Estudos indicam que comprar online e retirar na loja tem sido uma opção cada vez mais utilizada pelos consumidores. Percebendo este novo comportamento, os varejistas começaram a implementar o serviço nas lojas online.
O click and collect já é uma realidade para muitos setores, como supermercadista, farmacêutico, petshop, casa e decoração e varejo de moda. A tendência pode ter começado a partir dos aplicativos de entrega, mas fato é: a nova tendência é que mais e mais e-commerces passem a oferecer essa opção aos clientes.
Segundo pesquisas, comprar online e retirar na loja é considerado o aspecto mais valioso da experiência de compra para quatro em cada dez consumidores.
Mas afinal, o que está por trás dessa tendência?
A mesma pesquisa aponta pelo menos três motivos: economia com o frete, satisfação e segurança em retirar os itens comprados pessoalmente, além de outro aspecto, urgência em ter acesso ao produto. Acompanhe a leitura!
Especialistas em e-commerce informam que essa modalidade tem sido uma aceleradora essencial das transações de e-commerces nos últimos dois anos. Isso porque, ela preenche uma necessidade bastante exigida pelos consumidores modernos: a do atendimento flexível.
Comprar e retirar na loja se coloca como a evolução natural do e-commerce para os consumidores que gostam da comodidade de comprar online, entretanto, que desejam gratificação imediata (receber o produto em poucas horas ou em alguns dias).
Foi convencido que esta é uma boa opção?
Antes de qualquer coisa, comece por testes. Um bom exemplo é uma grande empresa varejista dos Estados Unidos que concedeu um desconto de US$ 10 para compras futuras que fossem realizadas com retirada na loja. Esta é uma excelente maneira para você verificar se realmente vale a pena implementar esta opção.
Uma grande vantagem é que, além de estar atendendo à uma demanda do consumidor, implantar o serviço de comprar online e retirar na loja é capaz de resolver problemas com entrega, troca e devolução de mercadorias — que estão entre as grandes reclamações nos fóruns pela internet.
Os Correios disponibilizam para e-commerces o Clique e Retire, onde o cliente escolhe uma agência para pegar a encomenda. Entretanto, outra forma de resolver a questão de entrega em seu e-commerce é a terceirização de logística.
A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.
É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).
Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.
Por outro lado, do ponto de vista do seu negócio, é preciso ter em mente que a gestão das áreas tende a ficar descentralizada, fazendo com que o trabalho do gestor passe a ser somente o de acompanhar os resultados dos serviços prestados pelas terceirizadas e facilitar seu trabalho.
O que quer dizer que, a terceirização logística possui, em grande parte dos casos, redução dos custos e uma diminuição do investimento de capital, afinal, o seu futuro operador já investiu em equipamentos de transportes, armazéns, estruturas de estocagem, sistemas de processamento de pedidos, equipe administrativa e tecnologia logística.
Preencha o formulário, a Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio! Estamos ansiosos por sua parceria!