Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Como user experience transforma seu e-commerce numa máquina de vendas

22.7.2019 11:56

As lojas virtuais são conveniente por natureza; pelo menos é o que gostamos de acreditar. Os clientes estão interessados em fazer compras sem estresse, seja para encher o carrinho ou finalizar o negócio. Mas será que você está prestando atenção ao seu user experience e como ele pode afetar seu comércio eletrônico? Continue lendo para descobrir.

O que é user experience?

user experience

Os clientes gostam que seu serviço seja invisível e eficiente. Eles não gostam de se esforçar em coisas que devem ser suaves e sem atrito por natureza. Afinal, ninguém quer pensar no que acontece por trás disso, muito menos ter que lidar com consequências de algo mal projetado.

E aí que o user experience entra em cena. A experiência do usuário é responsável pela experiência de cada usuário durante a interação com o produto, integrando todos os aspectos visuais e funcionais do seu e-commerce.

Por que você deve se importar com user experience?

Melhorar a experiência do usuário pode transformar seu e-commerce em um negócio de sucesso. Mais do que melhorar sua taxa de conversão e aumentar o número de vendas, o user experience te ajuda a:

  • Reduzir os custos com atendimento ao cliente
  • Reduzir os custos de aquisição de clientes
  • Aumentar o número de referências e recomendações boca a boca
  • Satisfazer o cliente e incentivá-lo a repetir compras

5 dicas para vender mais usando user experience

Os compradores que visitam uma loja física podem tocar e sentir os itens que estão à venda, mas os compradores on-line não conseguem. Se o seu comércio eletrônico não diminuir essa lacuna fornecendo um design agradável para o user experience, você não conseguirá competir de maneira eficaz com seus clientes on-line ou com varejistas tradicionais.

Por isso, quando se trata de melhorar a user experience para vender mais é absolutamente essencial que seu e-commerce seja 100% centrado no cliente.

Você precisa se concentrar em alguns elementos chave para criar uma experiência de usuário satisfatória, que manterá as pessoas voltando à sua loja on-line. Continue lendo para saber quais são os segredos para ser bem-sucedido.

  • A primeira impressão é a que fica

Sem um website atrativo e funcional, os usuários podem simplesmente abrir outra guia e comprar com um de seus concorrentes. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de causar uma boa impressão em seus visitantes sempre que eles acessem sua loja on-line.

Como fazer isso? Dedique-se a criar uma ótima página principal, que forneça uma proposta de valor e mostre logo de cara o seu diferencial.

Quando sua página inicial estiver pronta, você deverá trabalhar nas páginas do produto. É preciso garantir que as outras páginas do seu site atendam aos mesmos altos padrões que você definiu para a página inicial.

  • Use depoimentos para demonstrar sua credibilidade

Com todo mundo conectado, já não é suficiente informar aos usuários que sua loja de comércio eletrônico é a melhor. É preciso que outras pessoas compartilhem sua opinião, que mostrem os prós e contras do seu produto ou serviço.

Peça feedback para clientes reais e permita que as pessoas avaliem os produtos diretamente nas páginas correspondentes. Outra boa ideia é compartilhar links para os websites de avaliações em que sua empresa está listada.

Isso ajudará a melhorar o user experience e a confiança que as pessoas têm na sua loja.

  • Invista nas coleções e nas listas de desejo

Você pode orientar as pessoas através da mercadoria que você vende, apresentando-a em coleções. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas pode criar uma coleção das camisetas masculinas mais vendidas ou uma para os sapatos femininos em alta.

Outra alternativa para melhorar o user experience é criar coleções com base nas compras anteriores dos clientes, incluindo itens complementares como uma gravata ou um blazer.

Embora o uso de coleções seja uma maneira inteligente de apresentar seus produtos e recomendar outras mercadorias aos usuários, é vital que você forneça as ferramentas necessárias para navegar entre os itens sugeridos.

Você precisa fornecer ferramentas de filtragem e seleção para que os consumidores possam comparar itens e escolher o que desejam comprar com facilidade. Também é interessante habilitar as wishlists (listas de desejo, em português), onde os usuários podem reunir os produtos queridinhos para comprar em outro momento.

  • Ofereça ajuda ao alcance de um clique
user experience

Mesmo o comprador on-line mais experiente pode ter uma dúvida ou precisar de ajuda para concluir uma compra. Você precisa disponibilizar ajuda em todos os pontos de contato com o cliente, mas sem ser intrusivo ou chato.

Informe seu número de telefone e endereço de e-mail em um local visível em cada uma das páginas do seu website. Você também pode querer incluir um chat para que as pessoas possam obter assistência imediata on-line. Nesse caso, vale a pena esclarecer o horário de atendimento para não gerar frustrações.

  • Tenha uma estratégia de logística impecável

Se você precisar de ajuda para criar uma user experience fantástica para sua loja on-line, a Pier8 pode te dar uma mãozinha. Nós trabalhamos com grandes e pequenos varejistas on-line para oferecer soluções de logísticas adequadas às necessidades do seu negócio. Saiba mais sobre alguns dos nossos serviços aqui.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert