Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Como uma gestão logística impecável vai ajudar e muito seu e-commerce

22.7.2019 11:56

Acompanhar as inúmeras relações com fornecedores, acordos de frete e produtos, pode ser uma dor de cabeça sem a gestão de logística adequada. Para ter um e-commerce de sucesso, você precisa de uma ferramenta poderosa e acessível, que o ajude a impulsionar negócios e reduzir custos. Descubra como uma solução impecável pode melhorar seus resultados!

O que é gestão logística? 

gestão logística, e-commerce

 

A gestão logística é uma parte da gestão da cadeia de suprimentos, que inclui:

  • o planejamento, a implementação e o controle do fluxo de bens e serviços;
  • o armazenamento e a distribuição destes produtos para atender às necessidades dos clientes.

Conforme a demanda cresce, essa estrutura se torna mais complexa e a necessidade de um processo eficiente só aumenta. Para melhorar seus resultados e garantir o sucesso das operações do seu e-commerce, você deve investir em uma solução impecável. Afinal, nada pior do que ficar na mão quando você mais precisa, não é mesmo?

O que pode dar errado no seu e-commerce sem uma Gestão de Logística?

As complexidades da gestão logística são melhor ilustradas pelo número de áreas envolvidas no processo. Um problema em qualquer parte desse fluxo pode desencadear um efeito dominó negativo em toda a cadeia, resultando em perda de lucro e danos à reputação para o negócio. Abaixo estão alguns exemplos do que poderia dar errado:

  • Matérias-primas danificadas podem causar atrasos na produção, paradas de trabalho e escassez de produtos de qualidade.
  • Um caminhão quebrado, greves de serviço de suporte central ou uma remessa em quarentena também apresenta desafios.
  • Inventários perdidos ou extraviados retardam todo o processo de produção, desperdiçando tempo e dinheiro.
  • Desafios de capacidade devido a subprodução, superprodução ou mudanças de mercado impactam o fluxo e a movimentação em toda a cadeia.
  • Fenômenos incontroláveis, como clima, paralisações ou custos de combustível podem surgir com pouco aviso.

Benefícios de uma gestão logística impecável

O objetivo final da gestão de logística para e-commerce é um cliente feliz. No entanto, essa meta deve ser equilibrada com o objetivo de desenvolver estratégias de custo-efetivas que impactem positivamente o resultado e a reputação da sua empresa. Você pode perceber os benefícios do gerenciamento de logística monitorando de perto áreas de alto impacto no seu negócio, como estoque e transporte. Veja como uma gestão logística impecável vai ajudar — e muito! — o seu e-commerce:

  1. Satisfação dos clientes

Clientes satisfeitos são sempre bons para os negócios. Nesse sentido, o gerenciamento bem-sucedido da logística pode garantir tanto boa reputação quanto uma boa receita. Isto é particularmente verdade no e-commerce, já que essas empresas dependem altamente da eficiência de sua cadeia de suprimentos. Pense na Amazon, por exemplo. Para eles, a entrega rápida de produtos é parte importante do processo de vendas e ajuda a compor a proposta única de valor da empresa. Diante da necessidade de manter essa vantagem competitiva, a gestão logística entra em cena como um fator indispensável para um bom desempenho no mercado.

  1. Entregas mais rápidas e econômicas

Ao longo de sua jornada até o destino final, a entrega de um produto pode atrasar por uma série de motivos. Problemas com a transportadora, preço do combustível flutuando e várias outras questões. Para superar esses obstáculos, as estratégias de gestão de logística levam em conta a capacidade de carga do veículo, hábitos do motorista, depreciação da frota e rotas alternativas. Tudo isso mantendo um alto nível de atendimento ao cliente e explorando outras opções de transporte para aliviar as pressões de custo.

  1. Armazenamento inteligente

Um inventário equilibrado e rastreável pode minimizar os problemas de armazenamento, mantendo o fluxo de produção em dia e evitando o excesso de itens no seu estoque. A logística reversa, que também suporta iniciativas ambientais, pode impactar positivamente a organização ao minimizar a necessidade de espaço em depósitos. Ao alinhar demanda, produção e armazenamento, você corre menos risco de ficar com produtos encalhados no seu e-commerce.

Como saber se você precisa de gestão de logística?

gestão logística, e-commerce

Uma gestão de logística eficaz inclui os elementos necessários para suportar o fluxo otimizado de materiais e informações, geralmente apoiados por um software especializado ou ferramentas de automação. Se você precisa de ajuda com:

  • Qualificação de fornecedores, compra e gestão de matérias-prima;
  • Controle de estoque, incluindo a previsão de demanda, uso de equipamentos, procedimentos de separação, processamento de pedido;
  • Automação de transporte, incluindo a manutenção e o gerenciamento da frota (assim como os custos e restrições de tempo associados a veículos abatidos);
  • Informações em tempo real para manter a linha de produção dentro do cronograma e permitir ajustes rápidos quando necessário;

Seu e-commerce definitivamente precisa de uma gestão logística impecável. Entre os benefícios estão a redução de custos, melhor comunicação com os colabores e fornecedores, além de um fluxo de trabalho otimizado. Muito bacana, né? Aqui na Pier8, nós temos a tecnologia e a expertise que você precisa para alavancar seus negócios. Conheça as nossas soluções aqui.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert