As lojas virtuais são conveniente por natureza; pelo menos é o que gostamos de acreditar. Os clientes estão interessados em fazer compras sem estresse, seja para encher o carrinho ou finalizar o negócio. Mas será que você está prestando atenção ao seu user experience e como ele pode afetar seu comércio eletrônico? Continue lendo para descobrir.
Os clientes gostam que seu serviço seja invisível e eficiente. Eles não gostam de se esforçar em coisas que devem ser suaves e sem atrito por natureza. Afinal, ninguém quer pensar no que acontece por trás disso, muito menos ter que lidar com consequências de algo mal projetado.
E aí que o user experience entra em cena. A experiência do usuário é responsável pela experiência de cada usuário durante a interação com o produto, integrando todos os aspectos visuais e funcionais do seu e-commerce.
Melhorar a experiência do usuário pode transformar seu e-commerce em um negócio de sucesso. Mais do que melhorar sua taxa de conversão e aumentar o número de vendas, o user experience te ajuda a:
Os compradores que visitam uma loja física podem tocar e sentir os itens que estão à venda, mas os compradores on-line não conseguem. Se o seu comércio eletrônico não diminuir essa lacuna fornecendo um design agradável para o user experience, você não conseguirá competir de maneira eficaz com seus clientes on-line ou com varejistas tradicionais.
Por isso, quando se trata de melhorar a user experience para vender mais é absolutamente essencial que seu e-commerce seja 100% centrado no cliente.
Você precisa se concentrar em alguns elementos chave para criar uma experiência de usuário satisfatória, que manterá as pessoas voltando à sua loja on-line. Continue lendo para saber quais são os segredos para ser bem-sucedido.
Sem um website atrativo e funcional, os usuários podem simplesmente abrir outra guia e comprar com um de seus concorrentes. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de causar uma boa impressão em seus visitantes sempre que eles acessem sua loja on-line.
Como fazer isso? Dedique-se a criar uma ótima página principal, que forneça uma proposta de valor e mostre logo de cara o seu diferencial.
Quando sua página inicial estiver pronta, você deverá trabalhar nas páginas do produto. É preciso garantir que as outras páginas do seu site atendam aos mesmos altos padrões que você definiu para a página inicial.
Com todo mundo conectado, já não é suficiente informar aos usuários que sua loja de comércio eletrônico é a melhor. É preciso que outras pessoas compartilhem sua opinião, que mostrem os prós e contras do seu produto ou serviço.
Peça feedback para clientes reais e permita que as pessoas avaliem os produtos diretamente nas páginas correspondentes. Outra boa ideia é compartilhar links para os websites de avaliações em que sua empresa está listada.
Isso ajudará a melhorar o user experience e a confiança que as pessoas têm na sua loja.
Você pode orientar as pessoas através da mercadoria que você vende, apresentando-a em coleções. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas pode criar uma coleção das camisetas masculinas mais vendidas ou uma para os sapatos femininos em alta.
Outra alternativa para melhorar o user experience é criar coleções com base nas compras anteriores dos clientes, incluindo itens complementares como uma gravata ou um blazer.
Embora o uso de coleções seja uma maneira inteligente de apresentar seus produtos e recomendar outras mercadorias aos usuários, é vital que você forneça as ferramentas necessárias para navegar entre os itens sugeridos.
Você precisa fornecer ferramentas de filtragem e seleção para que os consumidores possam comparar itens e escolher o que desejam comprar com facilidade. Também é interessante habilitar as wishlists (listas de desejo, em português), onde os usuários podem reunir os produtos queridinhos para comprar em outro momento.
Mesmo o comprador on-line mais experiente pode ter uma dúvida ou precisar de ajuda para concluir uma compra. Você precisa disponibilizar ajuda em todos os pontos de contato com o cliente, mas sem ser intrusivo ou chato.
Informe seu número de telefone e endereço de e-mail em um local visível em cada uma das páginas do seu website. Você também pode querer incluir um chat para que as pessoas possam obter assistência imediata on-line. Nesse caso, vale a pena esclarecer o horário de atendimento para não gerar frustrações.
Se você precisar de ajuda para criar uma user experience fantástica para sua loja on-line, a Pier8 pode te dar uma mãozinha. Nós trabalhamos com grandes e pequenos varejistas on-line para oferecer soluções de logísticas adequadas às necessidades do seu negócio. Saiba mais sobre alguns dos nossos serviços aqui.
