Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
31
01
2020

Como ser um Líder Logístico

logística

Não tem como começar este conteúdo sem abordar que um Líder Logístico, no geral, está  enfrentando uma crise nunca vista. Isso porque, pesquisas apontam que quase 1/3 dos funcionários não confiam em sua Liderança atual. Mas para entender melhor essa situação, precisamos recuperar que os empregadores precisam atender às necessidades da geração do milênio. Isso indica que, em média, depois de se formar na faculdade, um empregado da geração milenar irá mudar de emprego no mínimo quatro vezes antes dos 32 anos.


Grande parte deles também não se sentem empoderados em seus empregos atuais. A consequência é que muitos líderes não estão conseguindo promover um senso de confiança e lealdade em seus funcionários. Mas calma. Felizmente, isso não é regra.


Neste artigo vamos destacar como ser um líder logístico. Vamos apresentar algumas qualidades essenciais de Liderança podem inspirar suas equipes a realizarem coisas incríveis. 

Leia também: Logística Integrada é interessante para meu negócio?

Como ser um Líder Logístico

Como ser um Líder Logístico

Entusiasmo Sincero

O entusiasmo verdadeiro por um negócio, seus produtos e sua missão não pode ser algo falso. Os novos consumidores são exigentes com as marcas que eles fecham acordos. No entanto, quando a Liderança é sinceramente entusiasta e apaixonada, isso é contagiante. 

Integridade

Seja dando o crédito adequado por realizações, reconhecendo erros ou colocando a segurança e a qualidade em prioridade, os grandes líderes demonstram integridade em todos os momentos, sem exceção. Eles fazem o que é certo, mesmo que isso não seja a melhor coisa para o projeto que está em processo ou até mesmo para o resultado final.

Grande habilidade de comunicação

Um líder logístico tem como função motivar, instruir e disciplinar as pessoas de quem são responsáveis. Eles não podem realizar nada disso se não forem comunicadores com habilidade. Não apenas isso, a má comunicação pode levar a resultados ruins. A liderança que não consegue desenvolver essas habilidades são vistos como fracos e mesquinhos. Além disso, é importante lembrar que ouvir é parte integrante da comunicação.

Lealdade

Os grandes líderes entendem que a verdadeira lealdade é recíproca. Diante disso, eles expressam essa lealdade de maneiras tangíveis que vão beneficiar os membros da sua equipe. A verdadeira lealdade é garantir que todos os membros da equipe tenham treinamento e recursos para realizar seu trabalho da melhor maneira. Estar disposto e disponível para os membros da equipe em momentos crise e conflito é muito importante. 

Um bom líder logístico deve ver a si mesmo como estando em uma posição de serviço aos membros de sua equipe.

Leia mais: Saiba qual tipo de logística é melhor para sua empresa

Por que ter um empresa logística como aliada do seu negócio

Como ser um Líder Logístico

Redução de custos

A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.


Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.

Controle simplificado dos processos

Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas,  e até ajudar na identificação de soluções.


Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas. 

Leia mais: Qual sua ferramenta de gerenciamento logístico hoje?

Utilização de equipamentos específicos

Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.

Aumento na qualidade do serviço

Com logística terceirizada, é possível focar na sua atividade-final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.

Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

Pier 8: Sua parceira logística! 

Como ser um Líder Logístico

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Carrinhos abandonados: Por que seu cliente desistiu de comprar

Ter uma empresa logística como sua aliada vai fazer toda a diferença para seu negócio. Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre como ser um líder logístico diferenciado.  


Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?