual, a partir de uma gestão de entregas, pode gerar melhores experiências de compra, fidelizar clientes e criar uma imagem positiva, que é tudo o que um e-commerce almeja. 

Porém, caso contrário, a entrega pode atrasar, a embalagem ser violada e o produto chegar danificado, causando uma má experiência ao cliente,como consequência ele não compra mais em seu e-commerce e, para piorar, ainda espalha a notícia nas redes sociais, fazendo com que você perca mais clientes e manche o nome do seu negócio. 

Fulfillment para entrega de loja virtual

Para falar das vantagens da gestão de entregas no e-commerce, precisamos trazer o fulfillment na conversa. Afinal, tem importância na gestão do e-commerce pois envolve todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Dessa forma, entendendo que a gestão de entregas no e-commerce deve funcionar perfeitamente, afinal, comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra. 

Nesse sentido, o fulfillment é um elo fundamental para a cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Afinal ninguém gosta de atrasos, erros e outros contratempos, não é mesmo? Entenda mais! 

Segmentação dos SKU´s

Os SKU’s (referências/código dos produtos), geralmente podem causar uma grande confusão no e-commerce. Um dos modos de reduzir os custos com seu fulfillment é segmentar os SKU’s por marca durante a armazenagem. Dessa forma, além de facilitar a procura do produto durante a montagem do pedido, você também terá um controle maior do seu estoque e diminuirá a probabilidade de ter falta de estoque.

Definição dos KPI´s

A definição dos KPI’s (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) é essencial para uma boa gestão de e-commerce. Nesse sentido, estabeleça métricas para mensurar a performance diária, como por exemplo o número de pedidos e a quantidade enviada. Este feito irá permitir o controle integral da produção geral e individual.

Sabe-se que existem também outros tipos de KPI´s que não estão necessariamente relacionados à performance dos profissionais. Exemplos podem ser: quantidade de insucessos (ou seja, retorno de pedidos enviados após esgotamento das tentativas de entrega) e métricas de logística reversa.

Tecnologia 

Outro ponto bastante conhecido é que a tecnologia é importante em um e-commerce, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos.

Terceirização de mão de obra

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística de sua loja virtual pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento do e-commerce, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. A terceirização de mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

Experiência única

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. A experiência de compra precisa ser impecável em todas as etapas, desde a escolha do produto, checkout e recebimento do produto. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment para gestão de e-commerce. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas Fulfillment para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 

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