Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
08
06
2021

Comprou, chegou: veja como melhorar suas entregas!

Tag
entrega
entrega rapida

Com todas as transformações aceleradas pela pandemia, como a digitalização das empresas, além dos desafios logísticos do período, as entregas no e-commerce são outro ponto de atenção. Esta etapa está entre as mais decisivas para a eficiência de um negócio. Em um mercado tão competitivo quanto o do comércio eletrônico, a excelência no serviço de entrega é capaz de ampliar a vantagem frente aos concorrentes e impulsionar muitas vendas.

Por isso, definir bem os modos de envio de mercadorias, ou seja, as tão esperadas entregas, é uma estratégia que precisa ser bem planejada com propósito no seu e-commerce, afinal, ela pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio.

Quando bem executada, pode gerar melhores experiências de compra. Hoje, a gestão de entregas é o melhor caminho para cumprir esta etapa com sucesso, fidelizar clientes e criar uma imagem positiva, que é tudo o que um negócio almeja. 

Porém, caso contrário, a entrega pode atrasar, a embalagem ser violada e o produto chegar danificado, causando uma má experiência ao cliente, como consequência ele não compra mais em seu e-commerce e, para piorar, ainda espalha a notícia nas redes sociais, fazendo com que você perca mais clientes e manche o nome do seu negócio. 

Como melhorar suas entregas?

Além dos desafios que a pandemia trouxe para a logística brasileira, bem antes da Covid-19, uma das grandes críticas (entre muitas) eram (e são) as infraestruturas para logística no Brasil. 

Levando em conta que manter a competitividade no comércio eletrônico não é tarefa fácil, fica ainda mais complicado com empecilhos estruturais.  A circulação de rodovias nacionais é ocupada com 70% do transporte de cargas, no entanto, as más condições de eixos viários, os constantes riscos de assaltos, os altos tributos e a burocracia são alguns fatores que argumentam alto e complexo do mundo. 

Fatores externos, como os poucos investimentos na infraestrutura de transporte, são responsáveis pelo alto custo na entrega de mercadorias nacionais. 

Para driblar tais obstáculos, gestores acabam tendo que diluir a margem de lucro em despesas de transporte logístico que podem ultrapassar 30% das receitas de vendas.

No entanto, a boa é que grande parte das dificuldades que esses gestores passam conseguem ser superadas com uma boa gestão de fretes e transporte

Para superar tais obstáculos de infraestrutura rodoviária, é preciso se adequar às soluções de inteligência artificial na logística.

Na Era da Tecnologia, Indústria 4.0 e Internet das Coisas, não há mais espaço para as empresas do comércio eletrônico e físico perderem produtividade ao realizar a consulta de fretes de forma manual. O processo manual, além de ser penoso, pouco produtivo e muito suscetível a erros de avaliação, tende a desviar a atenção da equipe, tornando as tomadas de decisão propícias a falhas. 

O uso de um software que mostre onde está a mercadoria em tempo real (tanto aos clientes quanto a equipe de transporte) é capaz de evitar mal-entendidos, acúmulo de reclamações e suporte. 

Da mesma maneira, outro desgaste para saúde financeira de um negócio é não conseguir confrontar os documentos fiscais pelas transportadoras com os valores reais que deveriam ser cobrados. Além disso, há o fator das indenizações dos Correios, que deixam de ser recebidas pela ausência de controle das mercadorias despachadas. Portanto, automatizar operações logísticas com tecnologia em gestão de fretes é ideal para redução de danos (emocionais na equipe) e de custos. 

Sistema TMS para entregas rápidas!

O sistema de TMS é centralmente útil às transportadoras. A principal função do TMS é auxiliar no controle de informações relacionadas a fretes, entregas, eficiência dos profissionais de transporte (motoristas) e veículos, roteiros de viagens, rastreamento em tempo real das mercadorias (mais segurança logística) e até a emissão de documentos fiscais de cargas.

