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13
07
2020

Como reduzir o custo de armazenagem para aumentar a margem de lucro

logística
logística para e-commerce

O custo de armazenagem está inserido na etapa logística de gestão de estoques e se refere às despesas associadas aos produtos que são mantidos na empresa antes de serem comprados pelos clientes.


Nesse sentido, garantir o equilíbrio entre oferta e demanda é, sem dúvidas, um dos maiores desafios das empresas inseridas no mercado, e é exatamente por isso que este artigo é tão importante. Afinal, é fundamental que esse cálculo seja incluído no planejamento logístico e faça parte da rotina de monitoramento das empresas.

O que é o custo de armazenagem

Como reduzir o custo de armazenagem para aumentar a margem de lucro

Todos os elementos que se relacionam à estocagem de produtos compõem o custo de armazenagem. Eles correspondem não somente aos custos do estoque necessariamente, mas também ao que é gasto durante o recebimento, movimentação e expedição aos destinatários, desde o instante em que a matéria-prima (ou o produto em si) entra no estoque até o momento em que ele é vendido. Os custos de armazenamento, quando se mantém saudáveis, fazem total diferença para o funcionamento das operações.


Lembre-se: o custo de um produto não está limitado somente ao valor que é pago para seu fabricante, mas também a todo o processo que o envolve antes que seja comprado pelo cliente. Ou seja, a armazenagem é um fator que influencia diretamente em sua precificação e, nesse caso, quanto mais alto seu custo, mais alto é o valor lançado ao cliente. Nesse contexto, há duas opções interessantes: não se importar com a margem para manter a mercadoria competitiva ou aumentar seu valor e correr o risco de perder as vendas. Dessa forma, é fundamental que este controle seja periódico.

Quais são os principais custos de armazenagem?

Para pensar nos custos de armazenagem, é preciso entender que esses valores se estendem desde o valor pago pela matéria-prima e fabricação dos produtos até a mão de obra e ferramentas de gestão utilizados na operação. Listamos os principais custos de armazenagem e que não podem deixar de compor o seu cálculo. Confira:

Estrutura

Se tratando de espaços próprios,  devem ser somados os custos com impostos anuais, como o IPTU, enquanto em estruturas alugadas é o valor de locação que irá influenciar no cálculo de custo de armazenagem. Independentemente do tipo do espaço, porém, estão outros custos estruturais, como:


  • Água
  • Internet
  • Luz
  • Manutenção
  • Seguro

Manutenção

Na hora de fazer o cálculo do custo de armazenagem, lembre-se que é importante ficar atento ao fator “depreciação”, muito comum nesse setor. Equipamentos e máquinas usados no armazém precisam de revisões e manutenções com frequência, que devem estar previstas no planejamento financeiro. No cálculo de custo de armazenagem, compreender o tempo de vida útil de um equipamento é essencial para determinar a quantidade de trocas e manutenção que devem ser programadas.

Mão de obra

Para que a operação logística aconteça de forma ordenada, é importante reconhecer o valor de uma equipe que esteja a frente de etapas como controle do estoque, recebimento de mercadorias e crossdocking. Nesse sentido, é preciso destinar parte dos custos ao pagamento do salário de profissionais como assistentes, conferentes supervisores e gerentes.

Materiais 

Para garantir que as mercadorias se mantenham íntegras até serem entregues a seus destinatários, o ideal é que sejam acondicionadas em embalagens que as protejam das ações do tempo e do ambiente. É comum que elas sejam em caixas de papelão, o que é perfeito pois cumprem o papel de deixar a mercadoria íntegra, já que também servem como embalagem de despacho ao cliente no momento da entrega. O custo aqui está na aquisição do material e em sua personalização com o logo da empresa, entretanto, há também outras despesas de materiais que envolvem o processo:


  • Mobiliário: prateleiras e mesas, que auxiliam no armazenamento das mercadorias.
  • Paletes: ideias para o transporte e otimização dos produtos no espaço.

Operação

Como reduzir o custo de armazenagem para aumentar a margem de lucro

Toda a etapa de operação de logística que é realizada no estoque deve ser considerada como parte do custo de armazenagem. Ou seja, isso irá incluir o processo de movimentação feito no espaço, como a entrada e saída de mercadorias (e seu recebimento, armazenagem, separação e carregamento até os transportes).

Tecnologia

Fazer uso de tecnologia é algo cada vez mais frequente nas operações logísticas. Na etapa de armazenagem, auxilia a automatizar e gerenciar processos, entretanto, os custos não são pequenos. Os sistemas warehouse, também conhecidos como WMS, ajudam a manter a eficiência durante a estocagem e expedição das mercadorias, oferecendo assim layouts mais estratégicos e redução na espera e tempo de armazenagem.

Transporte

Quando há frotas próprias, os custos de transporte estão relacionados ao abastecimento e manutenção dos veículos, além do pagamento de multas e pedágios.

Como reduzir o custo de armazenagem com a Pier 8

Sem dúvidas, reduzir o custo de armazenagem é um objetivo de qualquer empresa, mas nem sempre é possível encontrar esse caminho. Além de complexas, as análises de redução exigem cautela, já que as escolhas erradas podem prejudicar a operação do negócio. 


Segundo pesquisa da ABComm, 82% das lojas virtuais brasileiras trabalham com o modelo de armazenagem própria. Muitas delas, não chegam a tornar sua logística mais eficiente por meio de processos e um espaço específico para o armazém.


É comum que o produto fique em casa e divide espaço com os itens da família. Entretanto, a maioria desses negócios trabalha com pequenas quantidades de estoque. No entanto, também existem e-commerces que trabalham com armazenagem própria eficiente. Nesses casos os próprios lojistas alugam espaços como armazéns, contratam equipes e estabelecem processos para tornar a entrega mais rápida, como o caso de armazenagem segura e moderno a partir de uma parceria logística terceirizada, que é um importante passo para reduzir custo de armazenagem

Redução de custos

A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.


Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.

Controle simplificado dos processos

Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas,  e até ajudar na identificação de soluções.

Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas. 

Utilização de equipamentos específicos

Como reduzir o custo de armazenagem para aumentar a margem de lucro

Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas. Armazenagem segura e moderna é tudo o que você precisava, não é mesmo?

Aumento na qualidade do serviço

Com logística terceirizada, é possível focar na sua atividade-final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.


Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

Vantagens em terceirizar a armazenagem logística

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Entre em contato com a gente, vamos ser parceiros e aumentar a margem de lucro de seu negócio! 

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