As lojas virtuais são conveniente por natureza; pelo menos é o que gostamos de acreditar. Os clientes estão interessados em fazer compras sem estresse, seja para encher o carrinho ou finalizar o negócio. Mas será que você está prestando atenção ao seu user experience e como ele pode afetar seu comércio eletrônico? Continue lendo para descobrir.
Os clientes gostam que seu serviço seja invisível e eficiente. Eles não gostam de se esforçar em coisas que devem ser suaves e sem atrito por natureza. Afinal, ninguém quer pensar no que acontece por trás disso, muito menos ter que lidar com consequências de algo mal projetado.
E aí que o user experience entra em cena. A experiência do usuário é responsável pela experiência de cada usuário durante a interação com o produto, integrando todos os aspectos visuais e funcionais do seu e-commerce.
Melhorar a experiência do usuário pode transformar seu e-commerce em um negócio de sucesso. Mais do que melhorar sua taxa de conversão e aumentar o número de vendas, o user experience te ajuda a:
Os compradores que visitam uma loja física podem tocar e sentir os itens que estão à venda, mas os compradores on-line não conseguem. Se o seu comércio eletrônico não diminuir essa lacuna fornecendo um design agradável para o user experience, você não conseguirá competir de maneira eficaz com seus clientes on-line ou com varejistas tradicionais.
Por isso, quando se trata de melhorar a user experience para vender mais é absolutamente essencial que seu e-commerce seja 100% centrado no cliente.
Você precisa se concentrar em alguns elementos chave para criar uma experiência de usuário satisfatória, que manterá as pessoas voltando à sua loja on-line. Continue lendo para saber quais são os segredos para ser bem-sucedido.
Sem um website atrativo e funcional, os usuários podem simplesmente abrir outra guia e comprar com um de seus concorrentes. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de causar uma boa impressão em seus visitantes sempre que eles acessem sua loja on-line.
Como fazer isso? Dedique-se a criar uma ótima página principal, que forneça uma proposta de valor e mostre logo de cara o seu diferencial.
Quando sua página inicial estiver pronta, você deverá trabalhar nas páginas do produto. É preciso garantir que as outras páginas do seu site atendam aos mesmos altos padrões que você definiu para a página inicial.
Com todo mundo conectado, já não é suficiente informar aos usuários que sua loja de comércio eletrônico é a melhor. É preciso que outras pessoas compartilhem sua opinião, que mostrem os prós e contras do seu produto ou serviço.
Peça feedback para clientes reais e permita que as pessoas avaliem os produtos diretamente nas páginas correspondentes. Outra boa ideia é compartilhar links para os websites de avaliações em que sua empresa está listada.
Isso ajudará a melhorar o user experience e a confiança que as pessoas têm na sua loja.
Você pode orientar as pessoas através da mercadoria que você vende, apresentando-a em coleções. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas pode criar uma coleção das camisetas masculinas mais vendidas ou uma para os sapatos femininos em alta.
Outra alternativa para melhorar o user experience é criar coleções com base nas compras anteriores dos clientes, incluindo itens complementares como uma gravata ou um blazer.
Embora o uso de coleções seja uma maneira inteligente de apresentar seus produtos e recomendar outras mercadorias aos usuários, é vital que você forneça as ferramentas necessárias para navegar entre os itens sugeridos.
Você precisa fornecer ferramentas de filtragem e seleção para que os consumidores possam comparar itens e escolher o que desejam comprar com facilidade. Também é interessante habilitar as wishlists (listas de desejo, em português), onde os usuários podem reunir os produtos queridinhos para comprar em outro momento.
Mesmo o comprador on-line mais experiente pode ter uma dúvida ou precisar de ajuda para concluir uma compra. Você precisa disponibilizar ajuda em todos os pontos de contato com o cliente, mas sem ser intrusivo ou chato.
Informe seu número de telefone e endereço de e-mail em um local visível em cada uma das páginas do seu website. Você também pode querer incluir um chat para que as pessoas possam obter assistência imediata on-line. Nesse caso, vale a pena esclarecer o horário de atendimento para não gerar frustrações.
Se você precisar de ajuda para criar uma user experience fantástica para sua loja on-line, a Pier8 pode te dar uma mãozinha. Nós trabalhamos com grandes e pequenos varejistas on-line para oferecer soluções de logísticas adequadas às necessidades do seu negócio. Saiba mais sobre alguns dos nossos serviços aqui.