O TMS é responsável por otimizar a qualidade e produtividade em todo o processo de transporte, possibilitando assim uma maior integração e controle de toda operação, fornecendo um panorama completo dos custos relacionados à operação. Outra vantagem é que facilita o desempenho de algumas funções burocráticas como a emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Benefícios de aplicar a gestão de entregas

O fulfillment entra nesta conversa. Afinal, tem importância na gestão de e-commerce pois envolve todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Dessa forma, entendendo que a gestão de entregas deve funcionar perfeitamente, afinal, comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra. 

Nesse sentido, o fulfillment é um elo fundamental para a cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Afinal ninguém gosta de atrasos, erros e outros contratempos, certo? 

Segmentação dos SKU´s

Os SKU’s (referências/código dos produtos), geralmente podem causar uma grande confusão no e-commerce. Um dos modos de reduzir os custos com seu fulfillment é segmentar os SKU’s por marca durante a armazenagem. Dessa forma, além de facilitar a procura do produto durante a montagem do pedido, você também terá um controle maior do seu estoque e diminuirá a probabilidade de ter falta de estoque.

Definição dos KPI´s

A definição dos KPI’s (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) é essencial para uma boa gestão de e-commerce. Nesse sentido, estabeleça métricas para mensurar a performance diária, como por exemplo o número de pedidos e a quantidade enviada. Este feito irá permitir o controle integral da produção geral e individual.

Sabe-se que existem também outros tipos de KPI´s que não estão necessariamente relacionados à performance dos profissionais. Exemplos podem ser: quantidade de insucessos (ou seja, retorno de pedidos enviados após esgotamento das tentativas de entrega) e métricas de logística reversa.

Tecnologia 

Outro ponto bastante conhecido é que a tecnologia é importante em um e-commerce, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos.

Mão de obra especializada

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele vá comprar novamente e é nesse momento que a terceirizar a logística pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento do e-commerce, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. A terceirização de mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

Experiência única

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. A experiência de compra precisa ser impecável em todas as etapas, desde a escolha do produto, checkout e recebimento do produto. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment para gestão de entregas. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar a gestão de seu negócio.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante com soluções logísticas! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tag
entrega
entrega rapida

Comprou, chegou: veja como melhorar suas entregas!

Com todas as transformações aceleradas pela pandemia, como a digitalização das empresas, além dos desafios logísticos do período, as entregas no e-commerce são outro ponto de atenção. Esta etapa está entre as mais decisivas para a eficiência de um negócio. Em um mercado tão competitivo quanto o do comércio eletrônico, a excelência no serviço de entrega é capaz de ampliar a vantagem frente aos concorrentes e impulsionar muitas vendas.

Por isso, definir bem os modos de envio de mercadorias, ou seja, as tão esperadas entregas, é uma estratégia que precisa ser bem planejada com propósito no seu e-commerce, afinal, ela pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio.

Quando bem executada, pode gerar melhores experiências de compra. Hoje, a gestão de entregas é o melhor caminho para cumprir esta etapa com sucesso, fidelizar clientes e criar uma imagem positiva, que é tudo o que um negócio almeja. 

Porém, caso contrário, a entrega pode atrasar, a embalagem ser violada e o produto chegar danificado, causando uma má experiência ao cliente, como consequência ele não compra mais em seu e-commerce e, para piorar, ainda espalha a notícia nas redes sociais, fazendo com que você perca mais clientes e manche o nome do seu negócio. 

Como melhorar suas entregas?

Além dos desafios que a pandemia trouxe para a logística brasileira, bem antes da Covid-19, uma das grandes críticas (entre muitas) eram (e são) as infraestruturas para logística no Brasil. 

Levando em conta que manter a competitividade no comércio eletrônico não é tarefa fácil, fica ainda mais complicado com empecilhos estruturais.  A circulação de rodovias nacionais é ocupada com 70% do transporte de cargas, no entanto, as más condições de eixos viários, os constantes riscos de assaltos, os altos tributos e a burocracia são alguns fatores que argumentam alto e complexo do mundo. 

Fatores externos, como os poucos investimentos na infraestrutura de transporte, são responsáveis pelo alto custo na entrega de mercadorias nacionais. 

Para driblar tais obstáculos, gestores acabam tendo que diluir a margem de lucro em despesas de transporte logístico que podem ultrapassar 30% das receitas de vendas.

No entanto, a boa é que grande parte das dificuldades que esses gestores passam conseguem ser superadas com uma boa gestão de fretes e transporte

Para superar tais obstáculos de infraestrutura rodoviária, é preciso se adequar às soluções de inteligência artificial na logística.

Na Era da Tecnologia, Indústria 4.0 e Internet das Coisas, não há mais espaço para as empresas do comércio eletrônico e físico perderem produtividade ao realizar a consulta de fretes de forma manual. O processo manual, além de ser penoso, pouco produtivo e muito suscetível a erros de avaliação, tende a desviar a atenção da equipe, tornando as tomadas de decisão propícias a falhas. 

O uso de um software que mostre onde está a mercadoria em tempo real (tanto aos clientes quanto a equipe de transporte) é capaz de evitar mal-entendidos, acúmulo de reclamações e suporte. 

Da mesma maneira, outro desgaste para saúde financeira de um negócio é não conseguir confrontar os documentos fiscais pelas transportadoras com os valores reais que deveriam ser cobrados. Além disso, há o fator das indenizações dos Correios, que deixam de ser recebidas pela ausência de controle das mercadorias despachadas. Portanto, automatizar operações logísticas com tecnologia em gestão de fretes é ideal para redução de danos (emocionais na equipe) e de custos. 

Sistema TMS para entregas rápidas!

O sistema de TMS é centralmente útil às transportadoras. A principal função do TMS é auxiliar no controle de informações relacionadas a fretes, entregas, eficiência dos profissionais de transporte (motoristas) e veículos, roteiros de viagens, rastreamento em tempo real das mercadorias (mais segurança logística) e até a emissão de documentos fiscais de cargas.

O TMS é responsável por otimizar a qualidade e produtividade em todo o processo de transporte, possibilitando assim uma maior integração e controle de toda operação, fornecendo um panorama completo dos custos relacionados à operação. Outra vantagem é que facilita o desempenho de algumas funções burocráticas como a emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Benefícios de aplicar a gestão de entregas

O fulfillment entra nesta conversa. Afinal, tem importância na gestão de e-commerce pois envolve todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Dessa forma, entendendo que a gestão de entregas deve funcionar perfeitamente, afinal, comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra. 

Nesse sentido, o fulfillment é um elo fundamental para a cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Afinal ninguém gosta de atrasos, erros e outros contratempos, certo? 

Segmentação dos SKU´s

Os SKU’s (referências/código dos produtos), geralmente podem causar uma grande confusão no e-commerce. Um dos modos de reduzir os custos com seu fulfillment é segmentar os SKU’s por marca durante a armazenagem. Dessa forma, além de facilitar a procura do produto durante a montagem do pedido, você também terá um controle maior do seu estoque e diminuirá a probabilidade de ter falta de estoque.

Definição dos KPI´s

A definição dos KPI’s (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) é essencial para uma boa gestão de e-commerce. Nesse sentido, estabeleça métricas para mensurar a performance diária, como por exemplo o número de pedidos e a quantidade enviada. Este feito irá permitir o controle integral da produção geral e individual.

Sabe-se que existem também outros tipos de KPI´s que não estão necessariamente relacionados à performance dos profissionais. Exemplos podem ser: quantidade de insucessos (ou seja, retorno de pedidos enviados após esgotamento das tentativas de entrega) e métricas de logística reversa.

Tecnologia 

Outro ponto bastante conhecido é que a tecnologia é importante em um e-commerce, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos.

Mão de obra especializada

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele vá comprar novamente e é nesse momento que a terceirizar a logística pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento do e-commerce, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. A terceirização de mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

Experiência única

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. A experiência de compra precisa ser impecável em todas as etapas, desde a escolha do produto, checkout e recebimento do produto. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment para gestão de entregas. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar a gestão de seu negócio.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante com soluções logísticas! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 



Preencha seus dados e acesse o e-book.

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?